Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/11/2022 às 22h22min - Atualizada em 27/11/2022 às 22h05min

Espanha e Alemanha empatam e deixam decisão do grupo E para a última rodada

Espanhóis dependem apenas de si para avançar as oitavas de final; Alemanha precisa vencer e torcer para que o Japão não vença a Espanha

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Disputa de bola entre Gundogan (Alemanha) e Pedri (Espanha) (Foto: Divulgação/Fifa)
A Alemanha sofreu, mas ainda está viva na Copa do Mundo de 2022 após empatar em 1x1 com a Espanha, jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos. Os gols foram marcados pelos atacantes Morata pelo lado espanhol e por Fullkrug a favor do time alemão.  Com este resultado, os espanhóis permanecem na liderança do grupo E, agora com quatro pontos. Já os alemães embora tenham conquistado o primeiro ponto, caíram para a última posição.
 
Com este empate, a Espanha ainda não garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa. No entanto, depende apenas de um empate em cima do Japão. Já a Alemanha embora seja considerada favorita contra a seleção da Costa Rica, não depende apenas de si para avançar de fase.
O cenário mais favorável a favor do time treinado por Hans-Dieter Flick é vencer a Costa Rica e torcer para que a Espanha vença o Japão. Se o jogo citado terminar empatado, os alemães vão depender do saldo de gols. Vencer é obrigação. Caso o jogo da Alemanha não tenha vencedor, a seleção tetracampeã mundial será eliminada na fase de grupos, assim como aconteceu em 2018.

1° TEMPO
Os espanhóis tomaram iniciativa no começo do jogo e chegaram pela primeira vez aos seis minutos de partida. Após boa jogada trabalhada, o meia Asensio tocou para o atacante Dani Olmo e na finalização, Neuer fez grande defesa e a bola ainda pegou na trave.
A Alemanha estava com muita dificuldade para tirar o time espanhol de seu campo de defesa e continuava sendo pressionada. Aos 21, o volante Sergio Busquets deu um belo passe para o Jordi Alba, o lateral-esquerdo cortou para o meio e mandou perto da meta defendida por Neuer.
Três minutos depois, o time alemão conseguiu assustar pela primeira vez na partida. O goleiro Unai Simón saiu jogando errado, a bola sobrou ao atacante Gnabry, que mandou para fora. Aos 38, os alemães haviam melhorado o desempenho no jogo e assustaram novamente os adversários. Em falta cobrada pelo volante Kimmichi, o zagueiro Rudiger tocou de cabeça e mandou a bola para a rede. Entretanto, o VAR foi acionado e o árbitro marcou impedimento.
Momentos depois, Kimmichi cobrou outra falta, Rudiger bateu cruzado e na finalização, Unai Simón defendeu. No contexto geral, o primeiro tempo teve poucas oportunidades por parte de ambas as equipes. Com isso, o empate sem gols acabou sendo justo.

2° TEMPO
 
Precisando da vitória, a Alemanha continuou em busca do gol na segunda etapa. Aos dez minutos, Unai Simón errou o passe, o volante Goretzka tocou para Gundogan, que devolveu para Goretzka. No chute, Simon fez grande defesa. Momentos depois, o time espanhol conseguiu sair da pressão adversária. Dani Olmo arriscou de fora da área e Neuer encaixou.
Aos 16, Jordi Alba recebeu na esquerda, e o atacante Morata, que entrou no lugar de Ferrán Torres, abriu o placar a favor da Espanha. Em desvantagem, a Alemanha não desistiu de buscar uma reação. O meia Musiala recebeu, “encheu o pé” e Simon fez outra grande defesa. Na cobrança de escanteio, o atacante Fullkrug tocou de cabeça e mandou para fora.
Aos 37, Sané fez bela jogada pelo meio, tocou para o substituto de Gundogan, Fullkrug, que chutou forte no ângulo, sem chances de defesa para Simon. Após o gol, os alemães tentaram pressionar ainda mais, porém o sistema defensivo espanhol estava bem montado e com isso, não conseguiram criar mais grandes oportunidades.

Próximos jogos
Ambas as equipes voltam a campo nesta quinta-feira (1), às 16h (de Brasília). A Espanha enfrenta a seleção do Japão, no Estádio Internacional Khalifa. Já a Alemanha enfrenta a Costa Risca, no estádio Al Bayt.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »