Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/09/2022 às 22h13min - Atualizada em 07/09/2022 às 20h50min

Viagem pelo mundo fascinante dos irmão Grimm

A rota alemã dos Contos de Fadas

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
©Deutsche Märchenstrasse e. V.

Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou… Rapunzel jogue suas tranças… E viveram felizes para sempre.

A maioria das pessoas já devem ter lido ou ouvido esses trechos na infância, as histórias de príncipe e princesa em castelos, como a Branca de Neve e os sete anões, Rapunzel e suas longas tranças, são alguns dos muitos contos dos Irmãos Grimm. Com algumas adaptações e uma ajudinha da Walt Disney os contos dos alemães encheram de fantasias as muitas infâncias ao redor do mundo. 

E se disser que a série estadunidense Once Upon a Time não é única forma de misturar os contos de fadas? E que melhor ainda, é possível conhecer o castelo da Bela adormecida, a floresta da Chapeuzinho vermelho, esses e mais outros destinos fazem parte da rota alemã dos contos de fadas. São 600 km de cidadezinhas medievais que foram cenários e fonte de inspiração para a criação de algumas das mais famosas fábulas da literatura ocidental.

A rota, baseada na trajetória da vida e obra dos irmãos Grimm, começa na cidade de Hanau, a 25 km de Frankfurt, e termina em Bremen, perto de Hamburgo. Mais de 50 cidades e vilarejos fazem parte desse roteiro que percorre histórias passadas de geração para geração e celebra os mais de 200 anos da primeira edição da coletânea de contos que deu origem a muitas das histórias que nos foram contadas.

Que tal embarcar nessa viagem mágica da vida e contos dos irmãos Grimm, e conhecer alguns desses principais roteiros.

Hanau

É uma bela cidade e o ponto de partida do roteiro, foi aqui que nasceram os escritores Jacob e Wilhelm Grimm, situada a 25 km de Frankfurt. Nesta parada, o Philippsruhe Castle, é uma bela atração a ser visitada, um castelo do século 18, o castelo possui um imenso parque, bem preservado e lindo para um belo passeio.




Steinau

A grande atração da cidade é o museu dos irmãos Grimm a cidade foi onde os irmãos passaram parte da infância. Ainda possui trupes de teatros de fantoches que se apresentam na praça central e tours temáticos onde atores usando trajes especiais recriam as histórias originais passeando pelas ruas da cidade promovidos pelo escritório de turismo local.



Marburg

Destino emblemático pelas diversas pinturas e esculturas que lembram os contos mais famosos dos escritores como João e Maria, Cinderela e os Sete Anões. Além do cenário de casas no tradicional estilo enxaimel. Conhecida também por ser local onde os Grimm cursaram a faculdade de direito. Os dois cartões-postais bem famosos da região é igreja da Santa Elisabeth e o castelo Landgrave (Landgrafenschloss). 



Schwalmstadt 

Pela estrada a fora eu vou bem sozinha… esse trechinho deve ter feito lembra da história da Chapeuzinho Vermelho, já se imaginou visitando a floresta que inspirou os Grimm a escreverem o conto da Chapeuzinho Vermelho, sem precisar ter medo do Lobo Mau,  e o museu de Ziegenhain, onde estão expostas várias peças do mundo da corajosa garota da capa vermelha. E uma curiosidade sobre a capa vermelha, ela é um traje típico das mulheres solteiras na região de Schwalm e ficou bem famoso graças ao conto.



Bad Wildungen

Para os fãs da Branca de Neve e sete anões as atrações ficam por conta do Schloss Friedrichstein, o castelo que foi um dos cenários para criação da Branca de Neve, a antiga mina de cobre (Besucherbergwerk Bertsch), o pequeno museu de mineração (Bergamtmuseum) e a casa da Branca de Neve. Segundo a crença popular, o conto foi inspirado na condessa Margaretha von Waldeck.



Sababurg

Construído no começo do século XIV o castelo original do conto da Bela Adormecid, localizado no povoado de Sababurg, na Floresta de Reinhardswald. Essa antiga construção hoje abriga o hotel Dornröschenschloss Sababurg, onde atores encenam trechos da história nas tardes de domingo e o restaurante tem em seu menu alguns pratos a base de rosas.



Trendelburg 

Não poderíamos deixar a princesa das longas tranças de fora do roteiro,  em Trendelburg, fica a torre que inspirou os Irmãos Grimm a escreverem a história de Rapunzel e as tranças mais famosas da literatura. O Burg Trendelburg, um hotel que possui a torre de um castelo do século 14. Hoje, possui uma longa trança pendurada à espera, a lenda conta que a história de Rapunzel foi inspirada por essa torre, os hóspedes são recepcionados por atores que contam um pouco mais das tradições da região.



Bremen

Fechando o percurso pela rota alemã dos Contos de Fadas cenário do conto Os Músicos de Bremem .O destaque é o Rathaus, prédio da prefeitura da cidade construído em 1410, considerado um patrimônio da UNESCO. E Ratskeller de Bremen é um dos pontos mais tradicionais da cidade é um grande restaurante e famoso por ter a maior carta de vinhos alemães do país. A bebida é servida nesse lugar desde 1409.



A rota alemã dos contos de fadas é uma oportunidade incrível de vivenciar as histórias que alimentaram e alimentam nossas imaginações e fantasias. Com certeza esse é roteiro fascinante e está esperando sua visita.

Referências:

Enchanting From the Main River to the Sea. Deutsche Märchen Straße. Disponível em: https://www.deutsche-maerchenstrasse.com/en/. Acesso 07/09/22

Rota dos Contos de Fadas Alemã. Descobrindo Alemanhã. 2020. Disponível em: https://descobrindoalemanha.com.br/rota-dos-contos-de-fadas-alemanha/. Acesso 07/09/22

Rota Alemã dos Contos de Fadas é viagem pelos capítulos das histórias dos Irmãos Grimm. Uol Viagem. Disponível em: https://www.uol.com.br/viagem/guia/roteiros/internacionais/rota-alema-dos-contos-de-fadas-e-viagem-pelas-historias-dos-irmaos-grimm/. Acesso 03/09/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »