Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/06/2019 às 12h04min - Atualizada em 28/06/2019 às 12h04min

Orgulho de ser quem você é

Layse Oliveira - Editado por Socorro Moura
Getty Images/iStockphoto

O dia 28 de junho é marcado pela comemoração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, onde pessoas do mundo todo podem compartilhar umas com as outras o orgulho de ser quem são de verdade, livres de padrões pré-estabelecidos e lutando para mostrar que toda forma de amor é justa e merece ser vivida com respeito e dignidade. 

Mais do que uma data comemorativa, esse dia nos mostra o quanto é importante que a sociedade ofereça apoio à comunidade LGBT. Vivemos num país onde o preconceito, ainda que muitas vezes velado, se faz presente todos os dias. O Brasil ainda é um dos países com mais números de assassinatos à gays e transexuais, o que só nos mostra que ainda é preciso fazer muito para que essa cultura preconceituosa e ultrapassada seja, finalmente, superada.
  
No último dia 23 de junho, aconteceu a Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, evento que arrecadou mais de 280 milhões em turismo para economia da cidade. Mesmo assim, a Parada ainda é bastante criticada pela população mais conservadora, que inclusive usa o argumento de que eventos como esses são apenas mais gastos do dinheiro público, quando na verdade, sabemos que o problema está no preconceito ainda existente no país.
  
O dia de hoje e a comemoração que é feita todos os anos na Parada LGBT são momentos importantes que reforçam o quanto a luta contra o preconceito é árdua. Nos lembram também que lutar contra a homofobia e contra qualquer tipo de discriminação é dever de todos nós. Não é preciso fazer parte da comunidade LGBT para entender que vivemos num país livre, e que todos nós temos o direito de amar, sem medo.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »