Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2023 às 13h59min - Atualizada em 01/07/2023 às 16h17min

O fenômeno Barbie

Izabella Gomes dos Santos - Revisado por Nildi Morais
A Barbie desde sempre foi um fenômeno entre as crianças. Porém, é notável que nesses últimos anos, e principalmente desde que o filme Barbie, the live action foi anunciado, as pessoas vêm demonstrando cada vez mais seu interesse e amor pela icônica personagem.


A Barbie é uma boneca que foi criada pela empresa americana Mattel, em 1959, por Ruth Handler, esposa do cofundador da empresa. A ideia surgiu quando ela percebeu que a filha Barbara gostava de brincar com bonecas que representavam adultos, em vez das tradicionais bonecas bebê da época.
 
Com base nisso, Ruth decidiu criar a Barbie, uma boneca fashionista com curvas e um estilo de vida independente, que representava a mulher moderna da época. O nome "Barbie" foi inspirado na filha de Ruth, Barbara.
 
Depois disso, a Barbie se tornou um ícone mundial da cultura pop, representando padrões de beleza, tendências de moda e diversão para inúmeras gerações de meninas e meninos em todo o mundo.


Origem dos filmes da Barbie:
O primeiro filme da Barbie intitulado ‘‘Barbie em O Quebra- Nozes " foi lançado em 2001 também produzido pela Mattel, e foi sucesso imediato. Desde então, a Mattel lançou dezenas de filmes da Barbie, todos com enredos inspiradores, lições positivas, personagens encantadores e muita magia.
 
Os filmes da Barbie são direcionados para um público infantil e são projetados para entreter e inspirar, ao mesmo tempo em que promovem valores importantes, como amizade, coragem, empatia e aceitação das diferenças. Também ajudam a reforçar a mensagem positiva de que as meninas podem fazer o que quiserem e ser quem quiserem.


Mas afinal, por que tanto sucesso?
 
A Barbie é um brinquedo popular há quase seis décadas. O sucesso contínuo da Barbie se deve a vários fatores, incluindo sua versatilidade, durabilidade e  capacidade de refletir tendências e mudanças sociais ao longo dos anos. Desde sua estreia em 1959, a Barbie tornou-se um ícone cultural e  símbolo da moda, sendo a primeira boneca a representar uma  jovem bem-sucedida. Através de seus looks e acessórios, a Barbie permite que as meninas sonhem com infinitas possibilidades e carreiras e se identifiquem com um caráter forte e independente.
 
Além disso, a Barbie  continua inovando e lançando novas versões com novas opções de brincadeiras, como  diferentes temas, ocupações e estilos de vida, e  se adaptou às mudanças da sociedade com bonecas de diferentes etnias e biotipos.
 
Além do que a marca Barbie oferece uma ampla gama de produtos, desde roupas e acessórios até filmes e jogos de computador, mantendo  sua popularidade e importância na cultura popular.


Top 5 melhores filmes da Barbie
 
1-  Barbie como Rapunzel:

 
Barbie como Rapunzel estreou no mundo todo em 2002. Na trama, os telespectadores acompanham uma versão alternativa da história de Rapunzel, em que a boneca precisa buscar estratégias para se livrar de um forte feitiço de sua madrasta após desobedecer às ordens de nunca sair da torre. Esse é um dos filmes mais clássicos da personagem,e  teve excelente desempenho comercial o que possibilitou futuras produções da Barbie.
 
2- Barbie a Princesa e a Plebéia (2004)
 
Esse é um dos filmes em que a Barbie interpreta duas personagens, a princesa Anneliese e a plebéia Erika. Ambas são idênticas fisicamente, a não ser pela cor do cabelo, além das semelhanças físicas ambas as personagens desejam ser livres de suas obrigações. Após o sumiço da princesa e plebéia precisa se passar pela princesa, para evitar o rompimento do casamento de Annaelise com o rei Dominic.
 
3-  Barbie em as 12 Princesas Bailarinas (2006)

A animação conta a história de Genevieve e suas 11 irmãs, as princesas adoram dançar, mas quando a malvada Tia Rowena se muda para o castelo ela proíbe tudo o que as irmãs amam, a dança, cantar, seus hobbies entre outras. Para driblar as regras da tia, Genevieve e suas irmãs descobrem um lugar mágico e secreto, onde conseguem voltar a fazer o que mais amam: dançar. Infelizmente com a descoberta do plano de Tia Rowena de tomar o reino das princesas para si, as 12 irmãs se despedem do lugar mágico para salvar seu pai e seu reino.
 
4- Barbie em Escola de Princesas (2011)
 
Na animação Barbie vive a simples e humilde Blair, que ganha uma bolsa de estudos para ingressar na famosa Escola de Princesas, onde as futuras princesas aprendem tudo sobre o universo da realeza como dança, etiqueta, artes entre outras matérias. A aventura se estende quando a malvada Dama Deven suspeita que Blair seja a princesa Sophia que supostamente teria morrido em um acidente de carro, que a própria Dama Deven planejou para retirar o trono das mãos de seu irmão e sua cunhada.
 
5- Barbie Moda e Magia (2010)
 
Para quem gosta de histórias de superação e que mostra o mundo da moda, esse filme da Barbie é perfeito para você. A animação Barbie tendo problemas em sua vida pessoal e profissional, fazendo com que a mesma decida visitar sua tia Millie em Paris, por conta de críticas negativas, o ateliê de sua tia vai mal e ela precisa vender o negócio. Quando Barbie descobre o armário gliterize, e descobre a mágica que as fadas da moda podem fazer, Barbie decide que vai ajudar a salvar os negócios da tia.
 
Sobre o filme Barbie: Live Action

 
Sempre houve rumores sobre a possibilidade de se fazer um filme live-action da Barbie. Em 2018, foi anunciado que o filme live-action da Barbie seria dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie como Barbie.
 
O filme live-action da Barbie espera-se que se concentre em empoderar mulheres e promover a positividade corporal. Resta saber quão bem-sucedido o filme será e como será recebido pelo público.
 
Aqui no Brasil o filme será lançado nos cinemas no dia 20 de Julho.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »