Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/04/2022 às 21h31min - Atualizada em 06/04/2022 às 21h09min

Porto Alegre: o turismo na capital gaúcha

Amanda Martins - Editada por Victória Silva
Foto: Jefferson Bernardes| reprodução: Prefeitura de Porto Alegre
Localizada no Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do país, a cidade de Porto Alegre foi construída em meados do século XVIII a partir da chegada dos casais açorianos, e tem em torno de 1 492 530 habitantes. É considerada a cidade mais arborizada e alfabetizada, sendo assim recebe prêmios que a distinguem como uma das melhores cidades para se morar no país. Em 2014 foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo.

Diferente do que muitos pensam, o turismo na cidade é bem amplo e conta com programas diversificados. Se estiver disposto a andar, você vai se deslumbrar com os pontos turísticos espalhados pela cidade.

Hoje, vou deixar algumas dicas de locais, mas, lembre-se que tem muito mais, então, quando estiver programando a sua viagem, pesquise bastante para achar algo que se encaixe nos seus gostos.

Casa de Cultura Mario Quintana 



A melhor forma de conhecer o Centro Histórico de Porto Alegre, sem dúvidas é a pé. Sendo assim, a cidade disponibiliza gratuitamente a opção do tour guiado, que ocorre todo sábado as 11h, saindo de frente do Chalé da praça XV. O trajeto conta com uma caminhada de duas horas e no percurso, os turistas vão recebendo informações da história da cidade.

A Casa de Cultura Mario Quintana, uma das atrações do passeio guiado, é considerado um dos mais importantes centros culturais da cidade. Localizado no centro histórico, o local já foi um hotel.

Da época, o único cômodo que restou foi o quarto do poeta Mario Quintana, com seus pertences ainda sobre os móveis. Os demais cômodos, foram restaurados e viraram biblioteca, espaço de estudo, salas de cinema e um jardim dedicado ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger. O local ainda conta com um café no último andar, onde é possível parar para relaxar e admirar a bela vista do Guaíba.
 
Pôr do sol na orla do Guaíba



Assim como comentado anteriormente, a vista da orla de Guaíba é realmente encantadora e muito conhecida pelo seu pôr do sol belíssimo. O local é referência e causa muito orgulho nos porto-alegrenses. Aos finais de semana, a avenida que beira o lago é fechada para os carros, fazendo com que muitos moradores e turistas peguem suas garrafas térmicas com chimarrão e contemplem o sol se por no horizonte. O momento rende fotos incríveis e uma memória que jamais será esquecida.

Pertinho da Orla, fica o centro cultural Usina do Gasômetro (antiga usina termelétrica), que aos fins de semana, recebe o público com feirinhas de artesanato, música e food trucks.
 
Mercado Público de Porto Alegre



Inaugurado em 1869, o Mercado Municipal de Porto Alegre é um prédio histórico e está localizado no coração da cidade.

O local conta com 106 estabelecimentos com um mix diferenciado de atividades e é um dos principais centro de compras, principalmente de alimentos. Vale muito a pena visitar o local e atentar-se principalmente as barraquinhas com produtos tradicionais do Rio Grande do Sul (cuias, diferentes tipos de erva-mate, charque, entre outros).
 
Restaurante Gambinus



É claro que o ser humano não vive só de caminhadas, até porque, “saco vazio não para em pé”, como já dizia o velho ditado. Um dos atrativos da cidade, é o restaurante mais antigo do Brasil. Isso mesmo, Porto Alegre tem a honra de ter o Gambrinus em sua rede de comércios.

Gambrinus, fica dentro do Mercado Público, foi fundado em 1889 e é um restaurante voltado para a culinária portuguesa, mas, durante a semana serve um pouco de tudo.

Estádio do Grêmio



Por último, mas não menos importante, para os amantes de futebol, um ótimo passeio é conhecer o estádio do Grêmio.

Considerada uma das mais modernas da América Latina, a Arena Grêmio está localizada próxima ao aeroporto Salgado Filho. O estádio conta com capacidade para mais de 55 mil torcedores. Na arena é possível visitar o museu e fazer um tour pelos bastidores (com um valor um pouco salgado). Para mais informações acesse o site.

Eu tenho certeza que você que ainda não conhece a capital gaúcha, já está com as malas prontas para embarcar nessa viagem, não é mesmo?

Olha que nessa matéria mostramos só um pouquinho dos inúmeros lugares que você pode conhecer. Mas, não fiquem só na curiosidade não, programem-se e embarquem para conhecer esta cidade lindíssima.
 
Referências

Porto Alegre, 2022. Disponível em <
https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre > acesso em 05 abril,2022.

O que fazer em Porto Alegre: 18 dicas para uma viagem a capital gaúcha,2021. Disponível em <
https://www.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-porto-alegre.html > acesso em 01 abril, 2022.

O que fazer em Porto Alegre - 10 passeios pela capital dos gaúchos,2022. Disponível em <
https://cafeviagem.com/turismo-em-porto-alegre/ > acesso em 01 abril,2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »