Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/06/2023 às 17h35min - Atualizada em 22/06/2023 às 16h19min

Como o romance move Tokyo Revengers?

Anime possui violência e até alguns momentos bem pesados, mas o que o move de fato é um romance

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Crunchyroll | Reprodução: Shipping Wiki


Tokyo Revengers é um anime com muita violência, ação e até alguns momentos bem pesados, mas o que move o anime de fato é um romance. Pode parecer estranho, mas mesmo sendo movido mais por uma questão romântica, a produção não tem muitas cenas focadas nesse tipo. O anime que teve sua primeira temporada lançada em 2021 é baseado no mangá lançado entre 2017 e 2022. A história envolve viagens no tempo, gangues do Japão e, claro, algumas pitadas de amor.
 
Takemichi Hanagaki é um cara “fracassado”. Não tem um bom emprego, não tem amigos, nem família e é virgem. Ele acaba descobrindo que a única namorada que teve na vida, Hinata Tachibana, morreu devido a Gangue Manji de Tóquio. Mesmo lembrando dela, ele não tinha mais tanta ligação assim. Só que quando ele está na beira da plataforma de trem é empurrado, e em teoria morre, e a única coisa que lembra é de Hinata. E de repente, ele volta 12 anos no passado.
 
Inicialmente, ele acha que é só um sonho, mas mesmo assim reflete sobre todas as decisões que tomou durante a vida. Ele afirma ter “afundado tanto na vida que esqueceu da Hinata até o momento que soube que ela tinha morrido” e decide que vai mudar isso, consertar isso. Então, ele volta para o presente e descobre que não foi um sonho, mas sim uma viagem temporal e a viagem fez com que ele mudasse o “presente”. A partir disso, Takemichi começa a voltar para o passado com o objetivo principal de conseguir salvar Hinata da morte no atual presente dele.
 
No passado, ele faz de tudo para entrar na Gangue Manji de Tokyo, responsável pela morte de Hinata, e também para ascender dentro da gangue. Além de criar proximidade com os membros e perceber que eles não eram bem o que ele imaginava e que tem muito mais envolvido do que ele sequer poderia imaginar. Ao mesmo tempo que tudo parece se enredar mais e ele mantém o namoro com Hinata.


Takemichi Hanagaki no passado / Fonte: Crunchyroll  | Reprodução: Critical Hits

Takemichi Hanagaki no passado / Fonte: Crunchyroll | Reprodução: Critical Hits

 
A questão é que mesmo sofrendo tanto ao voltar para o “presente” e não conseguir salva-la e sendo movido a essa paixão, ao amor que tem por ela, o anime não é um romance. Sim, é o romance que move a produção, que move e motiva o protagonista, mas não, ele não é muito presente. Existem cenas de interações entre os dois, momentos em que ambos são foco e cenas de interação adoráveis (ou nem tanto) entre eles, mas isso não ganha tanto tempo de tela assim.
 
O desenvolvimento da produção foca muito mais na integração de Takemichi na gangue e em seus relacionamentos com os integrantes. Da mesma forma que trabalha o enredo bastante em cima disso, mostrando personagens bem diferentes entre si, com metas e jeitos diferentes, mas que interagem e protegem uns aos outros. A relação de amizade, e até amadurecimento, é o que ganha mais foco na produção.
 
Os vínculos criados com o protagonista vão ganhando forma. E ele passa a além de querer salvar Hinata, também querer salvar todo e qualquer amigo que venha a sofrer. Fazendo de tudo para que cada vez menos pessoas se machuquem em seu “presente”. Mas parece cada vez piorar mais a situação e fica muito claro o quão frustrado se sente com isso.
 
Takemichi é um personagem que chora sem problemas e sem se preocupar com quem está por perto. Ele só gera e demonstra fortemente o que sente. É impulsivo, não sabe lutar, mas tem um grande coração. Não é à toa que ele recebe o apelido de “herói bebê chorão”. Takemichi é um protagonista próximo ao real. Afinal, o que você faria se a pessoa que você mais quer salvar sempre acabasse morta? Se você em uma das vezes ainda a visse morrer?
 
Ele continua voltando ao passado e tentando de toda a forma mudar esse destino traçado para Hinata. Os sentimentos de Takemichi por ela, e toda sua preocupação com a jovem, ficam cada vez mais claros e mesmo não recebendo tanto foco eles são explorados ao ponto de ser claro que o que ele faz é principalmente por ela. Inclusive, o primeiro encerramento da primeira temporada é bem focado em Hinata e transpassa alguns sentimentos entre eles.




O romance entre ambos é o que move o anime, mesmo não tendo tantas cenas românticas entre os dois e não tornando a produção um anime de romance.
 

REFERÊNCIAS:
MANGAKUN. Hinata Tachibana: Conheça a gentil Hina de Tokyo Revengers. MangaKun, 22 de abr. de 2023. Disponível em: <  https://mangakun.com/hinata-tachibana-tokyo-revengers/ > Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »