Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2022 às 23h12min - Atualizada em 11/07/2022 às 23h02min

Rebelde: As diferentes versões do enredo que continua conquistando corações

Presente na juventude de três gerações, o enredo de Rebelde ainda se faz bastante atual. Quando alguns jovens estão presos em um colégio interno, muitas coisas podem acontecer.

Laura Amirati - Revisado por Vanessa Kelly
Protagonistas da série Rebelde Netflix. (Fote/Reprodução: Geek Pop)

Durante os anos, a produção de Cris Morena, que deu vida originalmente a novela argentina Rebelde Way, recebeu diversas versões e adaptações por entre culturas. Apesar do enredo bastante parecido, cada versão carrega sua particularidade.

 

Rebelde Way

Os quatro protagonistas da novela Rebelde Way.

Os quatro protagonistas da novela Rebelde Way.

(Foto/Reprodução: Portal PopLine)

Em 2002, o colégio interno de elite e seus dramas foram apresentados aos espectadores, a telenovela foi exibida entre 2002 e 2003 e contou com pouco mais de 300 episódios. Na primeira versão, eram quatro personagens principais: Mia Colucci, Manuel Aguirre, Marizza Rey e Pablo Bustamante.

 

Os quatro protagonistas formaram a banda Erreway que, mais tarde, inspirou o filme Erreway - 4 Caminos (2008), estrelado pelos mesmos atores. A banda conquistou corações fora da trama da novela, fazendo shows em mais de 30 ocasiões na Argentina e Espanha, com cerca de 10 mil espectadores ao todo. 

 

A emblemática família Collucci mantém-se constante em várias das versões seguintes da trama, por toda a influência que trás para o enredo. Manuel Aguirre, nascido no México e bolsista no colégio Elite Way, busca vingança pela morte de seu pai, que acredita ter sido causada por um Collucci, mas acaba se apaixonando por Mia, a patricinha popular.

 

Marizza e Pablo também vivem um romance conturbado durante o decorrer da história.

 

Enquanto os quatro jovens procuram viver em harmonia, mesmo com as diferenças sociais e suas diferentes bagagens, existe um grupo chamado La Logia que tem o propósito de expulsar todos os alunos bolsistas do colégio e, assim, manter apenas a elite.

 

Rebelde México (RBD)

Protagonistas da novela Rebelde.

Protagonistas da novela Rebelde.

(Foto/Reprodução: Noticias da TV)

Sem dúvidas, a versão mexicana foi a maior de todas as releituras. Exibida entre 2004 e 2006, com três temporadas e mais de 440 episódios, ainda hoje, conquista e vive em corações de espectadores do mundo inteiro.

 

Os personagens principais, que formam a banda, são Mia, Roberta, Miguel, Giovanni, Diego e Lupita e os casais são formados entre os seis jovens.

 

A diferença mais notável entre a primeira versão e a mexicana, são Lupita e Giovanni. Na primeira, os personagens equivalentes ao casal saem da banda antes da segunda temporada, já na segunda novela, antes mesmo de acabar a primeira temporada a banda já fazia grande sucesso com os seis integrantes.

  

Conhecida também como RBD, a banda criada na novela e transportada para o mundo real, fez shows até 2009, três anos depois de a novela acabar, colecionando 6 álbuns de estúdio, diversas conquistas e prêmios

 

Confirmando o imenso sucesso, em 2020 os intérpretes de Mia, Lupita, Diego e Giovanni se juntaram para um novo show com o repertório de Rebeldes, fazendo com que os fãs se sentissem novamente como anos atrás.

 

Treze anos depois, os seis participantes da banda, Anahí, Alfonso Herrera, Dulce Maria, Christopher Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez ainda colhem frutos do sucesso da novela juvenil.

 

Remix

Protagonistas da novela Remix.

Protagonistas da novela Remix.

(Foto/Reprodução: IWMBUZZ)

Remix é a versão indiana da história, foi exibida entre 2004 e 2006 com cerca de 350 episódios. A trama foi adaptada para os costumes indianos e, além disso, é a única de todas as versões que não trás o grupo elitista, aquele que busca expulsar os estudantes bolsistas.

 

Apesar de a personalidade e a essência dos personagens permanecerem, os nomes mudaram completamente - inclusive o icônico sobrenome Collucci deixou de existir. Os protagonistas eram: Tia Ahuja, Anvesha Banerjee Ray, Yuvi Dev e Ranveer Sisodia.

 

Também deu origem a uma banda que se estendeu para a vida real, a Remix Gang e, diferente das outras versões, não era formada pelas mesmas pessoas na vida real e na novela. Apenas a intérprete de Tia, Shweta Gulati, participou das canções.

Rebelde Brasil (RBR)

Protagonistas da novela Rebelde BR.

Protagonistas da novela Rebelde BR.

(Foto/Reprodução: Capricho)

A versão brasileira do enredo, exibida pelo Record TV, é baseada na versão mexicana.

 

Os personagens principais, que formam a banda, também são seis, mas Carla e Tomás são inéditos e não carregam características de outros integrantes da versão mexicana.

 

Os nomes também foram modificados e, nessa versão, o personagem de Pedro, análogo a Miguel da versão mexicana, não busca vingança pela morte do pai, trazendo um enredo um pouco mais leve.

 

Apesar da inspiração, as mudanças não param apenas nos nomes e a novela brasileira é considerada quase um enredo inédito.

 

A novela foi transmitida entre 2011 e 2012, e nos apresentou nomes que permanecem na televisão brasileira até hoje - como Chay Suede e Sophia Abrahão. A banda que se originou na trama, também ganhou os palcos da vida real e colecionou alguns prêmios. Tendo seu fim em 2013, pouco depois da novela, com a turnê e documentário Rebeldes Para Sempre.

Rebelde Netflix

Elenco principal da série Rebelde Netflix.

Elenco principal da série Rebelde Netflix.

(Foto/Reprodução: CNN Brasil)

A nova paixão dos fãs de Rebeldes é diferente de tudo o que já foi produzido dentro do enredo, começando pelo formato. A Netflix apostou em uma série para contar o dia-a-dia dos jovens do colégio Elite Way.

 

De volta ao México, a série se passa anos depois de RBD, em uma mesma realidade. Nos corredores, existe uma área de homenagem à banda que trouxe tantos prêmios e levou o nome do colégio ao mundo inteiro. 

 

Os personagens fazem referências aos eternos ídolos rebeldes e Luka, personagem de Franco Marsini, é um autêntico Collucci.

 

O elenco principal não é composto apenas pelos integrantes da banda e, talvez a maior novidade, é a presença de uma brasileira, a Emilia, interpretada pela Gigi Grigio - que já participou de outra produção inspirada nos textos de Cris Morena.

 

Com uma pegada mais adulta e moderna, a série aborda temas que as novelas não abordavam, como diversidade e sexualidade, trazendo personagens LGBTs, e figurinos que quebram alguns estereótipos.

 

Nesse mês de julho chega a segunda temporada da série na Netflix, que promete ser ainda melhor que a primeira, desenrolando os dramas que foram iniciados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »