Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/06/2023 às 21h10min - Atualizada em 09/06/2023 às 21h07min

Capitão América: A evolução do herói americano

Relembre a trajetória de Steve Rogers em uma das trilogias mais bem sucedidas do MCU e as novidades da nova sequência

Jéssica Mayara - Editado por Marcela Câmara
No decorrer das últimas décadas, muitas HQs de super heróis foram adaptadas paras as telas de cinema e tiveram suas origens dos mais diversos jeitos e lugares inusitados, desde um bebê kryptoniano enviado para a Terra, a uma guerreira semi-deusa Amazona, até a chegada de um garoto patriota franzino do Brooklyn, que demonstra coragem e honra pelo seu país e que acaba se tornando um super soldado americano.


Criado por Joe Simon e Jake Kirby em 1941, Capitão América não foi somente um símbolo da Segunda Guerra Mundial, mas também um exemplo de bravura e determinação que Steve Rogers sempre demonstrou mesmo antes de se tornar um super herói.

Sua primeira adaptação foi no ano de 1944, quando a Timely Comics – que mudou de nome para Marvel em 1961 – decidiu criar uma série que não tinha relação nenhuma com as HQs e distorcia totalmente o personagem de Steve Rogers – que por sinal se chamava Grant Gardner e prendia bandidos e mafiosos ao invés de combater soldados nazistas.


Capitão América: O primeiro Vingador

Chris Evans não aceitou logo de cara o papel de Capitão América por conta da sua recente interpretação do personagem Tocha Humana em 2005 e 2007. Ele ficou com receio de não ser bem recebido pelo público e de ficar marcado por um único personagem em sua carreira.

O ator John Kransinski (Reed Richards) estava 99% acertado para interpretar o personagem no lugar de Evans, mas mesmo assim, o estúdio não havia desistido do ator. Foi somente quando Robert Downey Jr. (Tony Stark) ligou para Chris e disse que se ele não aceitasse o papel ele desistiria de ser o Homem de Ferro, e foi por essa razão ele aceitou.

Os produtores queriam que a origem do personagem no filme fosse fiel as HQs. A estratégia de iniciarem com a cena do herói sendo encontrado no Oceano Atlântico e a partir daí contarem sua história como um flashback e manterem até a parte final quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) encontra com ele pode ser considerada uma das maiores reviravoltas de filmes solo de super heróis.

Abraham Erskine (Stanley Tucci) foi quem viu potencial em Steve quando ninguém mais via, a bondade e comprometimento com seu país fizeram de um garoto simples ao símbolo da América e um herói mundial. Mesmo depois de tomar o soro e virar uma celebridade, Rogers permaneceu o mesmo, seguindo o conselho de Abraham antes dele morrer.

O filme conquistou uma bilheteria de 370,6 milhões de dólares e tomou a liderança em seu primeiro fim de semana nos Estados Unidos e Canadá no ano em que estreou.
 


Capitão América: O Soldado Invernal

Já no segundo filme da trilogia, vemos Steve se adaptando ao novo século que abrange tecnologias e acontecimentos que eram desconhecidos pelo soldado.

O filme se passa em torno do aparecimento de Bucky Barnes (Sebastian Stan) amigo de longa data de Rogers - que ele havia pensando que tinha morrido em uma missão no período da guerra – e também na grande revelação de que a S.H.I.E.L.D. havia se corrompido e muitos de seus integrantes na verdade eram membros da Hydra.

O estilo de espionagem para o filme foi uma coisa intencional. Os irmãos Russo que estavam à frente da direção do filme se inspiraram no episódio final de uma série que eles haviam dirigido para poderem produzir Capitão América: O Soldado Invernal, tanto que podemos notar no início do filme que as câmeras ao serem gravadas eram seguradas nas mãos para darem um efeito mais realista, e claro, em um filme de espiões não poderia faltar a principal espiã do universo Marvel como sua aliada, Natasha Romanoff (Scarlett Johasson).

Um filme criado com pouco CGI, muitas cenas realistas, e atores experientes com um contexto mais voltado para espionagem do que heroísmo.
 

Capitão América: Guerra Civil

Ainda com a trama de tentar salvar Bucky Barnes, o terceiro filme fez com que opiniões fossem divididas, não pelos críticos, mas pelos fãs que tinham que escolher de qual lado eles estavam, Time Capitão América ou Time Homem de Ferro, dois lados opostos que estavam lutando por aquilo em que acreditavam, e defenderam isso até os minutos finais do filme.

Guerra Civil é o título de uma das HQs da Marvel que tem um contexto totalmente diferente do filme, porém, mesmo não sendo fiel apresenta um ótimo roteiro e desenvolvimento, além da apresentação de novos personagens ao MCU como o Homem-Aranha (Tom Holland) e o Pantera Negra (Chadwick Boseman).

Um filme sobre ideologias, política e convicções que com certeza deixa o espectador em diversos momentos confuso sobre qual lado está certo e qual está errado.
 

O que esperar do novo filme Capitão América?

De acordo com o site Jovem Nerd, o filme teve o seu título alterado, de Capitão América: Nova Ordem Mundial para Capitão América: Admirável Mundo Novo.

A mudança foi anunciada pela Marvel Studios em suas redes sociais ao lado de uma foto inédita dos astros Anthony Mackie com o uniforme de Capitão América e Harrison Ford - que interpretará o general Thunderbolt Ross.

O filme tem previsão de estréia para o dia 3 de maio de 2024, sendo o penúltimo filme da fase 5 da Marvel.




REFERÊNCIAS

HESSEL Marcelo. A revolução da Marvel: Capitão América - O Soldado Invernal 10 Anos #9 - Omeleteve 21 de Mar de 2018. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=AJkvUjUmwXA > Acesso em: 06 de Junho de 2023. 

GOMES Fábio. Vingadores: A história do Capitão América - Omeleteve 22 de Abr de 2019. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=r9Pkqdw1TMA > Acesso em: 06 de Junho de 2023. 

SIQUEIRA Pedro. Capitão América 4 muda de título e ganha foto com Harrison Ford - Jovem Nerd 6 de Jun de 2023. Disponível em < https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/capitao-america-4-foto-harrison-ford/ > Acesso em: 7 de Junho de 2023.

SOBREIRO Pedro. 10 anos de "O Primeiro Vingador" 10 curiosidades sobre o primeiro filme do Capitão América no MCU - CINE POP 29 de Jul de 2021. Disponível em < https://cinepop.com.br/10-anos-de-o-primeiro-vingador-10-curiosidades-sobre-o-primeiro-filme-do-capitao-america-no-mcu-305610/ > Acesso em: 07 de Junho de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »