Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2023 às 20h35min - Atualizada em 25/03/2023 às 14h58min

Pesquisa IPEC aponta: 44% de brasileiros acreditam que Brasil pode virar comunista

Levantamento ainda aponta que 48% discordam de tal afirmação

Welyson Lima - labdicasjornalismo.com
Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Strucket. Reprodução/Instagram
Em pesquisa divulgada pela IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), no último domingo (19), 44% dos brasileiros acreditam que o Brasil corre risco de se tornar um país comunista; ao contrário de outros 48% que discordam e de 2% de brasileiros que nem concordam, tampouco discordam.

O percentual de 44% dos que acreditam nessa afirmação do Brasil virar comunista é o mesmo do ano de 2021 quando a pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, apontava o mesmo percentual. Em relação aos que não acreditam, em 2021 era cerca de 50%. Já neste ano, a pesquisa pontuou 48%.


No ano de 2021, o levantamento do Data Folha revelou que a concordância era maior entre eleitores que declaravam intenção de voto no então presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição nas eleições de 2022 (PL).

Os indicadores de 2023, conforme gráfico elaborado pelo IPEC, mostram que os brasileiros que compõem os 44% estão concentrados, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste (47%) e Sudeste (48%).

A pesquisa também avaliou a opinião de evangélicos e católicos. Os evangélicos, que pontuaram 57% na pesquisa, acreditam em parte ou totalmente que o Brasil corre risco de virar país comunista. Já em relação aos católicos, o índice é mais baixo (39%).

A pesquisa IPEC foi realizada entre os dias 2 e 6 de março e apresenta margem de erro de de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Verifique os gráficos no site do g1: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/19/ipec-44percent-acreditam-que-brasil-corre-risco-de-virar-um-pais-comunista.ghtml


O que leva brasileiros acreditarem que o Brasil pode virar país comunista?

Em 2021, quando o Data Folha divulgou os dados da pesquisa em que 44% acreditavam na crença do Brasil virar comunista, o Jornal “O Povo” ouviu especialistas em Ciências Políticas para procurar entender o porquê do medo do País ser governado mediante o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, principais expoentes da teoria comunista.

Entre as questões apontadas na entrevista pelos cientistas políticos, destacavam-se a influência do discurso político bolsonarista, a construção de imaginário coletivo em relação à ideologia comunista, bem como os valores conversadores tão presentes também nos discursos de bolsonaristas.

Os cientistas políticos ouvidos pelo Jornal “O Povo”, disseram à época que esses 44% de brasileiros que na pesquisa Data Folha afirmaram acreditar num Brasil comunista, tiveram influência direta com a eleição de Bolsonaro em 2018, pois o combate a essa ideologia fez parte dos discursos políticos de Bolsonaro na eleição daquele ano.

 
Mas afinal, o que é comunismo?

A ideologia comunista é uma das mais importantes dos últimos séculos. Surge especialmente com a modernidade.  A revolução francesa, o iluminismo e revolução industrial, assim como discussões sobre desigualdade, fome, problemas do imperialismo e colonialismo fizeram ecoar vozes a esses ideais.

Friedrich Engels é considerado o fundador do comunismo, versão moderna e revolucionária, que influenciou revoluções ao longo do século XX.

O comunismo tem como símbolos a conhecida cor vermelha em bandeiras e em peças, o machado e foice. Símbolos de país comunistas e símbolo da União Soviética.

Na ideologia, ser comunista é basicamente lutar por um mundo mais justo, lutar contra as desigualdades, contra fome, contra opressão. Ou seja, buscar um modelo ideal de mundo e que só pode ser alcançado mediante mobilização da sociedade.
 
REFERÊNCIAS:

Datafolha: 44% dos brasileiros acreditam que o Brasil pode virar comunista em 2022 (opovo.com.br), acesso em 22/3/2023
 
Comunismo: por que o brasileiro ainda tem medo da ideologia? (opovo.com.br), acesso em 21/3/2023
 
Ipec: 44% acreditam que Brasil corre risco de virar um país comunista | Política | G1 (globo.com), acesso em 22/3/2023
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »