Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2022 às 20h45min - Atualizada em 14/04/2022 às 18h54min

Oito motivos para conhecer o Deserto do Atacama

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Reprodução: Like Chile
Localizado na região norte do Chile, o Deserto do Atacama é o mais seco do mundo e também coleciona belezas espetaculares, tem vulcão, salares, lagoas, gêiseres, formações rochosas e um céu carregado de estrelas. Possui uma geografia privilegiada que consegue atrair e impressionar turistas do mundo inteiro. 

Para você que nunca pensou em conhecer um deserto, listaremos 8 motivos para conhecer o Deserto do Atacama.

Valle de La Luna e o Valle de La Muerte

Sua viagem ao Atacama não estará completa sem visitar o Valle de La Luna e o Valle de La Muerte , é um dos passeios mais buscados no deserto. A formação geológica é linda, composta de argila, gesso e sal que com a ação do vento e da chuva formam os cartões-postais mais visitados do Atacama. Ambos os vales ficam a cerca de 17 km de distância de San Pedro de Atacama, cidadezinha principal do deserto.

O Valle de la Luna recebeu esse nome porque acreditava-se que sua superfície se assemelhava com a da Lua, localizado dentro da Cordilheira de la Sal, é uma área interessante de formações de pedra e areia.

Valle de la Muerte, área de cânions e dunas, com formações enormes e pontiagudas. o visual mais impressionante que se tem é de cima, de um mirante que oferece uma vista panorâmica linda, de onde pode notar os diferentes tons e camadas de sedimentos que formam o vale mas é permitido andar em uma determinada área, por entre as grandes formações arenosas.



Laguna Cejar 

Lagoa Cejar, que é uma lagoa de águas cristalinas e azuladas, composta por nível alto de sal, esse nível alto faz com que seja impossível afundar quando se mergulha em suas águas, o que torna a experiência incrível! A temperatura da água é gelada, e um mergulho nas águas deixa o passeio bem refrescante, considerando o calor que faz do Atacama principalmente durante o verão chileno. 

Próximo à lagoa, há um local para tomar um banho sem sal, banheiros e vestiários para trocar de roupa, para retirar o sal do corpo. 



Laguna Tebinquinche

Lagoa Tebinquinche, essa lagoa não é permitida para mergulho mais é bastante diferente da Cejar mas o que chama atenção aqui são os blocos de sal em meio as águas. A sobreposição de cores da água, sal, pedras e da vegetação ao redor forma um cenário encantador. E o pôr do sol, que é um espetáculo à parte. 



Gêiseres do Tatio

Um dos lugares mais fascinantes do deserto, os gêiseres são um nascente termal que jorram vapor d'água quente para cima como se fosse uma erupção. No local há piscinas naturais quentíssimas que chegam até a 35ºC.

Os gêiseres de Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e são formações raras há gêiseres de todo tipo nesse campo, alguns bem grandes e impressionantes, outros menores e menos expressivos. 



Termas De Puritama

As Termas de Puritama são termas privadas que ficam a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. Elas são formadas ao longo de um rio, que tem águas quentes naturalmente; no percurso desse rio foram construídas 8 piscinas, e cada uma dessas piscinas têm temperaturas mornas, que variam entre os 28º e 35º C. As termas ficam localizadas no fim de um vale e impressionam pelo visual ao seu redor, com muitas pedras e plantas.



Salar de Atacama

 A região do Salar de Atacama, oferece aos visitantes inúmeras surpresas naturais, formações rochosas com colorações interessantes, falésias, animais, lagoas e, claro, uma imensidão de sal para contar história. A presença de vida animal que habita a região é riquíssima em aves andinas, flamingos, vizcacha (uma espécie de coelho), raposa, predadores como os pumas e guanacos, animais que se assemelham com o veado fêmea que não possui chifres. 

O local também apresenta vulcões e atrai inúmeras visitas de diversas partes do mundo em função das formações curiosas esculpidas pela força do tempo e da natureza, responsáveis por criar uma paisagem única.



Tour Astronômico 

Esse com certeza é um dos motivos mais espetaculares e precisa fazer parte do roteiro no Deserto do Atacama, faça o possível para incluir o Tour Astronômico na sua programação e prepare-se para uma das experiências mais extraordinárias da vida.

O clima no Atacama, onde dias com nuvens são raros ou tenha qualquer tipo de poluição no céu. O que faz esse destino ser considerado um dos melhores lugares que existem no planeta para contemplar as estrelas. 



Magic Bus Atacama

Esse passeio, é bem peculiar, afinal quem já se imaginou conhecer a carcaça de um ônibus abandonado. Mas não se trata de qualquer ônibus abandonado, esse em especial localizado no meio do Deserto do Atacama ganhou fama devido as fotos feitas pelos visitantes. 

Hoje um passeio bastante procurado para quem vai ao Atacama, existem algumas histórias que cercam o mistério de como esse ônibus foi para no meio do deserto, e uma delas é resultado da lei municipal, que proíbe dançar em San Pedro do Atacama. A teoria é que esse ônibus serve ou serviu como cenário para festas clandestinas realizadas no deserto. Se é verdade ou não, infelizmente não vamos saber, afinal não existem dados históricos que comprove, mas o cenário do valle del Bus como ficou conhecido depois da fama crescente do ônibus, é exuberante e vale a visita, e aquela famosa foto. 

Só lembrando, não é mais permitido subir no teto então o modo radical da foto, vai ter que ser mais contido. Outro ponto importante, é indicado contratar um guia ou passeios em grupo para conhecer o Magic Bus, assim como para as outras atrações. 



Já tem motivos suficientes para conhecer o Deserto do Atacama? Espero que sim!
Então partiu rumo ao Chile?

Referências:

Deserto do Atacama. Like Chile. 2021. Disponível em: https://likechile.com/deserto-do-atacama. Acesso 08/04/2022

Deserto do Atacama. Deserto do Atacama. Disponível em: https://desertodoatacama.com/. Acesso 12/04/2022

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »