Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2023 às 16h45min - Atualizada em 07/05/2023 às 12h49min

Lá ele e as gírias mais populares da Bahia

Conheça as expressões famosas do dicionário baianês

Kauane Brito - revisado por Joyce Oliveira
Baianês: o dialeto da Bahia (Foto: Kauane Brito)

A terra que é palco de estreia dos seus habitantes, além de sediar uma das maiores festas de rua do planeta, tem um dialeto “diferenciado” que reúne expressões com vários significados. O baianês é uma marca registrada da Bahia que nos últimos meses saiu dos limites do estado e ganhou as redes sociais. 

 

Tudo começou com o nome da mascote oficial da Copa do Mundo, “La’eeb”, que se parecia com a expressão “Lá ele”. Logo a gíria virou meme nas redes sociais e apresentou as outras gírias baianas para todo o Brasil. Mas qual o significado e o melhor uso para cada expressão? O Lab preparou uma seleção para deixar você por dentro do baianês. 

Lá ele 

 

De longe, uma das gírias regionais mais conhecidas. O “Lá ele” é um artifício de defesa pessoal do baiano contra frases de duplo sentido ou situações que ataquem a masculinidade de alguém. Pode ser um sinônimo para “eu não” e “sai fora”.
 

“Hoje eu estou sem troco. Posso te dar amanhã?” “Lá ele, pai!” 

 

Em janeiro deste ano, o cantor e compositor Tierry, em parceria com o compositor do sucesso “Caneta Azul”, Manoel Gomes, lançou uma música que conta a história de um relacionamento amoroso com várias sentenças de duplo sentido combatidas pelo uso da gíria “Lá ele”. O clipe oficial da música que leva o nome da expressão baiana já alcançou mais de 50 milhões de visualizações. 


(Reprodução: Tierry - YouTube)
 

A expressão ainda tem uma variação conhecida para se defender de um mal que outra pessoa sofreu. No caso de alguém que está acometido com uma doença na pele, se uma pessoa for demonstrar o local, usando o próprio corpo, o “Lá nele” serve para afastar o mal.
 

Largar o doce 

 

A gíria que é a favor da sinceridade nos mínimos detalhes. “Largar o doce” significa falar a verdade, dizer algo na cara. Essa expressão pode ser um sinônimo para “soltar o verbo”.

   

 Seguindo o bom costume baiano de fazer música com seus dialetos, a gíria é tema de “Larga O Doce, Pivete”, da Banda Parangolé.

 

Barril  
 

A expressão surgiu dos barris de água que os trabalhadores carregavam em Salvador na década de 50. Por ser pesado, era difícil carregar o objeto. Daí surgiu o sinônimo para complicado ou problema. “Barril” serve para expressar uma situação difícil. Essa gíria é sofisticada porque tem graus de aumentativo que seria o “Barril dobrado” e o “Barril triplicado”. 

 

“A prova de matemática tava barril.” 
 

Em alguns casos, o “Barril” pode significar admiração, como um sinônimo para “top”. É o caso da música “Barril Dobrado”, do grupo Psirico, que é uma declaração para a amada que está presente em todas as situações. “A gente junto, bebê (é barril dobrado).”


(Reprodução: Psirico Oficial - YouTube)
 

Se pique

 

A expressão nasceu do termo “picada”, que era os caminhos abertos nas matas de Salvador. “Se pique” se refere a pegar a picada, ou seja, ir embora imediatamente. Como sinônimo de “vá embora”, a gíria é uma forma sutilmente baiana de mandar a pessoa sair de forma imediata.
 

 
 

(Reprodução: Baianês Oficial - Instagram)


O 'Dicionário de Baianês' de Nivaldo Lariú

O dialeto baiano é tão barril que tem até livro! Há mais de 30 anos, o engenheiro nascido no interior do Rio de Janeiro, Nivaldo Lariú, resolveu catalogar as expressões e transformar em um livro. Apaixonado e colecionador das gírias, em 'Dicionário de Baianês', o autor busca o resgate e a preservação da linguagem popular. O livro é um marco e já vendeu mais de 300 mil exemplares.



Agora é hora de largar o doce: depois de meter (lá ele) essa seleção barril dobrado das gírias mais populares da Bahia e ainda apresentar o Dicionário de Baianês, eu vou me picar, mas antes, deixo essa matéria para você se assuntar sobre os melhores lugares do estado para treinar o baianês, clicando aqui.

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »