Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/06/2023 às 14h13min - Atualizada em 01/06/2023 às 14h05min

Sevilla é heptacampeão da Europa League

Equipe espanhola sofre, mas busca empate e vence nos pênaltis com tranquilidade

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Sevilla é o maior vencedor da competição, com 7 títulos. (Foto: Joe Klamar/ UFP)

O Rei da Liga Europa venceu mais uma vez! O Sevilla se sagrou campeão após vencer a Roma nos pênaltis pelo placar de 4x1, depois de empatar no tempo normal em 1x1. Dybala fez para os italianos e, na etapa final, Mancini marcou contra e empatou a decisão. Com o título, o Imortal está classificado para a Champions League da temporada 2023/24 e receberá 8,6 mihões de Euro (Cerca de 46 milhões de reais). Já a Roma ganhou o prêmio de 4,6 milhões de Euros (R$ 24 milhões).

Além da temporada atual, o Sevilla venceu a Europa League nas temporadas de 2005/06, 2006/07, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2019/20.

Os Imortais fizeram uma temporada de superação. Além de ter sido eliminado na fase de grupos da Champions, chegou a lutar para não ser rebaixado na La Liga. Entretanto, o técnico José Luís Mendilibar chegou e, aos poucos, colocou o time nos trilhos. Antes de derrotar a Roma, eliminou o Fenerbahçe, nas oitavas de fina;, Manchester United, nas quartas; e Juventus, na semifinal.

TEMPO

No decorrer da etapa inicial, ambas as equipes evitavam se expor no campo de ataque. Para furar o bloqueio adversário, os times optaram em explorar jogadas individuais pelas pontas, já que pelo meio de campo estava difícil.  Aos 11, o atacante Dybala recebeu pela direita, driblou a marcação e tocou para o lateral Spinazzola. No chute, o goleiro Bono fez grande defesa.

A partida continuava bastante truncada. Como estava difícil usufruir o toque de bola, a alternativa era utilizar os pontas em velocidade. Mesmo assim, as equipes marcavam muito bem. Aos 32, o atacante Abraham caiu na área e o árbitro mandou seguir o jogo. Entretanto, o VAR o acionou para marcar um possível pênalti a favor da Roma. Na checagem, manteve a decisão e a bola continuou rolando normalmente.

Dois minutos depois, o volante Cristante deu um belo passe em profundidade para o atacante Dybala, o argentino bateu cruzado e abriu o placar a favor dos italianos. Do outro lado, os jogadores do Sevilla não se abalaram e foram para cima em busca do empate. Como passar pela defesa italiana estava difícil, a alternativa era tentar chutes de longa e média distância. Nos acréscimos, o meia Rakitic arriscou e mandou na trave defendida por Rui Patrício.

A Roma mereceu o placar favorável pelo fato de ter aproveitado a oportunidade, porém não seria injusto se o jogo terminasse empatado, pois ambos os times criaram poucas chances.

2° tempo

Com o placar em revés, o técnico José Mendilibar fez duas substituições no intervalo. Colocou o meia Lamela no lugar de Bryan Gil e tirou Óliver Torres para a entrada de Suso. Logo nos momentos iniciais, a Roma foi para cima. O meia Ocampos finalizou “de bicicleta” e mandou para fora. Aos seis, o Sevilla tentou responder. O lateral Alex Telles recebeu de Lamela e chutou por cima da trave defendida por Rui Patrício.

No lance seguinte, o meia Jesús Navas tentou cruzar para o atacante En-Nesry, mas pegou no zagueiro Mancini e entrou no fundo da rede espanhola. Este placar levava o jogo à prorrogação.  Depois do empate do Sevilla, os atletas ficaram bem nervosos e o jogo passou a ter muitas faltas. Aos 20, o árbitro deu cartão amarelo para Cristante e Rakitic por reclamação.

No minuto seguinte, após cruzamento, Abraham finalizou e o goleiro Bono fez grande defesa. Na segunda parte da etapa final, o Sevilla passou a gostar do jogo. Ocampos disputou a bola com o zagueiro Ibañez e o árbitro marcou pênalti a favor do Sevilla. Todavia, o juíz revisou o lance no VAR e cancelou a marcação. Após os 30 minutos, o clima do jogo continuava tenso. Quem fizesse o gol, possivelmente era campeão, já a partida era paralisada o tempo todo.

Os jogadores da Roma reclamavam de um possível pênalti, devido a um toque de mão do volante Fernando. O árbitro seguiu o jogo e os italianos não paravam de reclamar. Aos 37, o meia Pellegrini cobrou falta e Bono fez grande defesa. Nos acréscimos, o Sevilla foi em busca da virada, pois queria resolver o jogo no tempo normal. Suso cruzou e El-Nesyri cabeceou para fora. Momentos depois, Suso cortou para o meio e Rui Patrício defendeu. No rebote, Fernando mandou para fora.

Embora o jogo tenha terminado empatado, o Sevilla merecia o título, pois criou mais oportunidades no decorrer do segundo tempo.

1° TEMPO PRORROGAÇÃO

Durante a prorrogação, os jogadores estavam cansados e, assim, o ritmo da partida estava lento. No primeiro tempo as equipes não conseguiam criar oportunidades. O time do Sevilla até tentava ir para o ataque, mas faltava perna. Já a Roma tentava explorar contra-ataques, porém não teve sucesso.

2° TEMPO PRORROGAÇÃO

Para o segundo tempo, o técnico José Mourinho fez duas substituições. Tirou o lateral Spinazzola, que estava cansado e colocou o zagueiro Lloriente para proteger a defesa. Além disso, tirou colocou o atacante El-Shaarawy no lugar de Pelegrini, com o objetivo de ganhar mais velocidade para o fim do jogo.

O único lance de perigo da prorrogação ocorreu aos 25 do segundo tempo. O zagueiro Smalling cabeceou na trave. O restante da prorrogação foi apenas de faltas e substituições. Ambos os times estavam com medo de perder a partida.

PÊNALTIS

Nos pênaltis, Ocampos, Lamela, Rakitic e Montiel convertaram os pênaltis que resultaram no oitavo título de Liga Europa do Sevilla. Pelo lado italiano, Cristante guardou, mas Mancini e Ibañez perderam.

PRÓXIMOS JOGOS

Neste fim de semana, ambos os times disputam a última partida em seus respectivos campeonatos. O Sevilla enfrenta a equipe do Real Sociedad no domingo (04), às 13h30 ( Brasília), pela La Liga. Já a Roma recebe o Spezia, no mesmo dia, às 16h (Brasília), pela Série A Tim.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »