Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2023 às 20h24min - Atualizada em 07/03/2023 às 20h04min

A influência do TikTok no consumo de produtos

Com um número de usuários diários que ultrapassam 1 bilhão, a plataforma é líder quando o assunto é influencia no consumo

Nicolle Santana - Revisado por André Pontes
(Foto: Reprodução/ TikTok)
 No ano de 2020 o mundo parou, e com a ausência da rotina de sair de casa por conta da pandemia, muitas pessoas recorreram às redes sociais como uma forma de ocupar o tempo, e especialmente, uma rede revelou-se um grande sucesso no entretenimento dos usuários: o TikTok. Surgido em 2014, mas com o nome de Música.ly, ele foi desenvolvido por uma empresa chinesa e viu seu apogeu em 2020 quando alcançou a marca de 2 bilhões de downloads.
 
 Mas o que explica o fenômeno dessa plataforma?

Com vídeos curtos que variam de 15s até 3min, o formato de conteúdo produzido, consegue cativar o usuário e vários estudos já comprovaram que o aplicativo libera dopamina, o qual é o hormônio do prazer, e explica o fato de muitas pessoas entrarem na plataforma e passarem por horas sem notar.

Como o TikTok alterou as relações de consumo?

 Antes do "boom" da rede social, já existia  a relação de influenciador e influenciado que com o TikTok, endossou ainda mais a possibilidade de alguém aderir a algum produto/serviço.

No ramo da indústria musical,
o TikTok alterou a lógica de consumo com suas "trends", sejam vídeos de danças ou edits usando o refrão de alguma música, a plataforma consegue colocá-la no Top10. Atualmente muitas músicas são pensadas em refrãos que podem “viralizar” na plataforma e na hora da divulgação dessa mesma canção, são pensadas algumas estratégias de marketing influenciadores, para que a música viralize ainda mais. Para tal acontecimento, é necessário lembrar dos conhecidos pelas danças, por exemplo, que podem fazer com a canção se torne uma "trend" e caia no gosto do usuário.  

Além disso, outro setor influenciado pelo TikTok foi o literário. O conhecidobooktok”, impactou a vida de muitos usuários através de "trends" que promoveram um crescimento no consumo de livros que instigavam as pessoas a quererem saber sobre o assunto do vídeo e consequentemente aderir o hábito da leitura. Diferente do que ocorre nas outras redes sociais, onde as marcas contratam apenas os grandes influenciadores, pois sabem que haverá um bom retorno financeiro, na plataforma do TikTok, pequenos empreendedores conseguem crescer e alcançar seu público-alvo graças aos algoritmos da plataforma.

Quando um vídeo no início possui um bom engajamento, ele entende que aquele conteúdo é bom de ser consumido e entregue. Dessa forma, tornou-se frequente o consumidor usar a plataforma para saber mais de um produto que lhe interessa, assistindo opiniões e resenhas de diferentes pessoas que muitas vezes não recebem valor monetário para estar falando sobre aquilo.


Como as estratégias de marketing são aplicadas

Você já se pegou consumindo algum tipo de conteúdo e quando se deu conta aquilo era uma publicidade? Pois é, isso já ocorreu com a maioria dos usuários. Diferente da plataforma do Instagram onde claramente percebemos no feed quando aquele conteúdo é publi, no TikTok a proposta é diferente.


 
Diversos criadores de conteúdo, especialmente de lifestyle, promovem um mershandaisng falando do produto, mas que ele aparece no meio do vídeo de uma forma que você só consegue perceber que aquilo é uma propaganda, quando o criador fala que tem um cupom de desconto para os seus seguidores, por exemplo. Os usuários dessa plataforma, estão cada vez mais interessados em conteúdos mais humanizados, onde eles conseguem sentir uma conexão/ identificação com o criador, por isso, quanto mais "real" e transparente você seja, mais engajamento você trará ao produto. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »