Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/03/2022 às 21h59min - Atualizada em 23/03/2022 às 20h17min

Pensando no próximo destino de férias? Que tal a Islândia?

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Foto: Reprodução Blog Kangaroo
Se sua pergunta for, 'por que a Islândia?' Esse artigo veio dá alguns motivos, para que seu próximo destino seja a terra do fogo e do gelo.

A segunda maior ilha europeia forma um país de muitas peculiaridades, a ilha de intensa atividade vulcânica é a casa do famoso e impronunciável vulcão Eyjafjallajökull, que em 2010 entrou em erupção, provocando o fechamento do espaço aéreo de vários países europeus, devido a grande quantidade de fumaça expelida. É também o lugar de paisagens surpreendentes, com uma pequena população e muitos mistérios.

A Islândia é única, o que não permite a comparação com outros países, a ilha que está no caminho para a América e o Polo Norte, parece mais um cenário de filme, o misticismo é uma característica bastante forte dos Islandeses, colonizada pelos vikings com mistura entre escandinavos e celtas, a crença em elfos e outras criaturas mitológicas  mexe até com a infraestrutura do país, não é incomum ver projetos de construções suspensos para não passar por uma provável casa de elfos. Estando em solo islandês, você poderá ver alguns caminhos que se desviam de locais onde se acredita que vivem os Húldufolks ou o “Povo Escondido”, termo se aplica a todas as criaturas que “vivem” na Islândia, incluindo duendes, gnomos, trolls.

Selecionamos algumas curiosidades e dicas do que fazer para você definir a Islândia, o destino da sua próxima viagem. 

Aurora Boreal 

A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais espetaculares da Islândia, é formado a partir do choque de partículas solares com o campo magnético da Terra. A energia do impacto é puxada para os polos e as partículas que entram em nossa atmosfera geram uma reação físico-química. O efeito produz essa dança de cores com visual incrível!

Época indicada para ver as auroras boreais é de setembro a abril, durante esses meses possível encontrar dias muito propícios e outros que nem tanto, dependendo do tempo e das horas de exposição solar. Com tudo os dias curtos dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são os mais ideais pois chegam a ter até vinte horas de noite.

Uma ferramenta muito útil para a caça das luzes do norte são os sites e aplicativos de meteorologia da Islândia. 



Parque Nacional de Thingvellir

O Parque Nacional de Thingvellir é um lugar de importância para a história da Islândia. Bem ali, por volta do ano 930 d.C., foi fundado o Alþingi, o primeiro parlamento do mundo, onde também a Islândia adotou o cristianismo no ano 1000, e em 17 de junho de 1944, nasceu a República.

Importante também para a sua geografia, a fissura de Silfra, na qual se separam as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. O visitante pode caminhar pela fissura Almannagjá e se fascinar com as enormes paredes naturais. 



Gullfoss, Seljalandsfoss e a Skogafoss 

A Islândia também é a terra de belas cachoeiras, ao extremo sul está localizada a Gullfoss, uma das maiores cachoeiras da Europa, e a mais famosa da Islândia, a dupla cascata de 31 metros de altura é de tirar o folego de tanta beleza. Já para o sul, outras duas impressionantes cachoeiras são localizadas a Seljalandsfoss e a Skogafoss. Na primeira, com 60 metros de altura, é possível circular dentro dela e até ficar atrás da água. Já a segunda é igualmente surpreendente por sua beleza, seus mais de 60 metros de altura e por sua aparição como cenário da série Vikings.

      

Lagoa Azul 

A Islândia é famosa por sua intensa atividade geotérmica, apenas 50 quilômetros da capital Reykjavík, a Lagoa Azul tornou-se uma das principais atrações para visitantes. A grande lagoa artificial de águas termais é ricas em minerais e lama com propriedades medicinais. 

Vale ressaltar que local hoje é um grande complexo turístico, que engloba um hotel, restaurante, cafeteria, bar molhado e por isso impulsiona grande número de visitantes, o que leva a necessidade de agendar data e hora para conhecer o local, como também o pagamento de uma taxa, que varia de acordo com pacote escolhido pelo visitante. Informação e agendamento pelo site: 
https://www.bluelagoon.com/day-visit/the-blue-lagoon



Jökulsárlón

Poucas paisagens na Islândia transmitem tanta paz como Jökulsárlón, lugar onde centenas de icebergs flutuam à deriva. A enorme lagoa glacial, é a mais famosa e a maior da Islândia. É possível fazer um passeio de barco pelas geleiras, em um veículo especial que consegue chegar bem perto dos icebergs e se o visitante tiver sorte também é possível ver focas. 

     

Curiosidades

A culinária islandesa tem um lado bastante peculiar, em razão das iguarias, o Hákarl como é conhecida a carne de tubarão apodrecida, a carne de baleia (a caça as baleias é proibido em muitos países, na Islândia não, porém a caça é limitada). A carne de cavalo também faz parte da culinária, o grã finale é o Svið, prato tradicional que consiste em uma cabeça de ovelha cortada ao meio, sem pelos e sem o cérebro, servida principalmente em festivais que comemoram o solstício de inverno. 

Mas nem só dessas peculiaridades gastronômicas se alimentam os islandeses, o bom e velho Hot dog também é comum, a barraca de cachorros quentes Bæjarins Beztu Pylsur é a mais antiga localizada na capital islandesa, foi fundada em 1937, mas ganhou fama mundial em 2004 com a visita do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. 

Sol da meia-noite

O Sol da meia-noite é um fenômeno que ocorre durante o verão onde é possível visualizar o Sol durante as 24 horas por dia.  Em Reykjavík, você pode desfrutar de 22 horas de sol em junho, já em Grimsey uma ilha localizada ao norte da Islândia durante o verão, não existe noite, o sol se põe na linha do horizonte à meia-noite e mesmo assim a impresão que dá é que está dia.

Agora que você já conhece um pouco mais da Islândia, partiu para a terra dos elfos e outras criaturas misticas?
 
Referências: 

Aurora Boreal na Islândia. Civitatis. Disponível em: https://pt.islandia.com/aurora-boreal#:~:text=A%20aurora%20boreal%20%C3%A9%20um,Europa%20para%20apreciar%20este%20fen%C3%B4meno. Acesso 22/03/2022

Dez curiosidades incríveis sobre a Islândia, o país de fogo e gelo. Super Interessante. 2016. Disponível em:  https://super.abril.com.br/mundo-estranho/10-curiosidades-incriveis-sobre-a-islandia-o-pais-do-fogo-e-do-gelo/. Acesso 21/03/2022

História da Islândia. Civitatis. Disponível em: https://pt.islandia.com/historia. Acesso 21/03/2022

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »