Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/03/2023 às 14h30min - Atualizada em 15/03/2023 às 16h33min

5 estratégias para viajar sem gastar tanto

Confira as seguintes dicas de viagem para aproveitar o máximo possível sem gastar tanto

Giovana Sousa Soares - Editado por Karen Sousa
https://www.onze.com.br/blog/como-economizar-em-viagens/
Giovana Sousa Soares
1. Se planeje financeiramente para a viagem
 
Mesmo que seja apenas uma pequena quantidade de dinheiro, como 2 reais por dia, com é proposto no Blog Cais do sertão, guardar uma quantia até conseguir o valor exato para bancar a viagem dos sonhos é bem mais prudente e seguro que pegar empréstimos e dividir toda a despesa no cartão de crédito, resultando no pagamento de juros altíssimos.

Gastar o dinheiro que não tem, ironicamente, vai apenas provocar uma bola de neve de dívidas onde você pode acabar pagando mais de duas vezes o valor de uma viagem.
 
 
2. Pacotes de viagem
 
Outra ótima opção que pode fazer como que você economize significativamente é comprar pacotes de viagem oferecidos por empresas confiáveis, existem pacotes que incluem os voos de ida e volta e o hotel pela metade do preço que você pagaria se comprasse os dois individualmente, mas é bom ficar sempre atento e pesquisar os preços desses serviços separadamente.

  Além disso, caso você resolva comprar de uma empresa não tão conhecida quanto Submarino Viagens, Decolar, Viaja Net, Almundo e Zarpo, é indicado perguntar para outras pessoas que compraram pacotes nessa mesma empresa, perguntando como foi sua experiência. Isso pode te salvar de um golpe.
 
 
3. Escolha bem o seu meio de transporte
 
Viajar de ônibus pode até ser mais demorado, mas além de ser um momento bom para escutar todas as suas músicas favoritas de uma só vez, é mais barato e, para quem tem medo de viajar de avião, talvez menos aterrorizante.

Além disso, nada te impede de usar o transporte público da cidade na qual você está indo também. Hoje, há países onde o transporte coletivo é de graça. Você também pode alugar uma bicicleta ou até caminhar pela cidade admirando com calma suas peculiaridades, carcaterísticas e lugares como lojinhas e feiras ao ar livre.

Às vezes, deixar as coisas ao acaso é melhor do que planejar tudo até os mínimos detalhes, especialmente se você é alguém que busca novas experiencias, mas tome cuidado para não passear por bairros perigosos. Lembre-se você tem a tecnologia à seu favor, use-a para saber o máximo possível sobre o seu destino desejado.
 
 
4. Excursão
 
Quanto mais pessoas para dividir a conta, melhor. No entanto, caso você não tenha uma rede muito grande de contatos, existe também a possibilidade de se juntar a uma excursão.

É possível encontrar e participar desses grupos através das redes sociais e, muitas vezes, o grupo já se encarrega de planejar todo o passeio, incluindo estadia, meio de transporte e atrações turísticas: tudo isso a preços baixíssimos.

A única desvantagem é que você fica restrito ao cronograma estabelecido pelos planejadores, o que não é problema caso você queira o mínimo de trabalho possível para se preocupar na viagem. Procure por excursões confiáveis, pesquise quem são seus organizadores e entre em contato com pessoas que já fizeram essa mesma excursão. Ter cuidado nunca é demais.
 
 
5. Use seu celular com sabedoria
 
A internet pode ser a sua maior aliada ou a sua pior inimiga, mantenha esse pensamento em mente toda vez que for buscar por qualquer serviço online. Desconfie de tudo.

E como já foi mencionado anteriormente, procure se informar o máximo possível. Hoje em dia existem milhares de sites, blogs e vídeos, como o disponível logo abaixo do canal Me Poupe do YouTube, com dicas incríveis que vão desde listas de itens essenciais para qualquer viagem até alertas sobre os principais golpes aplicados em turistas.

Ademais, também existem aplicativos gratuitos, como o Voopter, que monitoram os preços das passagens e comunicam quando elas estão em promoção.
 
 



Bônus:
 

Aqui esta uma dica de ouro para economizar em viagens internacionais fornecida pelo advogado Eduardo Meneses, que já esteve em mais de 15 países incluindo França, Estados Unidos e Argentina:


 
“Nas primeiras viagens, eu comprava a moeda do local ainda no Brasil. Mas com o advento dos bancos e cartões virtuais, como o WISE, vale muito mais a pena você creditar um valor na sua conta neste app, que é super fácil de abrir, e no país que estiver você faz a conversão de real para euro, dólar, franco suíço, etc. por um valor bem menor do que cobram as taxas de câmbio no Brasil.

Sendo que, ao final da viagem você não utilizar tudo, basta converter novamente para o real e gastar o valor aqui. Porém, há exceções: quando viajo para países que estão com uma economia fraca ou com alta inflação, vale a pena levar real em espécie e fazer o câmbio lá, a exemplo da Argentina, onde o câmbio paralelo é três vezes mais do que o câmbio oficial.”
Eduardo Meneses

Espero que essas dicas tenham ajudado e tenha uma ótima viagem :)


REFERÊNCIAS:

ONZE, Redação. Como economizar em viagens: 15 dicas: <https://www.onze.com.br/blog/como-economizar-em-viagens/>. Acesso em 15/03/2023 
 
ARCURI, Nathalia. Urgente! Como economizar na viagem!: <https://www.youtube.com/watch?v=ms5iiGMp6RY>. Acesso em 15/03/2023 
 
PINHEIRO, Bruno. Como Viajar Com Apenas R$ 2,00: < https://caisdosertao.com.br/como-viajar-com-apenas-r-200/ >. Acesso em 15/03/2023 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »