04/08/2022 às 21h23min - Atualizada em 04/08/2022 às 20h37min

Amazonas: roteiros inesquecíveis

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Reprodução: Amazon Jungle Palace

Quando falamos sobre belezas naturais, o Brasil, é um país privilegiado, mares, rios, florestas e montanhas compõe todo o cenário paradisíaco das cinco regiões. O que faz do turismo ser um setor muito explorado, e apesar de ser um país tropical, o turismo nacional tem roteiro para todas as estações do ano, em algumas regiões o calor veranil  é mais predominante, e nosso próximo destino é para quem gosta de temperaturas altas. 

A região norte, mais precisamento o estado do Amazonas, abriga a maior parte da majestosa floresta Amazônica nacional, com esse detalhe já dá para saber que os roteiros de hoje, são para os amantes da natureza. O turismo na região é voltado para a observação da natureza, o aprendizado sobre as espécies, sobre a convivência harmônica do homem com a natureza e como é importante respeitá-la e preservá-la.  

Te convido a continuar lendo para conhecer mais dos roteiros especiais que o Amazonas tem a oferecer. 

Encontro das águas 

Seis quilômetros é a extensa, que correm lado a lado os rios Negro e Solimões sem misturar suas águas, o incrível fenômeno acontece devido a diferenças de temperatura, densidade e composição. O encontro das águas é uma famosa atração local e precisa está em seu roteiro, o visual é lindo durante todo o percurso. O passeio é feito a barco e por empresas particulares. 


Parque Nacional do Jaú

Reconhecido como Sítio do Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e íntegra o Sítio de Ramsar Rio Negro. O parque também faz parte do Corredor Central da Amazônia e é uma das reservas mais representativas da flora e fauna das bacias de águas pretas na Amazônia Central. A riqueza da sua biodiversidade é tão impressionante quanto desconhecida, abriga animais pouco conhecidos pela ciência e um dos fatores responsáveis pela ocorrência de tantas espécies no parque é o grande número de habitats. 

O parque possui um grande número de atrações, desde trilhas as prais do rio Negro passando por observação noturna, sim é possível, você pode passar a noite em meio a mata observando os aminais. A Juma não vai está lá, mas tenho certeza que muitos outros amiguinhos aminais dela estarão. Mais se você, assim como essa escritora bem aqui, tem medo de bichos, insetos até mesmo uma lagartixa, não desista no Parque só escolha uma atração como as belíssimas cachoeiras. 

Saiba mais aqui: https://www.instagram.com/parquenacionaldojau/?hl=pt


Nadar com os botos 

O contato com os botos cor-de-rosa, é com certeza uma das experiências mais especiais e inesquecível que você pode ter no Amazonas, a espécie tem é um símbolo dessa região. O passeio, é feito a barco que conduz o visitante até a Praia da Orla de Novo Airão, onde esses animais maravilhosos vivem livremente, Antes desse belo encontro uma palestra sobre as principais características desses mamíferos e sobre a atividade de turismo com eles é ministrada e após isso é liberado a interação e mergulho com os botos a partir de uma plataforma submersa.

Deixe a Ritinha que habita em você te dominar a aproveite muito essa experiência, mas sempre respeitando as orientações dos guias, lembre-se os botos animais selvagem. 


O Amazonas está a sua espera, repleto de atrações turísticas inesquecíveis e uma gastronomia surpreendente, planeje bem sua próxima viagem e até o próximo destino.

Referências:

Amazonas guia turístico digital. Disponível em: http://www.amazonastur.am.gov.br/amazonasguia-turistico-digital/. Acesso 29/07/2022

Conheça o Parque Nacional do Jaú e os 41 anos de história. Portal Amazonia. 2021. Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia/conheca-o-parque-nacional-do-jau-e-os-41-anos-de-historia. Acesso 03/08/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »