Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/02/2022 às 15h53min - Atualizada em 11/02/2022 às 15h49min

Brasil Colonial, o “lixão” de corruptos de Portugal

Os corruptos de Portugal eram exilados para o Brasil como forma de "limpar" a nação portuguesas de pessoas de má índole.

Vanessa Dall Alba - Editado por Larissa Bispo
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/08/13/interna_politica,891482/corrupcao-esta-enraizada-no-brasil-desde-o-periodo-colonial-revela-hi.shtml#google_vignette
Créditos/|Reprodução: Rede Brasil Atual
Engana-se quem acredita que a corrupção é um mal do nosso século. A sua origem vem desde a colonização, onde o Brasil Colonial servia de "lixão" para os corruptos e ladrões que Portugal não aceitava em suas terras.
 
Durante os séculos 16 e 18, diversas pessoas de má índole foram exiladas para o Brasil, com o intuito de fazer uma “limpeza” em Portugal. Foram trazidos para o país pessoas que praticavam corrupção dentro da elite portuguesa e ladrões do povo português.
  

Era melhor ser roubado por “piratas em alto mar” do que aportar no Brasil

Assim diziam os marinheiros quando ouviam falar no Brasil, já que ao “descer” em solo brasileiro havia um alto risco de serem roubados, seja por ladrões ou pelos governantes que cobravam altas propinas. Para a elite do governo, era possível cobrar altos valores, pois, na mentalidade dessas mesmas pessoas, era fácil enriquecer sem nenhum escrúpulo em uma nação que era totalmente dominada por Portugal. 

Estudo feito pela historiadora Adriana Romeiro revela que diversos documentos dos séculos 16 e 18 constataram diversas falcatruas realizadas pelos portugueses dentro da nação brasileira 

Durante seu pós-doutorado, a historiadora Adriana Romeiro levantou documentos, com datas de a partir do século 16, constando diversas acusações contra os governantes portugueses instalados aqui no Brasil. “Descobri coisas assustadoras, desde o envolvimento dos governadores em escândalos sexuais até casos mais escabrosos de enriquecimento ilícito por meio da corrupção”, conta Adriana para o Jornal Estado de Minas

 

Romeiro descobriu diversos enriquecimentos ilícitos não só de governadores, mas também de políticos e altas autoridades da época. Um dos nomes de maior destaque era Mem de Sá, que durante os anos de 1558 a 1572 foi governador - geral do Brasil, acusado pela prática de enriquecimento por meio de corrupção dentro de seu governo. Os atos ilícitos do governador eram tão conhecidos naquele período que os mercados de escravos quando vinham da África sentido Rio da Prata, eram obrigados a parar no Rio de Janeiro e pagar propinas altas para a capitania de Mem de Sá. 

A corrupção que vemos hoje é a multiplicação dos atos praticados no período colonial brasileiro

Nem os maiores corruptos do século 16 podem ser comparados aos corruptos no século 21. Já que os “bandidos da elite” do nosso tempo roubam muito mais do que aqueles que vieram de Portugal. Para satisfazer seus luxos, retiram dinheiro da saúde, da educação de nossas crianças e da segurança pública que tanto almejamos. E saber que tudo isso foi “plantado” na nossa terra pelos “ladrões” portugueses que roubaram a nossa nação. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »