Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/05/2022 às 19h36min - Atualizada em 03/05/2022 às 20h20min

Uma distopia de mulheres comuns

Paulo Firmo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte/Reprodução: Risco Editora

A HQ Novembro Vol.1: A Garota do Telhado, de Matt Fraction e Elsa Charretier,  será publicada no Brasil pela Risco Editora. O anúncio da pré-venda foi realizado no último dia 20, no Instagram. 

 

A quadrinista e escritora de 32 anos, Elsa Charretier, ganhadora do prêmio/categoria 31st Annual GLAAD Media Awards: Outstanding Comic Book (31º Prêmio de Mídia Anual da GLAAD: Melhor Revista em Quadrinhos Excepcionalmente Boa, em uma tradução livre para o português do Brasil) com a história em quadrinhos  Star Wars: Doctor Aphra Annual #3 (Marvel, 2019), é a responsável pelos desenhos da minissérie Novembro. 

 

Com passagens pela Marvel Comics, DC Comics, Image Comics e diversas outras, a autora possui uma carreira consistente e diversificada. Em paralelo, desenvolve projeto próprio voltado para a pesquisa e ensino de técnicas de produção e análise das histórias em quadrinhos. Além de Star Wars, Novembro, Vespa (Marvel Comics, 2017 ) e The Infinite Loop (IDW, 2017) são alguns outros de seus trabalhos de destaque. Os dois últimos da lista não têm previsão para serem publicados no Brasil. 

    

Matt Fraction (vencedor do Prêmio Eisner 2021 com Superman's Pal Jimmy Olsen, com o Steve Lieber pela a DC Comics em 2019 - publicado no Brasil pela Panini Comics em 2021), quadrinista norte-amerciano de 46 anos, é um artista bastante badalado em todo o mundo. Goza de prestígio com trabalhos de significado realizados com personagens e equipes como Gavião Arqueiro (Hawkeye), Quarteto Fantástico (Fantastic Four), X-men, Justiceiro (The Punisher), Punho de Ferro (Iron Fist), Homem de Ferro (Iron Man) e séries tal qual Sex Criminals (Criminosos do Sexo, Image Comics - 2014-2020 | junto a Chip Zdarsky).

 

Vale ressaltar que a recente série de TV da Disney+ (proprietária da Marvel Comics), Gavião Arqueiro, é fortemente baseada no trabalho de Fraction (ao lado de David Aja e outros artistas) intitulado Hawkeye by Fraction & Aja: The Saga of Barton and Bishop (Marvel Comics, 2021); publicado no Brasil pela Panini Comics em diversos títulos

 

Novembro Vol.1: A Garota do Telhado já está finalizada nos EUA. Foi publicada (em formato físico e digital), entre 2019 e 2021, em quatro volumes pela Image Comics. Todos contendo cerca de 80 páginas. No anúncio de pré-venda no seu perfil oficial no Instagram, a Risco Editora, a publicadora da obra no Brasil, informou que será no 5º dia do mês de maio deste ano o início da campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse.  

 

A Risco informa que a obra estrutura-se sob a atmosfera de um suspense policial, que gira em torno das ações e da vida de três mulheres (Di, Emma e Kowalski). Em tal contexto, no mês de novembro, uma conexão se estabelece entre elas em meio a um ambiente de crimes. Segundo a editora, “Matt Fraction e Elsa Charretier criam uma trama sórdida, levando suas personagens ao extremo.”

 

A tradução da edição brasileira ficará a cargo do experiente tradutor Érico Assis. Doutor em Estudos da Tradução pela PGET/UFSC, com 14 anos de profissão e trabalhos em mais de 500 publicações, presta serviços recorrentes para grandes editoras como a Companhia das Letras, Panini Comics e Darkside Books. Assim como trabalhos pontuais para uma gama de outras publicadoras e artistas independentes.  

 

A independente Risco Editora, voltada para o universo das histórias em quadrinhos, é administrada pelo publicitário, roteirista e editor de HQs Gabriel Calfa e o psicólogo, roteirista e também editor de gibis Marcus Leopoldino. Os trabalhos começaram há seis anos, com a publicação de material autoral dos dois sócios em parceria com vários artistas. 

 

Entre as obras já lançadas pela Risco estão Todo Ouro Que Eu Puder Carregar (Marcus Leopoldino e  Daniel Franco, 2020), sobre a qual você pode conferir aqui uma resenha bem abrangente, feita pelo Rafael Soler do canal no Youtube Soco Foguete e a recém financiada (coletivamente) O Último Recreio, dos gigantes da Nona Arte Carlos Trillo e Horacio Altuna - Em breve disponível na loja da editora. 

 

O histórico dos envolvidos é de relevância. A conferir no próximo dia 5, à partir das 00:00. 

 

Nota 1: Star Wars: Doctor Aphra Annual #3, foi publicado no Brasil pela Panini Comics em 2020, com o título Star Wars: Doutora Aphra (2019) Vol.03.

 

Nota 2: A personagem Doutora Aphra, é protagonista do que se considera o primeiro beijo LGBTQIAPN+ realmente visível no cânone da Disney Star Wars - Em tempo, no contexto ficcional das histórias em quadrinhos, cânone refere-se ao conjunto de obras consideradas genuínas e oficiais; que reunem os eventos, personagens e cenários existentes dentro de determinado universo. Neste caso, Star Wars (Guerra nas Estrelas). 

 

Nota 3: O Annual GLAAD Media Awards é uma premiação anual, que visa homenagear as produções midiáticas (Jornalismo, TV, Cinema, Música, Histórias em Quadrinhos etc.) pela sua excelência na representação de personagens e temas LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais). O GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation - em tradução literal para o português brasileiro: Aliança de gays e lésbicas contra a difamação) é uma ONG - organização não-governamental - estadunidense voltada para o monitoramento da produção midiática que retratam pessoas LGBTQIAPN+.

 

Referências

 

ASSIS, Érico. Tradutor. Érico Assis. [s.d]. Disponível em: https://ericoassis.com.br/#home. Acesso em: 29 abr. 2022.

 

Dia 5 de maio começa pré-venda de Novembro Vol. 1: A Garota No Telhado. Instagram. 21 abr. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CclUIf-rpWr/. Acesso em: 21 abr. 2022.

 

Infinite Loop, The — Minissérie/Idw Publishing. Capas Estrangeiras. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/capas-estrangeiras/infinite-loop-the/12057. Acesso em: 30 abr. 2022.

 

Matt Fraction. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matt_Fraction. Acesso em: 29 abr. 2022.

 

POSE, SCHITT’S CREEK, LIL NAS X, BOOKSMART, THE RACHEL MADDOW SHOW, DOLLY PARTON’S HEARTSTRINGS, RAQUEL WILLIS AMONG WINNERS AT THE 31ST ANNUAL GLAAD MEDIA AWARDS. Glaad. 30 jul. 2020. Disponível em: https://www.glaad.org/releases/pose-schitt%E2%80%99s-creek-lil-nas-x-booksmart-rachel-maddow-show-dolly-parton%E2%80%99s-heartstrings. Acesso em: 26 abr. 2022.

 

SERLOPES. Star Wars e sua história com a Representação LGBTQ+. Artigos. Sociedade Jedi. 24 jun. 2020. Disponível em: https://sociedadejedi.com.br/2020/06/24/star-wars-e-sua-historia-com-a-representacao-lgbtq/. Acesso em: 28 abr. 2022.

 

Star Wars: Doctor Aphra Annual Vol 1 3. Marvel Database. [s.d]. Disponível em: https://marvel.fandom.com/wiki/Star_Wars:_Doctor_Aphra_Annual_Vol_1_3. Acesso em: 30 abr. 2022.

 

Unstoppable Wasp, The (2017) /Marvel Comics. Capas Estrangeiras. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/capas-estrangeiras/unstoppable-wasp-the-(2017)/10333. Acesso em: 30 abr. 2022.



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »