Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/02/2022 às 23h32min - Atualizada em 23/02/2022 às 23h32min

Colunas da Peste: memórias de promessas pelo fim da Peste Negra

Conheça os monumentos do antigo Santo Império Romano construídos durante a epidemia da Baixa Idade Média

Thalita Vizioli - Editada por Victória Silva
Fonte: AllPosters
"Durante os surtos, muitos – especialmente os católicos – faziam promessas a Deus ou aos santos. Comunidades e governantes também faziam promessas que seriam cumpridas com a construção de igrejas,  capelas, retábulos, pinturas, placas, cruzes ou altas colunas comemorativas."

Jornal Brasileiro de História da Medicina descreve a maneira a qual, a predominante sociedade católica européia do século XIV, agia para impedir os avanços da Peste Negra. Assim foram construídas Colunas da Peste, caracterizadas pela representação de vários santos protetores contra a doença, entre os principais, São Sebastião e São Roque, pelo antigo Santo Império Romano. 

Surgida por volta de 1343, estima-se que a Peste causou de 25 a 75 milhões de mortes, 30% a 60% de toda a população européia, com grandes implicações sociais e históricas, imortalizadas nas artes e na arquitetura, que ainda podem ser contempladas pela Europa Central. 

 








Basílica de Santa Maria da Saúde


 

Ao norte do Grande Canal de Veneza, na Itália, a Basílica de Santa Maria da Saúde, foi construída em agradecimento à Virgem Maria pelo término da epidemia que dizimou a cidade entre 1630 e 1631, como promessa do então patriarca Giovanni Tiepolo, vítima fatal da Peste Negra.


Projetado por Baldassarre Longhena, o prédio possui o formato de uma coroa, que simboliza a de Nossa Senhora. 


Compõem a estrutura da basílica, 150 estátuas de profetas, apóstolos, santos e doutores da igreja. Assim também, a imagem de Nossa Senhora da Saúde carregando em seus braços o Menino Jesus, e aos lados, um homem fugindo da peste e outro suplicando pelo fim da epidemia. 

 

Igreja do Santíssimo Redentor


 

Foi no mesmo contexto em que o edifício de inspiração neoclássica foi construído na Ilha da Guidecca em 1577, também em Veneza na Itália

Como referência ao Templo de Jerusalém, Andrea Palladio, famoso arquiteto italiano, projetou 15 degraus para chegar à entrada do templo. 

 

Capella di Piazza 


 

Na fachada da grande torre do Palazzo Publico de Siena, em Toscana, na Itália, foi erguida a Capella di Piazza, em agradecimento à Virgem Maria pela libertação da cidade da Peste em 1348. 


De arquitetura gótica foi elaborada por Domenico di Agostino e posteriormente por Giovanni Ceco

 

Coluna da Santíssima Trindade 


 

Na Praça da Trindade, em Budapeste, na Hungria, um obelisco hexagonal de 14 metros de altura chama a atenção. Foi construído em 1713 pelos arquitetos Philip Ungleich e Antin Horger, em comemoração aos dois surtos da peste na cidade, que ocorreram em 1691 e 1709. 


No alto da coluna feita por pedra calcária, encontra-se sob as nuvens e rodeada por anjos, a Santíssima Trindade - Deus Pai, Filho e Espírito Santo -. Na seção superior, observa-se a Virgem Maria coroada por anjos, juntamente com São João Batista e São Francisco Xavier. A seção média é cercada por São Sebastião, São Roque, São João Nepomuceno, São Cristóvão, Santo Agostinho e São José. 


Durante a Segunda Guerra Mundial, o monumento foi bombardeado, mas foi restaurado em 1967. 


 

Morový stĺp


 

Para comemorar o fim da Peste que afetou a cidade em 1712, deixando 3860 mortos, o arquiteto Josef Sartory, juntamente com um anônimo escultor, ergueram em 1713 a Coluna da Peste Morový stĺp, na Praça da Pesca em Bratislava, capital da Eslováquia


No topo da coluna estão representados Deus Pai, que segura um globo, o Filho que esmaga o diabo com a cruz e o Espírito Santo acompanhado por um sol radiante. Já na base, os santos protetores contra a peste, São Roque e São Carlos Borromeo e Santo André, protetor dos pescadores. No final do século XVIII foram adicionados pedestais com imagens separadas da Santa Maria Imaculada e de Santo Estevão. 

 

Coluna da Peste da Virgem Maria

Em um período de de anos, após a Câmara Municipal encomendar a coluna em agradecimento pelo término da epidemia que afetou a cidade em 1713 e 1714, a Coluna da Peste da Virgem Maria instalou-se na Praça do Castelo de Praga, em Praga na República Tcheca


Isolada na parte superior, a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Ao redor da base estão os patronos da catedral São Venceslau, São Vito e São Adalberto, e interiormente há São João Nepomuceno, Santa Elisabeth da Hungria, São Pedro, São Floriano, São Paulo, São Carlos Borromeo. 

 

Coluna da Santíssima Trindade Graben 

Em meio ao Centro Histórico de Viena, na Áustria, na célebre rua Graben, encontra-se a mais famosa das Colunas da Peste, dedicada à Santíssima Trindade e aos Nove Coros de Anjos pelo imperador Leopoldo I,  em homenagem às vítimas da devastadora epidemia de peste de 1679. 


Após 15 anos de construção, a partir de 1692 nota-se a pirâmide de nuvens de 18 metros de altura, a qual eleva em cobre dourado a Santíssima Trindade. Na pirâmide de nuvens há nove grandes anjos, alguns sentados e outros de pé, com os seguintes atributos: trombeta, livro, alaúde, lança, espada e escudo, bastão, tocha, coroa ducal, coroa imperial. Assim também, uma estátua do Imperador Leopoldo rezando de joelhos, e abaixo dele, a Fé derruba a peste que é representada como uma personagem enlouquecida. 


Participaram da construção, em diferentes épocas, os arquitetos e escultores Johann Frühwirth, Matthias Rauchmiller, Johann Bernhard Fischer, Lodovico Burnacini e Paul Strudel

 

Referências :

Alves, Eliane Maria de Oliveira; Tubinho, Paulo. COLUNAS DA PESTE: RECORDAÇÃO DE UM PASSADO ASSUSTADOR. JBHM. Artigo Original.

Acesso em: 11 fev 2022. Gratidão pelo fim da pandemia. Tempos de viajar. Disponível em: .Acesso em: 12 fev 2022.

Gratidão pelo fim da pandemia. Tempos de viajar. Disponível em: https://www.tempodeviajar.tur.br/post/gratid%C3%A3o-eternizada .Acesso em: 12 fev 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »