Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/02/2022 às 15h35min - Atualizada em 12/02/2022 às 13h56min

[ANÁLISE] O Livro de Boba Fett expande o universo de Star Wars, apesar dos altos e baixos

A série traz um roteiro inconsistente, mas acerta na adição de novas histórias com velhos conhecidos

Luann Motta Carvalho - Editado por Ana Terra

*Contém spoilers*


Desde a sua primeira aparição na trilogia original de Star Wars, Boba Fett se tornou uma das figuras mais queridas e cultuadas da franquia, ainda que sua participação tenha sido mínima. Vários anos depois, presenciamos o seu retorno em The Mandalorian, diante de todo hype que cercava a série após a decepção causada pelo Episódio IX – A Ascensão Skywalker. Nesse contexto, o público da galáxia distante ganharia um novo presente: uma história que iria trazer Boba Fett como protagonista. Uma série que teria o objetivo de ilustrar o misticismo que envolvia a adoração ao caçador de recompensas – ou melhor dizendo, um governante de Mos Espa, cidade do planeta Tatooine.

De certa forma, O Livro de Boba Fett consegue realizar seus acertos em relação aos flashbacks, ao mostrar os obstáculos que Boba Fett (Temuera Morrison) teve de enfrentar após fugir do poço do Sarlacc. Sim, ele sai vivo, mas ao mesmo tempo morto. Ora, se sua essência estava praticamente ligada à armadura icônica, como seria a missão de exibir Boba sem a armadura? Essa era uma das funções da produção.

No entanto, a premissa principal da série não se sustenta somente por si mesma. Após os acontecimentos da segunda temporada de The Mandalorian, o antigo caçador de recompensas parte junto de Fennec Shand (Ming-Na Wen) para o submundo criminoso de Tatooine, onde ele se tornaria o novo daimyo no lugar de Jabba, o Hutt. Diante disso, Boba teria de lidar com assuntos políticos e novos desafios que ameaçavam o povo de Mos Espa e o seu trono.

A diferença está no tratamento que as duas partes dessa primeira metade da série recebem. O passado de Boba Fett traz uma história bem dinâmica e fluida, contando uma nova perspectiva ao povo dos Tuskens - e um empolgante segundo episódio. Enquanto isso, a narrativa do presente não é feliz em cativar como os flashbacks, ao apresentar um ritmo moroso, sem muito impacto e que demora para engatar. É somente no quarto episódio que há uma compreensão geral sobre o caminho que a série estava tomando: uma guerra entre o Sindicato Pyke e o ‘exército’ construído por Boba.

Contudo, é a partir do quinto episódio que a série realmente empolga. Eis o curioso: Boba Fett só iria aparecer em apenas uma cena entre o quinto e o sexto episódio – por ironia da natureza, é algo que o próprio personagem passou na trilogia original de Star Wars. Logo, a parte mais animadora de O Livro de Boba Fett é quando a série se transforma numa espécie de preliminar da terceira temporada de The Mandalorian, ou como muitos estão chamando, um “The Mandalorian 2.5”.

Nesse recorte da série, o protagonista é Din Djarin (Pedro Pascal). Os episódios trouxeram novamente a vibe que os fãs sentiram com a jornada do mandaloriano, ainda que ele estivesse longe do carismático Grogu, ou Baby Yoda para os íntimos. E nesse sentido, a dupla Dave Filoni e Jon Favreau, junto da diretora Bryce Dallas Howard, estimulam novamente a alegria em estar acompanhando Star Wars. Pois bem, não tem nada mais Star Wars do que assistir um treino de Luke Skywalker com Grogu nas suas costas e tendo a presença de Ahsoka Tano (Rosario Dawson) do lado.

Entretanto, quando precisa voltar ao ponto da guerra contra os Pyke, O Livro de Boba Fett também volta àquela morosidade da primeira metade da série. O episódio final até fecha de forma satisfatória a história com uma luta digna entre Boba Fett e Cad Bane, mas no geral, a maior parte desse encerramento de temporada contempla cenas de ações que não são bem executadas e ao mesmo tempo, são excessivamente caricatas. Os danos são mais negativos ao pensar que o desenvolvimento do enredo principal envolvendo Boba não foi tão competente quando poderia ser - por exemplo, qual é a motivação tão forte de Boba para proteger Mos Espa com tamanho afinco? Esse pretexto existe, mas não se desenvolve ao longo dos episódios.

Apesar da inspiração por longas famosos como Godzilla e King Kong, além do lado mais faroeste (como no próprio duelo entre Boba e Bane), a direção de Robert Rodríguez não consegue apresentar suas inspirações sem manter um equilíbrio unido à premissa do roteiro. Além dos filmes citados, é possível perceber as influências de outras obras como O Poderoso Chefão ou de culturas, como o estilo cyberpunk de Blade Runner. Mas é claro, apenas isso não basta. É preciso ter uma boa história. Uma história como foi desenvolvida no arco mandaloriano ou até mesmo nos flashbacks de Boba Fett.

Portanto, O Livro de Boba Fett oferece um roteiro inconsistente e com altos e baixos, mas que ainda assim consegue empolgar devido ao seu objetivo "secundário": expandir o universo de Star Wars. É nesse sentido que Filoni e Favreau continuam produzindo seus sucessos e caminham para a prosperidade da franquia. Todavia, como podemos observar e constatar, nem sempre seus produtos serão exatamente completos como os fãs esperam.


REFERÊNCIAS:

COLETTI, Caio. "Achou o Livro de Boba Fett ruim? A série concorda - e fica ainda pior por isso". OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/criticas/o-livro-de-boba-fett-1a-temporada>. Acesso em 10 de fev. de 2022.
LARSEN, Luke. “Why The Book of Boba Fett is even better than The Mandalorian so far”. DIGITAL TRENDS. Disponível em: <https://www.digitaltrends.com/movies/why-the-book-of-boba-fett-is-even-better-than-the-mandalorian/>. Acesso em 08 de fev. de 2022.
SANTOS, PH. “BOBA FETT 1x06 - TUDO É SPOILER! CLICA AÍ! | Star Wars”. PH SANTOS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BfIPEsbvOXM>. Acesso em 08 de fev. de 2022.
SANTOS, PH. "BOBA FETT 1x07 - Que final deprimente! | Star Wars". PH SANTOS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JV0fphBlw-E>. Acesso em 10 de fev. de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »