Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/10/2023 às 14h11min - Atualizada em 05/10/2023 às 14h07min

Taxa Selic: entenda a influência em nossa economia

Índice é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controle da inflação

Marcos Nascimento - Editada por Nick Santos
Reprodução/Internet

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia – Selic, é a média de juros que o governo brasileiro paga em empréstimos tomados dos bancos. A taxa selic é também conhecida como Taxa Básica ou Taxa Básica de Juros. Uma vez definida a taxa selic, o Banco Central passa a comprar e vender títulos públicos federais, tentando manter a taxa de juros o mais próximo ao valor debatido em reunião.
De acordo com o Banco Central do Brasil, a taxa selic tem uma grande influência em outras taxas de juros do país, como as taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. O economista Jivago Ribeiro Gonçalves, comenta que a taxa de juros básica tem como principal importância servir para controlar a inflação e estimular ou desestimular a economia conforme a necessidade.

Importância da Taxa Selic
A taxa selic é definida a cada 45 dias pelo
Conselho de Política Monetária (Copom). O órgão tem o dever de analisar a necessidade de aumentar, diminuir e manter a taxa selic conforme a situação macroeconômica.  A taxa selic é importante pois com ela pode-se controlar a economia brasileira, além de equilibrar a inflação atraindo investimentos estrangeiros, resultando na geração de mais empregos e crescimento econômico.
Ao ser questionado como a taxa selic é definida, Jivago explica. "Ela é definida através de modelos econométricos, nos quais são levados em conta uma série de dados sobre vários parâmetros da economia brasileira e daí se calcula a taxa de juros selic ótima, tendo por objetivo atingir a meta de inflação estipulada pelo Conselho de Política Monetária", diz.

Queda da Taxa Selic
Em reunião, o Copom identificou que a selic está em queda. Já em setembro o Conselho decidiu cortar a taxa básica, em 0,5 ponto percentual. No entanto, essa queda já era esperada pelo mercado financeiro, bem como as últimas mudanças na taxa: a previsão é que em 2023 o percetual feche em 11,75%, e em 2024 em 9%. Quando a taxa selic está em queda, é sinal de que o dinheiro está circulando pela população e que os preços do mercado estão menores. Assim, o consumidor pode comprar mais e investir, "aquecendo" a economia do país.

Taxa Selic em alta
Quando a taxa selic fica em alta, muitos empresários costumam diminuir seus investimentos, o que acaba afetando a produção de empregos para a população e a inflação cai. A população costuma consumir menos já que os preços estão em alta. Questionado sobre como a taxa influencia a economia quando está em alta, Jivago diz: "Quanto mais alta a taxa selic, mais ela inibe a demanda (consumo das famílias, investimentos) e, por conseguinte, ela freia os crescimentos dos preços dos bens e serviços, ou seja, contém a inflação. A taxa selic é um reflexo da política fiscal do governo, pois quanto mais o governo gasta, mais surgem os déficits fiscais e a dívida pública cresce. Para financiar esses déficits, o governo federal precisa pegar dinheiro emprestado e para tornar os títulos da dívida pública atraentes, ele precisa subir a taxa de juros selic”, pontua.
 
Referências:
Banco Central do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2023.
FERRARI, H. Taxa Selic cai para 12,75% em novo corte do Copom. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2023.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »