Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2023 às 15h35min - Atualizada em 26/02/2023 às 15h01min

Viena, Paris e Grécia: uma história de amor na trilogia "Before"

A trilogia de Richard Linklater que acompanha o romance dos personagens por 18 anos

Elen Konno - Revisado por Danielle Carvalho
Celine e Ethan Hawke em 'Antes do Amanhecer'. (Foto: Reprodução/ HBO MAX)

O primeiro grande sucesso do cineasta norte-americano Richard Linklater, “Antes do Amanhecer” (Before Sunrise, 1995) é um filme de romance que acompanha a história do jovem americano Jesse e da estudante francesa Celine. Interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy, os personagens se conhecem e se conectam durante uma viagem de trem pela Europa e decidem desembarcar juntos em Viena, para aproveitar o tempo que lhes resta antes de voltarem para suas vidas normais.

(Foto: Reprodução / Pinterest)

(Foto: Reprodução / Pinterest)

Pôster de divulgação dos três filmes da trilogia.


A trilogia

“Antes do Amanhecer” foi o primeiro filme da trilogia, contando com a presença de diálogos do casal sobre a vida, experiências e expectativas para o futuro, além de capturar de forma poética e íntima o encontro de duas pessoas que se conhecem pela primeira vez.

Em sequência, temos “Antes do Pôr do Sol” (Before Sunset, 2004) onde acompanhamos o reencontro dos personagens depois de nove anos. Jesse é um escritor de sucesso e está em turnê para promover o seu livro em uma livraria de Paris. Celine aparece para ouvi-lo e os dois passam a tarde relembrando o passado enquanto tentam descobrir se ainda sentem a mesma conexão que tiveram no primeiro encontro.

Por fim, “Antes da Meia Noite" (Before Midnight, 2013) nos mostra o casal, agora após mais nove anos, passando as férias na Grécia ao lado de suas filhas gêmeas Ella e Nina, ao mesmo tempo em que enfrentam uma crise, nos revelando assim, os desafios de manter a intimidade dentro de um relacionamento por tanto tempo.

Baseado em uma história real

Uma curiosidade sobre a obra, é que ela foi baseada em um acontecimento real vivido pelo diretor Richard Linklater. Segundo uma entrevista concedida ao podcast The Q&A , Richard conheceu Amy Lehrhaupt, em 1989, em uma loja de brinquedos e os dois passaram a noite inteira juntos, andando e conversando pelas ruas da Filadélfia. Naquele mesmo momento ele teve a ideia do filme.

Ambos tentaram manter contato nos primeiros meses, o que acabou fracassando pouco tempo depois. Ele imaginou que ela poderia aparecer durante a estreia, mas o encontro nunca ocorreu. Foi somente em 2010 que Linklater recebeu a notícia de que Amy havia falecido em um acidente de moto, aos 24 anos, pouco antes do lançamento do primeiro filme, em 1994.

Como uma homenagem a sua memória, é possível ver uma dedicatória em seu nome no final dos créditos no terceiro filme da franquia.


(Foto: Reprodução/ HBO MAX)

(Foto: Reprodução/ HBO MAX)

Homenagem a Amy Lehrhaupt nos créditos finais de ‘Antes da Meia Noite’.



Um quarto filme da sequência

Apesar de Ethan Hawke ter comentado na época do lançamento de “Antes da Meia Noite” que o sentimento de fim da trilogia havia sido decretado, a possibilidade de um quarto filme não tinha sido descartada até então.

Em entrevista concedida ao site francês Telerama, a atriz Julie Delpy revelou que recusou a proposta de participar da continuação após a mesma se sentir frustrada com a carreira e, até mesmo, cogitar outra profissão.

Após ter sido duramente criticada, Delpy declarou que havia sido mal interpretada e que um quarto filme sequer chegou a ser produzido, uma vez que os atores e o diretor se reuniram e concluíram que não conseguiriam encontrar algo bom para uma continuação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »