Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/10/2023 às 16h00min - Atualizada em 08/10/2023 às 15h38min

Governo Federal abre mais de 6,5 mil vagas para exame único

20 órgãos já se inscreveram para participar do concurso unificado para a seleção de novos candidatos para cargos do governo federal

Carlos Eduardo Souza - labdicasjornalismo.com
: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/09/concurso-unificado-vai-preencher-6-590-vagas-com-provas-em-um-unico-dia-em-180-municipios ///
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202309/concurso-nacional-unificado-ofertara-6-590-vagas-no-governo-federal-1
O MINISTÉRIO DA GESTÃO E INOVAÇÃO LANÇOU, NA ÚLTIMA SEMANA, O CONCURSO UNIFICADO COM MAIS DE 6.590 VAGAS PARA DIVERSOS CARGOS DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. ATÉ O MOMENTO, 20 ÓRGÃOS JÁ ADERIRAM AO PROGRAMA QUE É CHAMADO DE “ENEM DOS CORCURSOS PÚBLICOS”

EM UMA COLETIVA DE IMPRENSA NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, A MINISTRA ESTHER DWECK DISSE QUE O “ENEM DOS CORCURSOS” TAMBÉM PODE VIR A SE TORNAR UM MODELO DE SELEÇÃO PERIÓDICO, COMO OCORRE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO PARA ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. AINDA SEGUNDO A MINISTRA,  A SELEÇÃO UNIFICADA TRAZ BENEFÍCIOS COMO GANHO DE ESCALA E REDUÇÃO DE CUSTOS NA REALIZAÇÃO DO CONCURSOS, ALÉM DE PERMITIR A PARTICIPAÇÃO DE MAIS CANDIDADOS, JÁ QUE A PROVA SERÁ REALIZADA EM 180 MUNICÍPIOS DO BRASIL.

A PROVA SERÁ REALIZADA EM UM SÓ DIA, SENDO DIVIDIDA EM DUAS PARTES; A PRIMEIRA CONTENDO QUESTÕES OBJETIVAS COM A MATRIZ COMUM A TODOS OS CANDIDATOS.
JÁ A SEGUNDA PARTE, IRÁ ABORDAR QUESTÕES ESPECÍFICAS E DISSERTATIVAS POR BLOCOS TEMÁTICOS.
A PREVISÃO É QUE O EDITAL SEJA PUBLICADO ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO E A PROVA OCORRA NO DIA 20 DE FEVEREIRO DO PRÓXIMO ANO. A LIBERAÇÃO DO RESULTADO ESTÁ PREVISTA PARA MAIO DE 2024 E OS APROVADOS NO CONCURSO UNIFICADO SERÃO EMPOSSADOS EM AGOSTO DO MESMO ANO.

SEGUNDO O ECONOMISTA E PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA USP, FERNANDO COELHO, EM ENTREVISTA À CNN BRASIL, O CONCURSO PÚBLICO UNIFICADO TRARÁ MAIS SEGURANÇA PARA OS CANDIDATOS, PODENDO MINIMIZAR OS RISCOS DE INSEGURANÇA JURÍDICA, QUE ÀS VEZES RESULTAM NO CANCELAMENTO DOS CERTAMES.
OS CUSTOS DOS CONCURSOS SERÃO RATEADOS ENTRE OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDRAL E OS CRITÉRIOS SERÃO ESTABELECIDOS EM ATO DA MINISTRA ESTHER DWECK. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »