Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/03/2023 às 02h19min - Atualizada em 01/03/2023 às 02h14min

Independiente Del Valle surpreende e é campeão da Recopa Sul-Americana

Mesmo com a vitória no tempo normal e prorrogação, o Rubro-Negro não conseguiu o placar que necessitava para ser campeão

Maurício Barboza - labdicasjornalismo.com
Gabigol, atacante do Flamengo. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Jogando no Estádio do Maracanã, nessa terça-feira (28.02) o Flamengo perdeu nos pênaltis para o Independiente Del Valle pelo placar de 5 a 4 e amargou a perda de mais um título no ano. Mesmo diante de 71.411 torcedores, recorde de público do estádio em jogos de clubes desde a Copa do Mundo de 2014, o time conseguiu apenas devolver a derrota do jogo da ida (1 a 0), o que não foi suficiente para garantir o título.
 
1º TEMPO
 
Em virtude da vantagem obtida no Equador, o Del Valle começou a partida tentando cadenciar, mas o Flamengo forçou as jogadas pelo lado direito do campo com o lateral Varela. A primeira chance foi criada aos 14 minutos com o cabeceio do atacante Pedro, depois do cruzamento de Éverton Ribeiro. Logo em seguida, aos 16, o próprio Pedro balançou a rede adversária, mas foi assinalado impedimento.
 
A partir da metade do primeiro tempo o clube equatoriano já demonstrava que não tinha pressa, pois demorava na reposição de bola do goleiro, cobranças de laterais e de faltas. Aos 30 minutos o lance mais perigoso do jogo foi com Thiago Maia, que cabeceou a bola na trave após bom cruzamento do zagueiro David Luiz. Um minuto depois Ayrton Lucas mandou a bola no travessão, após nova bola cruzada, desta vez por Éverton Ribeiro.
 
Próximo do final do primeiro tempo a partida ficou nervosa, a arbitragem uruguaia um pouco insegura, e três jogadores flamenguistas receberam cartões amarelos: Éverton Ribeiro, Thiago Maia e Vidal. Carabajal foi amarelado pelo Del Valle. Nos acréscimos Varela entrou pela direita, chutou forte e o goleiro Ramírez impediu o gol. Forçando as bolas alçadas na área adversária, ainda deu tempo de Arrascaeta cabecear sem marcação, mas a bola foi para fora. Apesar do maior volume de jogo por parte do clube brasileiro, o placar não foi movimentado.  
 
2º TEMPO
 
A segunda etapa iniciou com o Rubro-Negro buscando o jogo e aos oito minutos Pedro teve uma bela chance, mas cabeceou para fora. O time equatoriano estava todo recuado e tentando explorar os contra-ataques, porém, o Flamengo caiu bastante de ritmo e com 20 minutos havia chutado no gol somente uma bola. Com isso, o técnico Vítor Pereira mexeu na equipe e entraram em campo Gerson e Everton Cebolinha no lugar de Vidal e Thiago Maia.
Quando haviam sido jogados 82 minutos, foram promovidas mais duas alterações: entraram Matheuzinho e o jovem Matheus Gonçalves, de 17 anos, os dois deram uma nova movimentação ao clube da Gávea. Nos acréscimos do segundo tempo (96 minutos), praticamente o último lance do tempo regulamentar, Arrascaeta empurrou para o gol equatoriano depois da bola cruzada por Cebolinha.
 
1º TEMPO DA PRORROGAÇÃO
 
Depois do gol flamenguista, a prorrogação iniciou mais cadenciada e o time brasileiro buscava ampliar o placar principalmente com bolas cruzadas na área e as jogadas individuais de Cebolinha e Matheus Gonçalves.
 
2º TEMPO DA PRORROGAÇÃO
 
O lance com maior perigo se originou de mais uma bola alçada na área, oportunidade em que o ataque Rubro-Negro reclamou pênalti, mas o árbitro interpretou como bola no braço. E no finalzinho, depois de muita cera, o goleiro Ramírez recebeu cartão amarelo. Concluída a prorrogação, o Flamengo teve mais posse de bola (68% a 32%), 26 chutes contra 5, sendo 4 no gol para cada equipe, entretanto não conseguiu repetir na prorrogação o que fez no primeiro tempo regulamentar.  
 
PÊNALTIS
 
O uruguaio Arrascaeta, que tinha marcado o gol da esperança flamenguista, começou as cobranças de pênaltis e apesar de chutar forte no canto esquerdo, acabou perdendo. O goleiro Ramírez fez uma ótima defesa. A partir daí todas as batidas foram convertidas. David Luiz, Cebolinha, Gerson e Gabigol para o Flamengo. Faravelli, Hoyos, Previtali, Schunke e Landázuri para o Del Valle.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS
 
O Flamengo entrará em campo no domingo (5), às 18h10, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca, no clássico contra o Vasco. Já o Independiente Del Valle jogará contra o Cumbayá Fútbol Club, fora de casa, segunda-feira (6), às 21h, sendo o seu segundo jogo pelo Campeonato Equatoriano.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »