Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/09/2023 às 20h44min - Atualizada em 29/08/2023 às 18h43min

Vida e morte de River Phoenix

Em outubro deste ano, faz 30 anos da morte de um dos atores mais brilhantes que Hollywood já teve. River Phoenix se foi de maneira repentina, mas deixou o seu legado na atuação e no ativismo ambiental.

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
(Foto: Reprodução / Getty Images)
River Phoenix foi um talentoso ator e músico nascido em 23 de agosto de 1970, em Madras, Oregon, nos Estados Unidos. Ele se tornou uma figura importante em Hollywood durante os anos 1980 e início dos anos 1990, reconhecido por sua atuação marcante e carisma natural. Infelizmente, sua vida foi tragicamente interrompida em 31 de outubro de 1993, quando ele faleceu prematuramente aos 23 anos de idade.

Infância e Família
River nasceu em uma família que pertencia a um grupo religioso/seita conhecido como "Crianças de Deus". Seus pais eram Arlyn Dunetz e John Lee Bottom, que eram adeptos desse grupo. River tinha quatro irmãos: Rain, Joaquin, Liberty e Summer. A família frequentemente viajava por todo o Estados Unidos e América do Sul como parte de sua crença religiosa.

No entanto, eles deixaram o grupo quando River tinha cerca de quatro anos, devido a preocupações com os métodos e práticas do grupo. O grupo tinha muitas práticas e costumes controversos, como a normalização do sexo na infância e a prostituição das mulheres do grupo em troca de novos adeptos. Assim que essas questões começaram as ser apresentadas, sua família saiu da organização. 

Ele e seus irmãos sempre gostaram de música e arte. Na época em que moravam em Caracas, na Venezuela, eram conhecidos como "As crianças loiras que cantam" ou "Los niños rubios que cantan".




Início da Carreira
A família Phoenix se mudou para Los Angeles, Califórnia, em busca de melhores oportunidades. River e seus irmãos logo começaram a se interessar por atuação. River fez sua estreia como ator aos 10 anos, aparecendo em alguns programas de televisão, como "Seven Brides for Seven Brothers" e "Family Ties". Seu primeiro papel significativo no cinema foi em "Explorers" (1985), no qual interpretou um adolescente que constrói uma espaçonave caseira.

Sucesso Crescente
O papel que realmente lançou a carreira de River Phoenix foi o de Chris Chambers, no filme "Conta Comigo" (1986). Sua atuação cativante e emocionalmente intensa chamou a atenção do público e da crítica, consolidando sua posição como um jovem ator talentoso. Ele continuou a estrelar em filmes notáveis, como "A Costa do Mosquito" (1986), "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989) e "Meu Primo Vinny" (1992).



Presença no ativismo ambiental
Além de sua carreira no cinema, ele também era conhecido por seu ativismo em causas como direitos dos animais, ambientalismo e justiça social. Ele era vegano desde jovem e era muito comprometido com suas convicções éticas.

Paixão pela Música
Além da atuação, também tinha um grande interesse na música. Ele era um talentoso cantor e tocava violão. Com seus amigos, formou a banda "Aleka's Attic", que escrevia e tocava músicas próprias. Embora a banda tenha lançado algumas demos, eles nunca chegaram a lançar um álbum completo.

Tragédia e Morte
Tudo teve início  na madrugada do dia 30 para 31 de outubro de 1993, quando River, aos 23 anos, explorou um clube em Los Angeles, acompanhado de sua namorada Samantha Mathis, e seus irmãos Rain e Joaquim. Situado em Hollywood, nessa época o Viper Room era de propriedade, em partes, do também ator Johnny Depp.

Foi nessa noite que ingeriu uma combinação de heroína e cocaína reconhecida como Speedball. Pouco familiarizado com essa mistura de substâncias, River começou a passar muito mal, resultando em uma overdose. Ele desmaiou na calçada do clube e foi declarado morto pouco tempo depois no hospital.

A morte prematura de River Phoenix chocou Hollywood e o mundo, deixando um legado de talento e potencial não realizado. Sua atuação marcante e sua dedicação a causas nobres continuam sendo lembradas até hoje.



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »