Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/02/2022 às 21h24min - Atualizada em 12/02/2022 às 20h36min

Fronteiras do universo e os paralelos com o mundo real

O que podemos aprender com essa história fantástica, repleta de embates políticos e religiosos?

Luan Marcks - Editado por Ana Terra
Reprodução: Legião dos Heróis

A trilogia de livros Fronteiras do Universo, escrita pelo britânico Philip Pullman, pode ser considerada uma das maiores obras de ficção do século XX, devido ao teor religioso e político característico da obra. Considerada uma obra polêmica, as histórias de Lyra, uma garotinha que vive em um universo bem próximo ao nosso (no limiar de uma fronteira, como vimos ao decorrer dos livros), nos traz diversos paralelos com o mundo real.
 

Para aqueles (a) que não estão familiarizados com a obra, saibam que o universo principal da obra (o mundo de Lyra), é controlada por uma entidade religiosa denominada “Magisterium”. O Magisterium controla tudo aquilo que lhe é de interesse, desde os meios de comunicação, até mesmo as instituições de ensino, dessa forma podendo controlar o livre pensamento de grande parte da população.  

Muitas já devem ter notado a semelhança entre o controle que o Magistérium exerce sobre o mundo, com a antiga igreja católica, que já foi responsável por definir tudo aquilo que conhecíamos como a “verdade”, proibindo qualquer tipo de senso crítico que fosse contra a suas crenças, e punindo aqueles que eram considerados ereges.
 

Na obra de Philip Pullman, podemos ver claramente quais são os perigos de se permitir a fusão entre entidades religiosas e governamentais, e a quebra do estado laico. Personagens como o Lorde Asriel, seriam facilmente condenados de heresia, ou até mesmo bruxaria na idade média, pois suas ideias iam totalmente contra aos interesses e crenças da antiga igreja católica.

Um dos maiores paralelos de Fronteiras do universo com a vida real, são os ensinamentos, sobre como o medo ao desconhecido, é uma característica muito forte nos seres humanos, e como isso pode levar a humanidade a voltar-se contra a verdade, tomando medidas extremas, como matar pessoas, simplesmente por eles terem o livre pensamento.

Não quero aqui, endeusar nenhum dos personagens do lado "bom" da história, pois se existe algo marcante nas histórias de Lyra e seu mundo paralelo e fantástico, é a ambiguidade moral dos mesmos. Ao decorrer das histórias, podemos ver muitas das vezes, personagens justificando seus atos, em pról de um "bem maior", mesmo que dessa forma, outras pessoas sejam prejudicadas (ou até mesmo percam suas vidas).

Este artigo, não se trata de uma crítica a nenhum tipo de crença ou religião, mas sim uma forma de mostrar, como o mundo das histórias de fantasia, carregam o peso de coisas da vida real, nos mostrando o quanto certos tipos de pensamentos são perigosos e nocivos.

Referências:
H, Rafael. Fronteiras do Universo: Ordem dos Livros que inspiraram a série da HBO. Os melhores livros. Disponível em: <
https://osmelhoreslivros.com.br/fronteiras-do-universo-livros-ordem/>
. Acesso em: 08 de Fev de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »