Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/07/2022 às 15h10min - Atualizada em 06/07/2022 às 15h06min

Brasil estreia hoje na Copa América Feminina contra a Argentina

Com transmissão do SBT, as seleções se enfrentarão no segundo dia da competição

Maiara Montalvão Giudice Torres - labdicasjornalismo.com
Seleção Brasileira fermina estreia hoje diante da Argentina Foto reprodução: Lucas Figueiredo/CBF
A estreia da Seleção Brasileira na Copa América Feminina será neste sábado (9), diante da Argentina, no Estádio Centenário, às 21h (Horário de Brasília). O jogo terá transmissão do SBT para todo o país. Na primeira fase, o Brasil ainda enfretará Uruguai, Venezuela e Peru. A seleção Canarinho é a maior campeã do torneio, com sete títulos de oito possíveis. Sendo vencedoras em 1991, em 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018.
 
Mesmo com a quantidade de edições, esta será a primeira vez que a Conmebol fará a entrega de um prêmio financeiro à seleção campeã. Quem erguer a taça levará 1,5 milhão de dólares, e as medalhistas de prata ganharão 500 mil dólares.
 
Na Copa América de 2022 também serão disputadas vagas para a Copa do Mundo de 2023, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia. As duas primeiras colocadas de cada grupo estarão classificadas para o Mundial.
 
Já as seleções que terminarem na terceira posição de cada grupo se enfrentarão para definir o quinto colocado da Copa América, que enfrentará a seleção que terminar em quarto lugar pela repescagem da Copa do Mundo. A campeã e vice também garantirão ida direta às Olimpíadas de Paris 2024.
 
A Seleção chegará renovada à disputa, sem nomes importantes como Marta, Formiga e Cristiane. Ao mesmo tempo, várias atletas que têm se destacado em seus times, como Debinha, do North Carolina Courage, Gabi Portilho, do Corinthians e Bia Zaneratto, do Palmeiras, receberam oportunidades de defender as cores do Brasil.
É a primeira competição oficial desde 2003 que o Brasil disputará sem Marta, que sofreu uma lesão no ligamento do joelho em março.
 
No podcast Papo de Mina, Rafael Alves, do site Planeta Futebol Feminino, encara a oportunidade como uma chance de desenvolvimento da seleção de Pia: “em termos de desenvolvimento a gente vê coisas diferentes na Seleção Brasileira. Mas é um trabalho longo, um trabalho árduo, e acho que essa Copa América vai ajudar muito nisso porque, se você pega adversários que não são tão fortes assim, você pode aprimorar o seu jogo. Mas por outro lado, se você passar problema com essas equipes, aí você já começa a colocar em dúvida o seu trabalho, sobretudo para opinião pública”, diz ele.
 
O formato da Copa América Feminina
As dez seleções participantes foram divididas em dois grupos de cinco. Na fase de grupos, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo. As duas primeiras colocadas de cada grupo avançarão para a disputa da semifinal, e as seleções que estiverem na terceira posição de cada grupo se enfrentarão para definir o quinto colocado da competição.
 
Os jogos do Brasil
 
No grupo B, os jogos do Brasil na primeira fase do torneio serão:
 
Brasil x Argentina, 09/07, sábado, no Estádio Centenário, às 21 horas;
 
Uruguai x Brasil, 12/07, terça-feira, no Estádio Centenário, às 18 horas;
 
Brasil x Peru, 21/07, quinta-feira, no estádio Pascual Guerrero, às 21 horas.
 
Juliana Mie Fujihira, gerente de produtos do SBT, declarou ao site Dibradoras que a emissora deseja colaborar com a visibilidade do futebol feminino e de suas atletas. “Sabemos o quanto os brasileiros são apaixonados por futebol e a modalidade feminina é uma potência. A categoria vem atraindo cada vez mais interesse da audiência e das marcas, e como uma emissora conectada com os assuntos de interesse dos brasileiros fazemos questão de trazer esse produto para nossa programação”, disse ela.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »