Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/04/2023 às 18h36min - Atualizada em 29/04/2023 às 18h17min

Choque de Cultura estreia sua 2° Temporada no Canal Brasil

O maior programa humorístico sobre o cinema volta às telas da TV toda segunda-feira

Manu Barioni - Editado por Marcela Câmara
O programa cultural com os maiores nomes do transporte alternativo do país volta às telas da televisão com a estreia de sua 2° temporada no Canal Brasil. Você achou que eu ia falar de Choque de Cultura hoje? Achou errado, otário.

Produzido pela Tv Quase em 2016, o Choque de Cultura é um programa humorístico sobre cinema. A ideia de sua criação surgiu através do pedido da Omelete - um canal e site dedicado ao entretenimento -  em criar um programa específico para falar de cinema, no estilo de outro projeto da produtora, o Falha de Cobertura, que abordava análises engraçadas e aleatórias sobre futebol.



Para compor o elenco, houve a utilização de Julinho da Van (Leandro Ramos) e Rogerinho do Ingá (Caito Mainier), dois personagens que já existiam nas produções da Quase, além da criação de Maurílio dos Anjos (Raul Chequer) e Renan (Daniel Furlan). Dessa forma, com a junção desses quatro integrantes, viria a se formar o que é o Choque de Cultura, onde quatro motoristas de transportes alternativos fazem suas críticas e análises sobre produções cinematográficas, mesclando um humor muito característico e aleatório, recheado de críticas sociais.

Inicialmente, o programa era disponibilizado no canal do Youtube da Tv Quase e do Omelete. Com a vasta popularidade que ele foi adquirindo, em 30 de setembro de 2018 o programa teve sua estreia na Rede Globo. Ele ia ao ar todo domingo à tarde antes do Tela Máxima, abordando sobre os filmes iriam ser colocados na programação. Com o início de sua 2° temporada na Globo, ele passou a ser chamado de Choque de Cultura Show, ganhando uma plateia e cenários diferentes para a apresentação do programa.

Em 2020 foi anunciado que sua próxima temporada seria produzida pelo Canal Brasil, com a disponibilização de seus vídeos no canal do Youtube da TV Quase. Contando apenas com 3 episódios em 2020, a produção foi interrompida devido a Pandemia, voltando apenas em janeiro de 2021. Com 6 episódios até fevereiro, além da live para o Oscar em abril, havia sido a última exibição do programa em audiovisual até o momento.

Produzido também pelo Canal Brasil em 2021, foi estreado o podcast “Choque de Cultura - Ambiente de Música", onde os pilotos agora discutiriam sobre gênero musicais, do mesmo jeito peculiar de seu programa de TV. Com a ausência de Rogerinho do Ingá, devido à sua lesão ao final da live do Oscar 2021, Julinho, Renan e Maurílio poderiam finalmente falar sobre música, ambiente que Rogerinho dizia sempre detestar pois “ambiente de música é ambiente de drogas”.

Dessa forma, firmando parceria mais uma vez com o Canal Brasil, Choque de Cultura estreia sua 2° temporada. Seus episódios serão lançados semanalmente às 22h da segunda-feira na TV e aos domingos pelo canal da Tv Quase. Os episódios contarão com a presença dos quatro integrantes, além da cobertura de filmes nacionais mesclados à lançamentos do cinema mundial.




REFERÊNCIAS
Choque de Cultura terá segunda temporada no Canal Brasil: Programa de humor que traz discussões sobre cinema e outras temáticas culturais entre motoristas de transporte público estreia na próxima segunda-feira (24/4). 2023. Correio Brasiliense.
Disponível em:https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2023/04/5088741-choque-de-cultura-tera-segunda-temporada-no-canal-brasil.html. Acesso em: 25 abr. 2023.
 
Choque de Cultura. Tv Quase Wiki. Disponível em: https://tv-quase.fandom.com/pt-br/wiki/Choque_de_Cultura. Acesso em: 29 abr. 2023.

PADIGLIONE, Cristina. Achou que não ia ter mais Choque de Cultura? Achou errado: Nova temporada do humorístico mistura crise no jogo do bicho e cinema nacional com efemérides mundiais. 2023. Folha UOL. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/cristina-padiglione/2023/04/achou-que-nao-ia-ter-mais-choque-de-cultura-achou-errado.shtml. Acesso em: 25 abr. 2023.
 
Segunda temporada de Choque de Cultura estreia no Canal Brasil. 2023. Making of. Disponível em: https://portalmakingof.com.br/segunda-temporada-de-choque-de-cultura-estreia-no-canal-brasil/. Acesso em: 25 abr. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »