Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/07/2023 às 00h23min - Atualizada em 13/07/2023 às 00h05min

Flamengo sofre, mas vence e está classificado para a semifinal

Clube carioca agenda novo embate eliminatório contra Renato Gaúcho; time paranaense criou muitas chances, mas não soube aproveitá-las e ficou no prejuízo

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Disputa de bola entre Cannobio e Wesley (Foto:Heuler Andrey/Getty Images)
O Flamengo passou um sufoco, mas está classificado para a semifinal da Copa do Brasil após vencer o Athletico-PR pelo placar de 2x0, na noite dessa quarta-feira (9) na Arena da Baixada. No final do primeiro tempo, o volante Erick marcou contra o próprio patrimônio e, nos acréscimos da segunda etapa, Gabigol fechou o caixão. Com a vitória, o mengão enfrenta o Grêmio, que eliminou o Bahia nos pênaltis por 4x3. Esse será primeiro embate eliminatório do Mengão contra o time comandado por Renato Gaúcho. Na última vez, na Libertadores de 2019, o clube carioca fez 5 a 0 no Maracanã (1 a 1 na ida em Porto Alegre).

Após a classificação para a semifinal, o Flamengo receberá a quantia de R$9 milhões. Caso conquiste o título, chegará a R$ 70 milhões. Esta partida marcou estreia do volante Allan. O novo reforço do Flamengo fez uma partida extremamente segura e mostrou que pode trazer muitas alegrias ao torcedor rubro-negro.


1° TEMPO
Com o placar desfavorável, o Athletico-PR foi para o ataque. A principal arma era o atacante Vitor Roque. Do outro lado, o Flamengo buscava explorar contra-ataques. No entanto, faltava um jogador de velocidade, pois não conseguia passar do meio de campo. Aos dez, o lateral Ayrton Luccas recebeu pela esquerda, arrancou e acertou a trave defendida pelo goleiro Bento. Nos momentos iniciais, os donos da casa tinham mais posse de bola e ficava a maior parte do tempo no ataque. Entretanto, o sistema defensivo do Flamengo estava bem postado.

O primeiro lance de perigo do jogo ocorreu aos 19 minutos. O atacante Canobbio arriscou de fora da área e mandou por cima do gol de Matheus Cunha. Como o jogo estava truncado, a equipe do Athletico-PR buscava explorar chutes de longa e média distância, mas faltava pontaria. Em vantagem no agregado, os jogadores do Flamengo passaram a fazer cera. Isso deixava a torcida adversária bastante irritada.

O Athletico-PR chegou novamente aos 30 minutos. Vitor Roque recebeu na entrada da área, mas foi travado na pelo zagueiro David Luiz no momento da finalização. Instantes depois, Canobbio fez jogada pela esquerda, tocou para Vitor Roque, que acertou a trave. Na segunda metade do primeiro tempo, o time do Flamengo estava acuado em campo e a defesa tinha dificuldades para marcar o atacante de 18 anos.

O meia Vitor Bueno cobrou falta, porém Matheus Cunha defendeu. Embora estivesse sofrendo pressão, o Flamengo conseguiu aproveitar a única chance do primeiro tempo. Arrascaeta cabeceou para o meio da área, e o volante Erick marcou contra o próprio patrimônio. Esse gol quebrou o equiíbrio da partida e a reação do Athletico-PR , que conseguia impor seu ritmo de jogo. Entretanto, quem saiu na frente foi o Flamengo, pois, mesmo jogando mal, teve a sorte que teve um gol contra ao seu favor.


2° TEMPO

O começo do segundo tempo foi similar ao primeiro. O Furacão ficava no ataque, mas a defesa do Flamengo estava muito fechada. Com isso, a alternativa foram chutes de fora da área. O meia Christian chutou e mandou à esquerda da trave carioca. No lance seguinte, Canobbio passou pela marcação, porém errou o alvo. Aos poucos, os donos da casa começavam a sufocar os visitantes. Vitor Bueno finalizou nas mãos de Matheus Cunha.

A marcação do Flamengo estava frouxa. Dessa forma, Vitor Roque, Christian e Canobbio tinham muita facilidade para tocar a bola no ataque. Entretanto, após contra-ataque, Gabigol driblou Bento e mandou para o fundo da rede. Todavia, estava impedido. Esse lance gerou muita polêmica porque o VAR usou para traçar as linhas não era o ideal. A imagem estava na diagonal e causou uma ilusão de ótica. Em um outro ângulo utilizado pela TV Globo deu para perceber que o atacante estava a frente.

Aos 19, depois de vencer David Luiz na corrida, Vitor Roque chutou para fora. Apesar de passar um momento complicado, os jogadores do Athletico-PR não desistiam de lutar para reverter o placar.

O que faltou foi capricho para aproveitar as oportunidades. Após os 20 minutos, o jogo começou a ficar muito pegado e ambas as equipes passaram a cometer muitas faltas. Assim, a partida ficou mais tempo em bola parada do que rolando.

Nos minutos finais, torcedores do Flamengo começou fazer a festa na Arena da Baixada para comemorar a classificação. Só que ainda tinha jogo. Aos 41, Cuello, que entrou no lugar Canobbio, cobrou escanteio e quase fez um gol olímpico. No lance seguinte, de novo, Cuello chutou para fora. Após confusão, o meia Gerson (Flamengo) e o zagueiro Thiago Heleno (Athletico-PR) foram expulsos.

Já nos acréscimos, Gabigol recebeu na área, após jogada ensaiada, e marcou o seu 150º gol com a camisa rubro-negra. No último lance, Léo Pereira cruzou e o atacante Luiz Araújo finalizou para fora.


Próximos jogos

Próximo compromisso do Athletico-PR será no próximo domingo (16) contra o Bahia, às 18h30 (De Brasília) na Arena da Baixada. O Flamengo joga no mesmo dia, porém às 16h contra o Fluminense no Maracanã.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »