Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/07/2023 às 02h22min - Atualizada em 22/07/2023 às 02h22min

EUA vence, mas goleira vietnamita sai como destaque

Arqueira defendeu pênalti da Morgan e, em dia pouco inspirado das americanas, evitou um placar mais elástico

Paulo Octavio
Morgan para na goleira Kim Thanh, destaque do jogo. (Foto: Saeed Khan / AFP)
EUA teve 26 finalizações, não sofreu um ataque  e goleou por 3 a 0 com dois gols de Smith e um de Horan na sua estreia na Copa Feminina.  Mas  a goleira vietnamita teve momento de brilho. Kim Thanh defendeu o pênalti da Morgan e, mesmo baixinha (1,65m), evitou uma goleada ainda maior da seleção americana. Dessa forma, as estreantes em Copas aprenderam com erros da Tailândia, goleada por 13 a 0 pelas americanas no Mundial de 2019. 

A nova xodó do time, Smith fez dois gols e deu assistência para outro só que o resultado poderia ser mais elástico se suas colegas fossem mais efetivas. Os inúmeros erros de passe e conclusões sem direção jogaram fora boa parte de suas definições. Sorte delas que as vietnamitas não conseguiram dar dois passes certos no seu campo de ataque e estiveram boa parte do jogo com todo seu time atrás da linha da bola. Além disso as estreantes guardaram a caixa de ferramentas após início de jogo com inúmeras faltas. 

Morgan foi a segunda grande jogadora do torneio que perdeu pênalti. Na quinta (20), a canadense Sinclair pariu nas mãos da 
Nnadozie (Nigériae desperdiçou a chance de ser a primeira  a marcar em seis torneios. Marta pode conseguir esse feito se marcar na segunda contra o Panamá.

Apesar do jogo rememorar a guerra entre os dois países (1955 a 1975) não teve nenhuma lembrança ou situação especial. Diferente de EUA x Irã em 1998 quando jogadores trocaram flores no chamado jogo da paz. 

 1º TEMPO 

Logo aos 20 segundos de jogo, Thi Thu calçou a Rodman por trás. A americana bateu as costas e recebeu atendimento por dois minutos. Após essa pausa, os EUA tomaram conta do jogo, mas pararam no ferrolho adversário. A marcação forte tirou espaços, e as americanas tiveram dificuldades para encontrar espaços. Além disso, as ligações diretas não funcionaram. Porém com paciência, aos 13 minutos, a atual campeã chegou ao gol. Horan achou Morgan, que tocou de letra para Smith. A atacante recebeu em liberdade e bateu por baixo das pernas da goleira.  

 Esse parecia indício de goleada, mas EUA perdeu inúmeras oportunidades. 

Aos 10, a Rodman cruzou para De Melo, que chutou em cima da zagueira adversaria. Logo depois, Horan serviu a Morgan. A atacante  teve boa chance, porém errou o alvo. No lance seguinte, Morgan recebeu na área e tentou driblar a goleira e se perdeu 

EUA diminuiu o ritmo até aos 40 quando a Thi Loan derrubou Rodman na área. Após consulta no VAR, a árbitra avisou no microfone que foi pênalti. Morgan foi para cobrança e parou na defesa da goleira. Além disso, a mesma errou  o rebote para festa da torcida asiática.

Aos 51, saiu segundo gol em lance confuso. Após cruzamento,
Kim Thanh tira de soco e, na sobra, Smith bate, a goleira se perde entre as zagueiras e a bola entra. Gol chegou a ser anulado por impedimento da Morgan na origem do lance. O  VAR confirmou na revisão. 

2º TEMPO 

Logo no primeiro lance, EUA perdeu uma excelente chance. Ertz cruza na área, Morgan da casquinha e  Smith tentou tirar da goleira e tirou do gol. Posteriormente só teve lances de ataque americanos. Ertz sobe mais que a zaga e erra o alvo. Prova de que as americanas apresentaram grande dificuldade no jogo áereo. 

Na sequência,  Rodman, ela fez fila e cruzou para Horan, que desperdiçou. 

EUA seguiu perdendo ataques. Quando Rapinoe entrou a galera vibrou até porque ela é um grande nome da seleção e, assim como Marta, usa o Mundial como rito de despedida da carreira. Só que a atacante  não correspondeu. No primeiro bom lance, Rapinoe cruzou para Foxx que bateu muito embaixo da bola.  

Depois, Lavelle  fez linda jogada e serviu  Rapinoe. A veterana exagerou na força e saiu com cara amarrada. 

De tanto tentar saiu o terceiro. Ertz fez lançamento para Smith, que estava atras da zaga, colocou-se à frente, driblou a zaga e cruzou para Horan fazer o terceiro.  

Posteriormente, EUA só administrou. Até que Lavelle protagonizou um lance curioso, ela bateu por cobertura no travessão e deu impressão que quicou na linha, mas replay mostrou que bateu muito à frente. Além disso, há o chip na bola que não marcou o gol. 

Depois a mesma Lavelle recebeu cruzamento e livre de cabeça mandou para fora. Para não falar que goleira americana não trabalhou, Naeher  agarrou firme cruzamento malfeito a dois minutos do fim 

PRÓXIMOS JOGOS 

EUA volta a campo para enfrentar a Holanda, na quarta (26), às 22h na reedição da final da Copa de 2019 vencida pelas americanas. Já Vietnã pega Portugal na quinta (27), às 4h30. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »