Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/02/2023 às 21h53min - Atualizada em 25/02/2023 às 21h23min

A representatividade das mulheres no atual governo

No Governo atual, um maior número de mulheres foram indicadas para serem ministras. Entenda o grande avanço e importância dessa medida

Julia Maíse - Editado por Nicole Bueno

Por mais de 4 anos, desde o Governo Temer e Bolsonaro, a participação feminina na política foi mínima, ou seja, os cargos de ministros, entre outros, eram formados por homens brancos, deixando evidente que as suas políticas eram de caráter misógino e sem diversidade. Não representando muitas parcelas da sociedade, dentre elas as mulheres.


Nós mulheres, não nos sentimos representadas por um mandato que só tenha homem, pois sabemos que os interesses e visão do mundo são diferentes. Dessa forma, o contraste do atual Governo Lula com os anteriores é bastante evidente, visto que ele acionou 11 mulheres para serem ministras, algo nunca visto no Brasil antes. De acordo com o Correio Braziliense, no Governo Temer e Bolsonaro havia apenas 1 e 3 mulheres, respectivamente, envolvidas na política deles. Por conta do Governo Lula, é a primeira vez que tantas mulheres assumem cargos altos na política brasileira. 

 

Em um país machista, a representação feminina no Governo é de extrema importância, porque mostra que as mulheres estão ocupando espaços e ganhando voz para lutar por equidade. Mulheres em cargos políticos tentam moldar a situação desse país, além de aumentar a quantidade de cargos feminino nesse cenário, em que na sua maioria é formado por homens. Essa situação não ocorre somente no Brasil, já que segundo a UN Women (braço da Organização das Nações Unidas), até junho de 2016 apenas 22,8% dos parlamentares em todo o mundo eram mulheres.

"Historicamente, fomos sempre colocadas em posições de subalternidade em vários âmbitos da vida social, nas instâncias governamentais, de igual modo.", diz Giselia, docente do Ensino Superior da Universidade Federal de Sergipe

 

Em entrevista com Laiza, militante da União Juventude Socialista, pergunto a ela quais são os impactos na sociedade em questão maior representatividade feminina no cenário político.

 

“Os impactos que trazem é a maior representatividade nas decisões políticas com relação às pautas para as mulheres” diz Laiza.  “No governo anterior, tínhamos uma Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não contemplava as necessidades urgentes de políticas públicas para as mulheres no Brasil, com isso, a pasta foi totalmente reduzida a pó, trazendo consigo negligência e falta de preparo na tomada de decisões. Agora, com maior ocupação de mulheres em cargos públicos, é notório que as mudanças vêm acontecendo”

 

Além do presidente Lula, ter escolhido mais mulheres para comandar cargos no Ministário, ele não selecionou apenas mulheres brancas, o que foi que ocorreu nos mandatos passados, ele candidatou mulheres negras (3) e indígenas (1)  o que faz com que aumente mais ainda a representatividade.

 

Dando continuidade a entrevista com a militante da UJS, lhe pergunto o que significa ter mais mulheres ocupando mais cargos políticos no governo

 

–Significa mais representatividade, mais humanização em relação às pautas femininas, mais força e mais garra para enfrentar todo o corpo misógino que ocupa os cargos de poder. Os homens, ainda hoje, não lidam bem com mulheres ocupando cargos altos, mas felizmente estamos avançando cada vez mais.

 

Ou seja, é necessário nos envolvermos, lutar para conquistar mais espaços.É através do exemplo de outras mulheres que conquistam cargos altos que nós nos espelhamos, pois temos a noção de que é possível, mesmo sendo difícil. Nos sentir representadas é de extrema importância, ainda mais em um país em que o machismo é presente.

 

O presidente Lula ter indicado 11 mulheres foi um grande avanço, demonstra que estamos nos ingressando em mais espaços, conquistando mais cargos e aumentando o nosso empoderamento, que cada vez mais irá crescer.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »