Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/03/2023 às 23h32min - Atualizada em 20/03/2023 às 22h57min

O Senhor dos Anéis | Relembre a trilogia de Tolkien

Iana Amoras - Editado por Ana Terra
Fonte: Omelete
J.R.R Tolkien é um dos autores mais memoráveis da literatura e a trilogia de O Senhor dos Anéis, uma de suas obras mais famosas, é um marco da literatura popular.
A trilogia é composta por três livros: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei – publicados entre os anos de 1954 e 1955. A história conta as aventuras de um grupo de personagens que viajam por um mundo fictício chamado Terra-média.

A transformação de livros em filmes possibilita uma experiência visual de imersão ao leitor, onde personagens e cenários ganham vida. E foi o que aconteceu com a obra de Tolkien, relembre:

1 – A Sociedade do Anel (2001)

A história começa com o hobbit Frodo Bolseiro ganhando de presente do seu tio Bilbo, o Anel de Poder, sem conhecer o poder do artefato. Quando Gandalf, o Cinzento, descobre a verdadeira natureza do Anel, ele dá uma importante missão à Frodo: destruí-lo.

Frodo segue sua jornada com um grupo inusitado de amigos: Gandalf, o mago; os hobbits Sam, Merry e Pippin; Legolas, o elfo; Gimli, o anão; e Aragorn, o humano. Juntos eles formam a Sociedade do Anel.

Ao longo do filme, os amigos lidam com diversos obstáculos e criaturas perigosas. São perseguidos pelos Nazgûl, servos do Senhor das Trevas, Sauron – que deseja recuperar o Um Anel, e batalham contra um Balrog, em Moria – onde Gandalf morre para salvar os outros.

O grupo viaja por diversas terras e paisagens da Terra-média, enquanto lutam para chegar a Montanha da Perdição, o único lugar onde o artefato pode ser destruído.
 
2 – As Duas Torres (2002)

Continuando sua jornada, Frodo e Sam seguem na missão de destruir o Um Anel, enquanto Aragorn, Legolas e Gimli vão ao resgate de Merry e Pippin que foram capturados por Orcs.  

Gandalf retorna como mago Branco, mas, nesse tempo longe, Sauron acaba fortalecendo seu exército e planeja atacar o reino de Rohan. Uma batalha sensacional acontece e parte da Sociedade do Anel se junta aos cavaleiros de Roham para defender o Abismo de Helm dos ataques de Orcs.

Durante o filme surge o personagem Gollum, um hobbit que se transformou em outra criatura por causa do controle do Um Anel. Ele cruza o caminho de Frodo e Sam e tenta ajuda-los enquanto luta com contra suas mudanças repentinas de personalidade.

No final, a Sociedade do Anel fica ainda mais separada, com Frodo e Sam continuando em direção a Mordor, enquanto Aragorn, Legolas e Gimli partem em uma missão para ajudar os reinos de Rohan e Gondor.
 
3 – O Retorno do Rei (2003)

Frodo e Sam chegam a Mordor para destruir o Um Anel, enquanto Aragorn, Legolas, Gimli e Gandalf lideram a luta final contra Sauron e seus seguidores em Minas Tirith, nos campos de Pelennor.

O filme tem vários momentos auges como, a chegada icônica de Aragorn com o exército dos mortos em Minas Tirith; Éowyn, sobrinha do rei de Rohan, matando o Rei Bruxo de Angmar; e a chegada do Rei Théoden e os Rohirrim na batalha de Pelennor.

Para distrair Sauron e fazer com que Frodo e Sam consigam destruir o Um Anel na Montanha da Perdição, o exército de Gondor e Rohan liderados por Aragorn, marcham para o portão negro de Mordor.

Após isso, a jornada de Frodo e Sam é concluída e o Um Anel é destruído, e a Terra-média é salva da ameaça de Sauron. No final, Aragorn se torna rei de Gondor; Pippin, Marry e Sam voltam para o Condado; Frodo, Bilbo e Gandalf vão para as terras imortais de Valinor.
 
Os filmes da trilogia conquistaram juntos 17 estatuetas do Oscar, incluindo de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Trilha Sonora Original para “A Sociedade do Anel” e de Melhor Filme e Melhor Diretor para “O Retorno do Rei”. A experiência cinematográfica proporcionada por Peter Jackson, diretor dos três filmes, é incrível e vale a pena assistir e revisitar várias vezes. Todos os filmes estão disponíveis na Amazon Prime.


Referência:
RENATA. “Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia”. Blog Piuka. Disponível em: https://blog.piuka.com.br/senhor-dos-aneis-saiba-tudosobre-essa-trilogia/. Acesso em 13/03/2023. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »