Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/05/2022 às 21h10min - Atualizada em 26/05/2022 às 14h07min

​Lugares para visitar e comemorar os festejos juninos

Raíssa Sousa - Editado por Amanda Martins
Créditos: https://www.festivaldeparintins.com.br/festival-de-parintins-oficial-6/
A época do ano mais recheada de milho, bandeirolas e forró está chegando. No Brasil, o período de festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro acontecem no mês de junho desde o século XVI. No entanto, algumas regiões do país já iniciaram suas comemorações, principalmente após dois anos de pandemia em que elas estiveram canceladas por questões de biossegurança.

Com as viagens e festas liberadas em todo país, chegou o momento de se programar para curtir as férias de Outono-Inverno pelo Brasil. E, nessa matéria vocês irão conhecer 5 lugares para aproveitar do descanso e alegria que os festejos juninos proporcionam.

1- Manaus – AM

Localizada na região Norte do país, e sendo capital do maior estado da região, Manaus com toda sua beleza e força da natureza remonta as tradições e crenças antigas passadas de geração em geração. Além de conhecer atrativos como o Parque Jeferson Peres, o Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, ou mesmo visitação histórica na Comunidade Indígena CIPIÁ, o viajante que for à capital amazonense no período junino poderá também se encantar com sua comemoração.

O Festival Folclórico Parintins é um dos eventos mais aguardados pela população manauara. Em sua, atualmente, 55o edição e após os anos de pandemia afastados, os bois, Caprichoso e Garantido voltarão a se encontrar no bumbódromo para honrar a rivalidade de quase 100 anos. O encontro do Lado Vermelho com o Lado Azul da cultura do bumba-meu-boi na região acontecerá entre 24 e 26 de junho de 2022. Este festival é tão importante para os moradores locais que é responsável por movimentar emprego, renda, cultura e arte na capital.
Boi Garantido do Festival de Parintins

Boi Garantido do Festival de Parintins

Foto/Reprodução: https://www.festivaldeparintins.com.br/festival-de-parintins-oficial-6/

2- Piranhas – AL

Às margens do São Francisco e à 284 km da capital alagoana, Maceió, Piranhas é o lugar ideal para quem quer comemorar em um cenário sertanejo os festejos do mês de junho. Sendo parte da Rota do Cangaço traçada por Lampião e Maria Bonita, a cidadezinha tornou-se palco para uma das festas mais animadas do sertão, o Forrogaço.

O Forrogaço acontecerá no início de junho, de 3 à 6, e terá dentre suas atrações artistas como Pablo do Arrocha, Wesley Safadão, Zé Vaqueiro e Márcia Felipe. E, para curtir o dia na cidade, é totalmente válido explorar a história rica que Piranhas proporciona, além de visitação no seu centro-histórico recheado de artesanato, comidas típicas e forró pé de serra.


3- Petrolina – PE

“Na margem do São Francisco nasceu a beleza / E a natureza ela conservou / Jesus abençoou com sua mão divina / Pra não morrer de saudade / Vou voltar pra Petrolina”. Terra de uma exuberância narrada pela voz de Luiz Gonzaga, Petrolina não deixa dúvidas de que é um local a ser visitado. Além de lugares como o Museu do Sertão e o Centro de Artes Ana das Carrancas, a cidade guarda cultura e música para toda comemoração junina.

Em seu ciclo junino, Petrolina terá eventos como o: São João dos bairros; Jecana; Vaquejada; Concursos de quadrilhas; Festival de Violeiros e muito mais. E, na comemoração do “São João de Petrolina” atrações como Tarcísio do Acordeon, João Gomes e Bell Marques estarão no elenco que se apresentará de 17 à 26 de junho.

4- Juazeiro do Norte – CE

A cerca de 8 horas de viagem até a capital cearense, Juazeiro do Norte é terra referência na região do Cariri seja em turismo, comida local ou festejos. A cidade com bastante devoção ao Padre Cícero, conta com um monumento e museu sobre ele para visitação. Além disso, guarda a maior comemoração junina do Cariri e quiçá do estado inteiro, o JuaForró.

O JuaForró, que ano passado ocorreu na modalidade online, estará presencialmente em 2022, com seus cenários típicos e festival de quadrilhas juninas. A festa foi criada nos anos 2000 por Alcymar Monteiro, em sua época de Secretário de Cultura na cidade. Desde então, segue a tradição de contemplar artistas locais e nacionais. A festa acontece após a tradicional festa de Santo Antonio, em Barbalha, e antecede o Festival Expocrato.

5- Aracaju – SE

Aracaju é a capital do “país do forró”, como canta o artista Rogério em sua homenagem à Sergipe. E, sendo assim, não pode ficar de fora do ciclo de comemorações que o mês de junho proporciona. As festividades juninas da cidade tiveram início ainda no começo de Maio e pretendem atrair turistas do Brasil inteiro, assim como as belezas litorâneas que a capital guarda.

Após a estreia das comemorações com o tradicional “Forrozão da Sergipe”, Aracaju ainda terá festas como o Forró Caju e o Arraiá do Povo, ambas contando com atrações locais e nacionais. Este ano, em retomada após quarentena da pandemia, artistas como Zé Ramalho, Solange Almeida e Luan Estilizado estarão nos palcos aracajuanos.

Os espaços “Mercados do Centro da Cidade” e “Orla da Atalaia” serão o berço das festividades, mas também lugares de visitação imperdíveis para o turista que chega à cidade.






Referências: 

Prefeitura de Juazeiro do Norte inicia planejamento para o JuaForró 2022. Disponível em < https://www.badalo.com.br/featured/prefeitura-de-juazeiro-do-norte-inicia-planejamento-para-o-juaforro-2022/ > acesso em 28 de maio, 2022.

Prefeitura de Petrolina anuncia últimas atrações do São João 2022; veja a programação completa. Disponível em acesso em 28 de maio, 2022.

Pontos de interesse em Manaus. Disponível em < https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g303235-Activities-c47-t163-Manaus_Amazon_River_State_of_Amazonas.html> acessp em 28 de maio, 2022.

Tiago Freitas resgata programação de Forrogaço em Piranhas. Disponível em <https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2022/05/14/tiago-freitas-resgata-programacao-do-forrogaco-em-piranhas> acesso em 28 de maio, 2022.

Festival de Parintins vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho. Disponível em <https://www.acritica.com/entretenimento/festival-de-parintins-vai-acontecer-nos-dias-24-25-e-26-de-junho-1.155458> acesso em 28 de maio, 2022.

Site oficial do Festival de Parintins. Disponível em < https://www.festivaldeparintins.com.br/festival-de-parintins-oficial-6/> acesso em 28 de maio, 2022.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »