Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/05/2023 às 13h57min - Atualizada em 25/05/2023 às 13h40min

Flamengo e Nublense empatam e deixam o grupo A embolado

Desempenho da equipe carioca deixa torcida preocupada para o restante da competição; faltam dois jogos para o fim da fase

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Vidal chegou no Flamengo como ídolo, mas péssimas atuações decepcionam a torcida (Foto: Javier Torres/AFP)

O Flamengo empatou com o Nublense em 1x1, jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Gabigol abriu o placar a favor dos cariocas e os donos da casa empataram com Henríquez. Com o resultado, o rubro-negro permanece na segunda posição do grupo A, com cinco pontos. Já os chilenos aparecem em terceiro, com quatro. O terceiro colocado terá direita a uma vaga na fase mata-mata da Copa Sul-Americana 2023. O Racing , próximo adversário do brasileiro na competição, lidera a chave com 10 pontos e está muito perto da vaga.
 

Mais uma vez, o Flamengo fez um jogo decepcionante. Durante o primeiro tempo, o time de Jorge Sampaoli tinha o controle do jogo e mantinha a bola no ataque, porém não conseguia transformar as jogadas em finalizações. O rubro-negro terminou a partida com 61% da posse de bola, mas não adiantou muita coisa, pois no decorrer dos 90 minutos, foram feitas apenas sete finalizações contra 14 do Nublense. Mesmo assim, a expectativa é que os cariocas avancem de fase. Entretanto, se continuar com esse futebol será eliminado cedo, principalmente, caso o adversário nas oitavas de final seja uma equipe competitiva.

O próximo compromisso do Flamengo pela Libertadores ocorre no dia 08 de junho contra o Racing. Vencer é fundamental para ainda sonhar com a primeira colocação do grupo A, já que faltam apenas duas rodadas e os argentinos lideram a chave com 10 pontos.

1° TEMPO

Mesmo jogando fora de casa, o Flamengo partiu para cima do adversário. Nos minutos inicias, parecia que o atual campeão da América iria vencer a partida sem muitas dificuldades. Aos dois, Gerson lançou Vidal na área, o volante chileno cabeceou e o goleiro Nicola Pérez defendeu tranquilamente.

Depois desse lance, o Flamengo continuou fazendo a marcação pressão, mas a defesa chilena estava muito bem armada. Uma alternativa para furar o bloqueio era o drible. O único jogador com essa característica era o atacante Éverton Cebolinha, porém não estava bem no jogo.

Por volta dos 13, o clube da Gávea tinha 76% da posse da bola contra 24% dos donos da casa, mas só tocava de lado e não havia objetividade. Aos 15, Cebolinha, tocou para Gerson, que fez um corta-luz, a bola sobrou para Vidal, mas o chileno chutou fraco e o goleiro Pérez defendeu em dois tempos. Além de assustar pouco, quando chegava, os jogadores não tinham capricho nos chutes.

Depois de muito tempo no sufoco, o Nublense explorou o contra-ataque e teve a primeira chance de abrir o placar aos 20 minutos. Após bate-rebate na área, o volante Leiva chutou e o goleiro Matheus Cunha defendeu. Depois desse lance, os chilenos ficaram mais confiantes no jogo e passaram a assutar um pouco mais à meta rubro-negra. Aos 26, o meia Oyarzo arriscou de fora da área e chutou por cima da trave defendida por Matheus Cunha.

Mesmo sumido no jogo quando apareceu foi eficiente. Gerson tocou de cabeça, a bola bateu na defesa chilena e Gabigol bateu de fora da área para colocar o Flamengo à frente no placar. Após sofrer o gol, os jogadores do Nublense não se abalaram e foram para cima em busca do empate. O lateral Filipe Luís errou o passe, a bola sobrou para Oyarzo, que acertou a trave.

Apesar da baixa posse de bola, o Nublense teve mais finalizações em comparação ao Flamengo. Ao todo, foram quatro contra dois. No geral, o primeiro tempo foi bastante truncado com poucas oportunidades. Dessa forma, o placar foi justo pelo fato de os cariocas terem aproveitado a oportunidade, mas um empate também não seria nenhum absurdo.

2° TEMPO

Assim como na etapa inicial, o Flamengo tinha posse de bola, mas não a transformava em chances claras de gol. O time do Nublense era mais objetivo. Ficava pouco com a bola, mas sabia aproveitá-la. Aos 17, o volante Henríquez arriscou de longe e Matheus Cunha defendeu. O empate era questão de tempo. No minuto 24, o zagueiro Léo Pereira errou o passe, a bola sobrou para Henríquez, que chutou e Matheus Cunha fez outra defesa.

Para reagir, o técnico Jorge Sampaoli até fez algumas alterações, porém não surtiram o efeito desejado e os chilenos continuaram pressionando. Após escanteio, o zagueiro Coroca cabeceou para fora. Aos 27, após cruzamento pela direita, a bola sobrou para Henríquez. A marcação ficou parada, o volante driblou e empatou o jogo a favor dos donos da casa, o que já era esperado. O Nublense fez um segundo tempo impecável e até merecia uma virada.

Já o Flamengo estava totalmente entregue no jogo. O time não conseguia mais tocar a bola em profundidade, apenas para os lados ou para trás. Se a equipe adversária fosse mais competitiva, possivelmente teria goleado. Ainda assim, os cariocas conseguiram um suspiro.  Depois de bela jogada de Gerson, o meia tabelou com o atacante Pedro, driblou o goleiro e chutou, mas a zaga mandou para longe. Parecia que o Flamengo havia melhorado nos minutos finais, porém os lances de perigo foram apenas lampejos. 

Aos 44, Léo Pereira cobrou falta e mandou para fora. Nos minutos finais, os chilenos quase viraram o placar. Em escanteio cobrado, Córdova cebeceou para fora. Os visitantes ainda tiveram a última oportunidade, mas não aproveitaram. Pedro saiu na cara do gol, encobriu o goleiro, mas a bola foi por cima.

PRÓXIMOS JOGOS

O Flamengo volta a campo no próximo sábado (27), às 18h30, contra o Cruzeiro, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Nublense volta a campo no dia 07 de junho quando enfrenta o Aucas, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »