Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2023 às 22h55min - Atualizada em 13/02/2023 às 22h42min

Liverpool arma contra-ataques e vence o Everton no Derby de Merseyside

Gakpo fez o primeiro gol com a camisa dos Reds em partida marcada por retornos de jogadores e confusão antes do final da partida

Tiago Silva - labdicasjornalismo.com
Cody Gakpo e Mohamed Salah comemoram um dos gols do Liverpool sobre o Everton. Reprodução: Naomi Baker/Getty Images/90min
O Liverpool superou a sequência de quatro jogos sem vitória e bateu o Everton por 2 a 0 nesta segunda-feira (13), no Anfield Road, pela 23ª rodada do Campeonato Inglês. Os gols foram de Mohamed Salah e Cody Gakpo –- este, inclusive, marcou o primeiro em seu sétimo jogo com a camisa dos Reds. Esta foi a primeira vitória do Liverpool na liga no ano de 2023 e a segunda contando outras competições. Foram quatro derrotas e dois empates nas outras partidas disputadas neste ano.

Além disso, o triunfo no Derby de Merseyside tanto melhorou sua situação na tabela – o clube, com dois jogos a menos, está na nona posição, com 32 pontos -, quanto complicou a do rival, que está na 18ª posição, com 18 pontos.

Em campo, uma partida com muitos momentos mornos, um espelho da pressão que os times tinham por um resultado positivo. O Liverpool se tornou mais efetivo em seus ataques do que o Everton, porém, os gols saíram a partir de contra-ataques após escanteios dos Toffees, que não se organizaram defensivamente. No final do jogo, uma confusão começou pela discussão entre Pickford e Robertson e se tornou generalizada por alguns minutos.

Roberto Firmino e Diogo Jota entraram no segundo tempo e retornaram após períodos de lesão. Os dois, porém, não tiveram tempo suficiente para criar jogadas importantes.
 

1º TEMPO

Na etapa inicial, o Liverpool dominou a posse de bola, com 68%. Apesar disso, houve dificuldade para chegar ao gol do Everton e finalizar: de oito chutes, dois foram em direção a meta de Pickford.

Apesar do susto causado pela furada de Matip, aos quatro minutos, foi o Liverpool que criou a primeira jogada de perigo, aos 16: Alexander-Arnold, pela direita, arremessou a lateral nos pés de Salah, que tocou para Bajčetić. O camisa 43 cruzou para Darwin Núñez que, de voleio, ajeitou na cabeça de Gakpo. O holandês, porém, finalizou para fora.

O primeiro gol dos Reds aconteceu aos 36 minutos: inicialmente, o zagueiro do Everton, Tarkowski, cabeceou um cruzamento de escanteio na trave. Na sequência, o rebote mal finalizado dos Toffees gerou o contra ataque armado por Darwin Núñez e Mohamed Salah. O uruguaio arrancou pela direita e cruzou para o camisa 11, de primeira, enganar Pickford e empurrar para o gol.


2º TEMPO

O Liverpool manteve o rítimo do final da etapa no início da segunda, porém, viu o rival se impor mais durante a etapa. Apesar disso, foi no início dos últimos 45 minutos que os Reds sacramentaram a partida: aos três minutos, novamente em um contra-ataque após recuperação de bola, Robertson arrancou pelo meio do campo e acionou Salah pela direita. O camisa 11 passou para Alexander-Arnold que, de primeira, cruzou rasteiro para Cody Gakpo marcar o primeiro gol com a camisa vermelha.

Com nove minutos de etapa, Salah acionou Henderson pelo lado direito. O camisa 14 tentou o cruzamento, porém a bola foi por cima do gol. Novamente na região direita, aos 12 minutos, Alexander-Arnold acionou Salah, que encontrou Nuñez. O uruguaio parou em Pickford, que cedeu o rebote, finalizou para fora. Aos 26 minutos, Gakpo acionou Darwin Nuñez pela esquerda e, de fora da área, o atacante do Liverpool perdeu a chance. O Everton voltou a finalizar aos 35 minutos, quando Tom Davies cabeceou o cruzamento de Iwobi para fora. Salah teve a oportunidade de ampliar aos 43 minutos, quando recebeu o passe de Firmino pelo meio e conduziu para o lado direito. Na grande área, Pickford espalmou o chute cruzado.
 

PRÓXIMOS JOGOS

O Liverpool terá um jogo fora de casa contra o Newcastle, pela 24ª rodada da Premier League, no próximo sábado (18), às 14h30 (horário de Brasília), no estádio St James Park. Já o Everton enfrentará o Leeds, em casa, na mesma data, no Goodison Park, às 12h (horário de Brasília).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »