Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/03/2023 às 19h51min - Atualizada em 31/03/2023 às 19h42min

Brasil bate recorde de inadimplência e acumula 70 milhões de pessoas com dívidas em atraso

Mais da metade dos brasileiros não conseguem pagar as contas em dia, aponta pesquisa

Daiane Gonçalves - Editada por Nick Santos
Reprodução
Um levantamento realizado pela Serasa Experian, divulgado em fevereiro deste ano mostra que em cinco anos, o número de brasileiros inadimplentes passou de 59,3 milhões em janeiro de 2018, para 70,1 milhões em janeiro de 2023. Os dados ainda apontam que o valor das dívidas também aumentou. Cada inadimplente deve, em média, cerca de R$4.612,30. De acordo com o Serasa, a inflação e os altos juros são fatores que contribuíram para esse crescimento. Cartão de crédito e cheque especial são considerados as maiores causas de endividamento. O uso de forma incorreta pode acarretar juros altíssimos e até multiplicar o valor da dívida, o que dificulta ainda mais a quitação do débito. O assistente de produção Edson Sousa, de 28 anos, diz que já passou por uma situação financeira delicada e teve seu nome foi negativado. “Fiquei por um bom tempo com o nome sujo porque não tive como pagar. Para conseguir limpar o nome não foi fácil. Mas consegui pagar a dívida. Porém, mesmo com o nome limpo, ainda hoje encontro dificuldades de conseguir crédito na praça”, relata.

A consultora financeira Andreza Stanoski diz que a falta de planejamento pode signficiar um risco a vida financeira. “Você precisa saber quais são as contas que você tem a pagar nos próximos 6 a 12 meses. Fazer uma relação de todas as dívidas e começar negociando aquelas que têm juros maiores, trocando esses juros maiores por juros menores, ou começar a guardar dinheiro numa conta de investimento onde ela vai render para você colocar uma disciplina para quitar essa dívida. E sempre que necessário, buscar um especialista para te ajudar nessa negociação”, explica.

Andreza também fala sobre os cuidados que são necessários até mesmo ao adquirir um bem material para não acabar tornando um sonho em pesadelo. “Quando você compra um carro, por exemplo, não é só a parcela do carro que você está adquirindo, é combustível, o seguro, a manutenção, a troca dos pneus... Então você também precisa fazer uma reserva para que esse bem que está comprando, não ultrapasse aquilo que você ganha. Então a parcela tem que caber no seu bolso e a manutenção também têm que caber no seu bolso”, orienta.

Para quem está com o nome negativado e deseja negociar a dívida, o “Feirão Limpa Nome” é uma ótima oportunidade. O evento é realizado pela Serasa e normalmente acontece no mês de novembro. A negociação também pode ser feita através do site www.serasa.com.br, app Serasa no Google Play e App Store, 0800 591 1222 (ligação gratuita) ou WhatsApp: (11) 99575–2096.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »