Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/12/2022 às 18h26min - Atualizada em 02/12/2022 às 18h26min

Suíça vence "guerra fria" e avança na Copa

Suíços venceram e agora pegam Portugal nas oitavas de final; Sérvia lamenta mais uma eliminação

Paulo Octávio - labdicasjornalismo.com
Shaqiri responde as vaias da torcida sérvia. Foto: Alberto Lingria/Reuters
Em jogo cheio de alternativas, tensão e uma pequena confusão, Suiça bateu a Sérvia por 3 a 2, eliminou o rival e passou para as oitavas de final. Os gols suíços foram marcados por Shaqiri, Freuler e Embolo; sérvios descontaram com Mitrovic e Vlahovic. Com esse resultado, Squadra nazionale passa em segundo do grupo G, com seis pontos, e terá Portugal como adversário na próxima etapa. Já a Sérvia foi lanterna com um e está eliminada. Em meio ao nacionalismo evocado pelas duas nações, houve trocas de provocações, Shaquiri marcou e chegou a pedir silêncio a torcida  que o vaiava. Em 2018, o atacante fez o gesto da Albânia em menção a guerra do Kosovo perdida pela Sérvia. Vlahovic respondeu, mas nessa "guerra fria" quem se deu melhor foi Shaquiri, que segue vivo na Copa do Mundo.

No final da partida, Suíça teve a chance de passar em primeiro. Se fizesse o quarto gol teria um saldo melhor que o Brasil, que perdeu para Camarões, mas assim que balançou a rede em Lusail, os jogadores se desentenderam e só deixaram o tempo passar no Estádio 974.

1º TEMPO

Desde o apito inicial deu para perceber que a partida seria movimentada. Logo aos 30 segundos, Embolo e Xhaka testaram o goleiro. A Sérvia respondeu aos quatro quando o Milenkovic deu de cabeça para fora após o escanteio. Depois, o sérvio Zivlkovic acertou um chutaço na trave. Depois a Squadra nazionale voltou a dominar as ações. Embolo serviu Vargas, que foi para o fundo e cruzou para Xhaka, que parou de novo na marcação. E na sequência, Shaqiri foi fatal. O Sow serviu o atacante que fez o corte, bateu forte e contou com desvio. Na comemoração, ele pediu silêncio aos sérvios que o vaiaram.

Mas nem deu tanto tempo para comemorar. Aos 25, Sérvia empatou. Kostic recuperou na saída de bola e deu no Tadic, que cruzou para o Mitrovic cabecear e vencer o goleiro. 

Depois, Shaquiri teve outra boa chance ao receber lançamento direto, porém errou o alvo. Até que em nova bobeada dos rivais, a Sérvia virou. Tadic aproveitou passe errado e serviu o Vlahovic, que fez a finta e bateu na saída do goleiro, ele também pediu silêncio.

Assim, a Sérvia subia para segunda posição. Só que aos 43, Suíça empatou de novo. Sow deu para o Widmer, que foi no fundo e cruzou rasante no pé do Embolo, que só completou. Com a igualdade no placar, os suíços voltaram a zona de classificação.
 
2º TEMPO

No começo da segunda etapa, a Suíça voltou a frente no placar. Aos dois minutos, Vargas deu de calcanhar e Freuler fuzilou na saída do goleiro. Depois, Squadra nazionale só se defenderam, e a Sérvia não conseguiu chegar no ataque. Aos 11, a jogada  ensaiada dos suíços na falta quase deu certo, mas Embolo perdeu de frente para o gol. Aos 15, Sérvia tentou responder. Jovic acionou Tadic que recebeu em condição, mas chutou por cima. O jogo ameaçou esquentar quando os sérvios pediram pênalti no Mitrovic, o banco se levantou para reclamar e o jogo ficou parado por três minutos, embora o VAR não tenha chamado para revisão.

Com as saídas dos melhores dos times, a partida teve menos chances claras, só voltou a esquentar aos 43, quando Fassnacht recebeu do Embolo ficou cara a cara com goleiro e perdeu.  Aos 47, Suíça recebeu boa notícia. Com gol de Camarões sobre o Brasil, se os Squadra nazionale fizessem mais um ou os brasileiros tomassem outro, os daria primeira posição no grupo para os suíços.

A sorte para os brasileiros é que aos 48, estourou uma confusão. Xhaka e Milenkovic dividiram a bola de forma mais forte e se desentenderam, outros  jogadores tomaram as dores e trocaram empurrões. E depois nenhuma outra boa chance aconteceu nesse jogo. Com isso, Suíça vence de novo a Sérvia e passa em segundo no grupo.

PRÓXIMOS JOGOS 

Suíça encara Portugal na próxima terça, às 16h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa. Já Sérvia pega a Lituânia, no dia 24 de março, pelas Eliminatórias da Euro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »