Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2023 às 16h36min - Atualizada em 08/04/2023 às 11h38min

Cidade de Deus 2: Estreia na televisão e volta de atores

Longa metragem indicado ao Oscar terá produção da HBO Max e série com imagens inéditas.

Ana Paula Alves Canuto - Revisado por Flavia Sousa
Cartaz de Cidade de Deus (Foto: Reprodução/Pinterest)

Em 2002, a favela carioca “Cidade de Deus” se tornou mundialmente conhecida por ser representada nas telas do cinema ao mostrar o dia a dia dos seus moradores e o crime organizado que crescia a cada dia desde sua criação em 1960.

Como podemos notar, a história foi baseada em fatos reais e tinha como base a relação que certos personagens mantinham entre si, como a vida deles se conectavam e como essa ligação levou a romper barreiras inimagináveis diante da realidade exposta.

Com direção de Fernando Meirelles, o filme adaptado do livro de mesmo nome e escrito por Paulo Lins,  foi estrelado por notáveis atores como Douglas Silva, Leandro Firmino, Alexandre Rodrigues, Seu Jorge e Alice Braga. Atingindo um público de total de 3. 307. 746 espectadores, foi considerado um dos filmes brasileiros mais importantes para o cenário cultural, sendo o único a receber até o momento quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, roteiro adaptação edição e fotografia.


 

Com a sequência para a televisão por meio da produção da HBO MAX, 3 dos atores já confirmados voltarão a encenar a história que mudou o cenário cinematográfico brasileiro, são eles, Alexandre Rodrigues (Buscapé), Thiago Martins (Lampião) e Roberta Rodrigues (Berenice). Com um total de 6 episódios, a série retratará como os personagens estão 20 anos depois do filme.


Resumo

A adaptação cinematográfica relata a vida dos personagens moradores da Cidade de Deus, favela que segundo o narrador, é o lugar onde morava aqueles onde o restante da sociedade rejeitava. Buscapé narra a história da comunidade desde sua criação.
Enquanto o narrador tentava não se manter envolvido com o crime, outros personagens como Bené e Zé Pequeno se tornam traficante e donos das bocas da favela.






Personagens Principais
 

  • Buscapé: (Alexandre Rodrigues) Narrador do filme. Sonha em ser fotografo e usa dessa habilidade para fotografar momentos do dia a dia da favela, apesar de conviver com a violência de onde mora, ele não se deixar levar pelo mundo do crime do qual a Cidade de Deus é exposta.
  • Dadinho/Zé Pequeno: (Douglas Silva/Leandro Firmino) um dos principais traficantes da Cidade de Deus, ele que é sociopata, sente prazer em matar as pessoas, principalmente seus rivais, quando criança seu apelido era dadinho, mudando para Zé Pequeno em uma celebração de candomblé.
  • Bené: (Phellipe Haagensen/Michel Gomes) amigo de infância e braço direito de Zé Pequeno, diferente do seu amigo, Bené era amoroso e bem sociável com os moradores da favela.
  • Sandro Cenoura: (Matheus Nachtergaele) rival de Zé Pequeno também é dono de boca e se torna um personagem decisivo pelo poder na favela.  
  • Mané Galinha: (Seu Jorge) carismático, Mané Galinha, se junta com Cenoura para vingar-se de Zé Pequeno, após ter sua namorada estuprada e familiares mortos pelo traficante.


Análise do filme

Por mais que eu não more em uma favela, ter esse cenário retratado e conhecido mundialmente, me alegra, de primeiro modo por ser uma entusiasta da cultura brasileira e por saber que o Brasil, pela forma que o filme foi produzido, dirigido e mostrado, tem a capacidade de chegar à lugares de destaques mundiais.
Não podemos esquecer e negar que nosso país também é feito de favelas e que nesses lugares moram pessoas, muitas vezes, discriminadas e apagadas pelo restante da sociedade, e acabam se vendo no mundo do crime, não por querer, mas por precisão, felizmente a maioria consegue driblar esse cenário e mudar sua realidade, são por essas pessoas que devemos lembrar que é de lá que sai aqueles que levam o conhecimento, a força e a persistência brasileira e ter esses vários lados apresentado em um filme do nível de Cidade de Deus, é sem dúvidas, um orgulho para nós brasileiros.



Leia mais: 
As plataformas de streamings e o cinema brasileiro
Cinco filmes brasileiros para conhecer o cinema nacional
Filmes brasileiros que você precisa conhecer

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »