Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2023 às 11h55min - Atualizada em 23/04/2023 às 20h42min

Representatividade preta: Crianças ganham releitura de personagens infantis por meio de fotografia

Fotógrafo promove empoderamento e faz sucesso nas redes sociais

Ana Paula Alves Canuto - Revisado por Flavia Sousa
(Foto: Reprodução/ Divulgação Instagram)

Quem nunca se imaginou um personagem infantil? Então, já parou para refletir que além do ponto da diversão, as narrativas infantis promovem diversidade, representação e espaço de fala. Mesmo no século XXI essa reflexão ainda se faz necessária para avançarmos em questões que ainda precisam de um olhar mais amadurecido.


Importância da representatividade em personagens infantis
 
Qual a importância da representatividade preta nos diversos campos da sociedade, incluindo os desenhos? Afinal, assistir um filme, ler uma história em quadrinho, ver uma fotografia, tudo isso faz parte do entretenimento e pode contribuir para atingir um espaço importante na vida de grupos minorizados, a representatividade e os personagens possuem esse papel na vida das crianças e podem ser usados como métodos de estudos para desenvolvimento socioemocional em todas as fases da infância.

Desde que nos entendemos por gente é necessário que os personagens infantis presentes nas animações tragam diversidade e empoderamento, pois assim, todos podem se sentir representados e acolhidos dentro da sociedade.

 

Projeto de carioca usa fotografia para trazer a representatividade preta

É muito importante que as crianças pretas se vejam e sintam representadas onde quer que estejam e a fotografia é uma das ferramentas que se pode usar para trabalhar esse ponto. Nós tiramos, capturamos imagens para revelar, gravar, recordar algo que queremos mostrar ao mundo ou simplesmente ter ali para vermos quando quisermos.
E um dos projetos que traz essa valorização é o do fotógrafo Ruan Walker, o profissional de 30 anos, usa do seu trabalho para trazer a participação preta principalmente nos desenhos animados, afinal, as histórias infantis fazem parte do nosso imaginário e na maioria das vezes refletem questões sociais e trazendo essa representação  como é o seu objetivo só mostra que todos podem ocupar lugares de destaque, inclusive crianças pretas.

Em suas redes sociais, as publicações de crianças pretas como se fossem personagens famosos da telinha, fazem grande sucesso, um dos ensaios que viralizou foi o da releitura da Turma da Monica que inclusive chegou até mesmo ao perfil oficial da turminha de Mauricio de Sousa. Fofura e empoderamento não faltaram nesse ensaio.

Com mais de 400 mil seguidores em seu perfil, as fotos da Turma da Monica vêm ganhado cada vez mais curtidas atingindo quase 1 milhão, o que gera um bom engajamento e nos faz refletir sobre os que lugares que todos podem e querem ocupar, principalmente aquelas que antes não se sentiam representadas nos mais diversos campos da sociedade.


 
Outros temas infantis também fizeram e fazem parte do projeto de fotografia de Ruan como você pode conferir em seu perfil no instagram, personagens como, Barbie feito para a Luyza Vitoria, as princesas da Disney, o Homem – Aranha, entre outros, todos representados por crianças pretas também como os pequenos Anthony Gabriel e Gabrielly Nascimento com intuito de trazer a valorização e os colocar em papéis  de destaque, pois na maioria das vezes o que pode ser notado é que esses mesmos papeis são ocupados por pessoas brancas o que gera uma desigualdade, mas com projetos como o de Ruan, essa desigualdade vai se tornando cada vez menor.



Leia mais:
Porque a representatividade preta incomoda tanto?
Fotografia e suas significações na era das redes sociais
Arte e solidariedade: Projeto ajuda pessoas por meio da fotografia



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »