Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/03/2022 às 22h23min - Atualizada em 04/03/2022 às 19h34min

Música que predomina no nosso Brasil

Em cada parte do nosso Brasil, a música de um estilo diferente pedomina

Thainara Macedo - labdicasjornalismo.com
Fonte: Marco Godoy
Quem não ama viajar por aí e ainda por cima ouvir uma boa música? A música é amada por diversas pessoas e, com o avanço da tecnologia, ela passou a fazer parte de todos os momentos de nossas vidas - pode ser no celular ou até mesmo quando estamos passando na rua e escutamos aquela música dentro de uma loja, bar ou até mesmo no ônibus de viagens. Por onde passamos vemos as pessoas com seus fones de ouvindo e escutando as suas canções favoritas.

E há vários locais para visitar no Brasil nos quais a música predomina. Em conversa com os integrantes da banda The Hunters, eles recomendaram lugares ótimos nesse sentido, como
uma casa noturna em São Bernardo do Campo, no Município em São Paulo, em que o rock clássico e nacional predominam demais, com noites flashbacks, grupos cover, etc. Para quem se interessar, deixarei abaixo os endereços. 

Bar Rock Club - Home
Endereço: Rua José Bonifacio, 90 - Centro, São Bernardo do Campo - SP, 09721-160
Fechado ⋅ Abre às 21:00
Telefone: (11) 99194-0111

E, além desse existem vários outros locais em São Paulo e no Brasil onde a música é a principal atração. Primeiramente, separamos alguns deles localizados em São Paulo:

Santo Rock Bar

Casa noturna animada por pocket shows de bandas de rock, com covers variados em ambiente de porão musical.
Endereço: Avenida Firestone, 1340- Casa Branca, Santo André- Sp

Galeria do Rock

A Galeria do Rock é oficialmente um centro comercial com grandes galerias. Ela é um centro comercial localizado na cidade de São Paulo e foi constrúida em 1962 e inaugurada em 1963, no número 439 da Avenida São João, entre a rua 24 de Maio e o Largo Paysandu. A Galeria do Rock é um ótimo passeio para os amantes do Rock!

Porém, outros locais do Brasil também têm locais com foco na música. Veja a seguir:

Rio de Janeiro

Muitos pensam que o Rio de Janeiro só se resume à bossa nova, até por conta da clássica Garota de Ipanema, que se tornou um hit global nos anos de 1960, mas MPB, choro e samba também são gêneros tipicamente brasileiros encontrados no Rio. A origem do samba começou a ser forjada na Pedra do Sal e iniciou uma revolução definitiva no final da década de 20. Em conversa com o
guia de turismo Marco Godoy, ele indicou um lugar muito legal no Rio de Janeiro nesse sentido: o município de Conservatória, que é um destino cercado por montanhas e muitas histórias para contar aos visitantes. Ele fica localizado no Vale do Café e conta com construções antigas do período em que a produção de café estava alta.

"Tem seresta à noite no centro e depois da meia-noite eles saem cantando pelas ruas. Conservatório é um distrito da cidade de Valença no Rio de Janeiro e é voltado para o Seresta. Os hotéis, logo no café-da-manhã tem pessoas cantando com o violão e chegando à noite tem uma rua no centro em que as pessoas se reúnem para cantar e os barzinhos ficam abertos. São músicas antigas tipo serenatas, e meia-noite eles saem pelas ruas da cidade caminhando e cantando e param nas casas de pessoas conhecidas", contou o guia de turista.

 
Amazonas
 
No Amazonas, temos o Festival Folclórico de Parintins, que é uma festa popular que acontece todos os anos no município brasileiro de Parintins, no interior do estado do Amazonas. O festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ele ocorre no final de semana no mês de junho e nele são apresentados os bois garantido e caprichoso.

A jornalista Carolina Nunes conta sua experiência no festival: "No mês de junho, quando fui para Parintins, senti uma mágica no ar. Toda vez que toca toada as pessoas recebem com muita alegria, eles vivem de boi bumbá. Na pandemia eles sofrem, porque no mês de junho é que tem mais lucro. O festival gera emprego e renda. É uma cultura popular do Amazonas que marca."

As toadas de boi bumbá são canções que tratam do cotidiano da população da cidade de Parintins. São elas que entrelaçam os fios que conduzem o desenrolar do auto do boi no Festival Folclórico de Parintins.

A apresentação é a céu aberto, com diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul.

 

Referências:
 
GALERIA do Rock. 2019. Disponível em: <https://www.galeriadorock.com.br/>. Acesso em: 01 de março 2022.

CAFÉ Piu Piu. 2019. Disponível em: <Café Piu Piu (cafepiupiu.com.br)> Acesso em: 01 de março de 2022

AVENTURE-SE. 2019. Disponível em: <https://aventure-se.com/2020/03/27/viagens-para-amantesde-musica/> Acesso em: 01 de março de 2022

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »