Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/06/2023 às 13h29min - Atualizada em 02/06/2023 às 10h58min

O acelerado fim de The Flash

Joérica Cunha - Editado por Letícia Nunes
Fonte: The CW | Reprodução: Google


Em outubro de 2014 estreava na CW a primeira temporada da série que viria a se tornar um dos grandes sucessos da emissora. The Flash, série baseada no personagem Barry Allen/Flash da DC Comics, surgiu como um spin-off de Arrow, integrando o Arrowverse (Universo Arrow). A produção teve seu último episódio exibido em 24 de maio de 2023, encerrando a história do velocista após 9 temporadas e 185 episódios.

Desde a primeira temporada, a previsão dos produtores da série era, ao menos, 10 temporadas fossem produzidas, mas devido a queda da audiência ao longo das temporadas, e com o fim da série Arrow, os planos mudaram e a produção adiantaram os eventos previstos para acontecerem nas últimas temporadas.

O evento da Crise nas Infinitas Terras estava previsto para acontecer apenas no final da série, mas foi adiantado para a sexta temporada da série em uma tentativa de atrair de volta o público que havia abandonado a série devido aos acontecimentos das temporadas anteriores.

Apesar dos problemas em manter a audiência e em construir arcos interessantes, o principal fator para o final da série ter sido antecipado foi a decisão do ator Grant Gustin de deixar a produção. O ator interpretava Barry Allen, o protagonista da série, e com a sua decisão de não renovar o contrato para mais uma temporada, os diretores decidiram por finalizar The Flash, já que não faria sentido continuar sem o ator principal e faria menos sentindo ainda trocar o ator que interpreta o protagonista na décima temporada.

Após o anúncio da decisão pelo encerramento da série, os fãs esperaram que a última temporada superasse o que foi realizado nos anos anteriores, mas o resultado foi uma temporada fraca, com acontecimentos acelerados e decepcionante.


Foto: The Cw | Reprodução: Google


O arco final da série foi dividido em quatro partes, e com isso, esperava-se que algo grandioso aconteceria. O retorno de todos os vilões velocistas da temporadas anteriores e o surgimento do vilão Azul Cobalto (Rick Cosnett) indicava que a série teria um final digno, mas toda a construção do antagonismo foi abandonada e o conflito final foi solucionado através de um diálogo e de forma acelerada. Sem contar com o embate entre o time Flash e a legião de velocistas, que já apareceram anteriormente na série e deram trabalho, foram derrotados facilmente por personagens secundários.
         
O término do último episódio não foi de todo ruim, apesar de decepcionante, principalmente no que implica a luta final, as cenas finais dos momentos entre Barry e sua família foram emocionantes.
 

Fim do Arrowverse?
O Arrowverse, ou Universo Arrow, surgiu com a série Arrow mas foi se consolidando a medida em que inúmeros spin-offs da produção principal iam surgindo dentro do mesmo universo. O Arrowverse uniu diversos super-heróis da DC em um mesmo mundo através de várias séries diferentes, como Arrow, The Flash, Supergirl, Raio Negro, Batwoman, Legends of Tomorrow e Supeman & Lois.  No entanto, uma a uma, as obras do universo compartilhado foram sendo finalizadas ou canceladas, restando apenas The Flash, que ao ser encerrada, finalizou também o Arrowverse após mais de uma década.
           
Atualmente, a série Superman & Lois ainda está em exibição, e é o único seriado da CW com personagens da DC que ainda segue vivo. O título poderia ser um esperança para o Arrowverse, mas, de acordo com a própria narrativa da série, a obra não se passa na Terra-Prime, onde os demais personagens do universo compartilhado estão.

A Terra-Prime foi criado durante o evento crossover Crise nas Infinitas Terras, que uniu todos os personagens do Arrowverse em um mesmo tempo e espaço.


Foto: The CW | Reprodução: Google


Referências
ERAO, Math. Why Grant Gustin decided to end The Flash before season 10? CBR, 18 de mai. 2023. Disponível em: <
https://www.cbr.com/grant-gustin-end-flash-season-9/ > Acesso em: 01 de jun. 2023. 

FOSS, Jean Carlos. Como termina The Flash? Entenda final da série da DC. TecMundo, 25 de mai. 2023. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/minha- serie/264503-termina-the-flash-entenda-final-serie-da- dc.htm > Acesso em 29 de mai. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »