Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/09/2023 às 01h43min - Atualizada em 09/09/2023 às 00h47min

Corinthians e Ferroviária decidem o Brasileirão Feminino

Após empate no jogo de ida, em Araraquara, o título será decidido na Neo Química Arena

Vitor Marques
Em jogo bem disputado, primeira partida da decisão termina sem gols (Lourival Izaque/Agencia F8/Gazeta Press)

Neste domingo (10), Corinthians e Ferroviária se enfrentam pelo segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro Feminino de 2023. A partida será realizada na Neo Química Arena, às 16h, e terá transmissão da Globo e SporTV. O jogo de ida, realizado na última quinta-feira (7), na Fonte Luminosa, em Araraquara, terminou em um empate sem gols entre as duas equipes. 

 

CORINTHIANS 

 

As Brabas comandadas por Arthur Elias, que já foi confirmado como o novo técnico da Seleção Brasileira Feminina, estão em sua sétima final consecutiva. A equipe é a maior campeã do torneio com quatro títulos (2018, 2020, 2021 e 2022). Além disso, acumula dois vice-campeonatos contra o Santos, em 2017, e contra a própria Ferroviária em 2019. 

 

Dona da melhor campanha da primeira fase do torneio, a equipe alvinegra somou 37 pontos em 15 jogos disputados, com 12 vitórias, um empate e duas derrotas. Na fase final, eliminou o Cruzeiro nas quartas e o Santos na semi, com vitória em todos os jogos.  

 

Para a partida decisiva, o Corinthians contará com o retorno da zagueira Tarciane, suspensa no jogo de volta da semifinal devido a um terceiro cartão amarelo. 

 

Possível escalação: Lelê, Tarciane, Yasmin, Katiuscia e Isabela; Duda Sampaio, Jaqueline e Vic Albuquerque; Gabi Portilho, Tamires e Jheniffer. Técnico: Arthur Elias. 

 

FERROVIÁRIA 

 

Com forte tradição no futebol feminino, a Locomotiva, nome pelo qual a equipe é conhecida, é a segunda maior campeã do torneio, atrás apenas do Corinthians. Com dois títulos conquistados em 2014 e 2019, as comandadas de Jéssica de Lima tentam buscar o tricampeonato diante de um cenário adverso, já que enfrentam o Corinthians em uma Arena que promete estar lotada. 

 

A equipe de Araraquara teve a terceira melhor campanha na primeira fase do Brasileirão, com 34 pontos somados. Em 15 jogos, foram 11 vitórias, um empate e três derrotas. Na fase de mata-mata, eliminou a equipe do Internacional nas quartas, com vitória nos dois jogos, e o São Paulo na semi, após disputa de pênaltis. 

 

Possível escalação: Luciana, Moniquinha, Day Silva, Luana, Géssica, Barrinha, Suzane, Raquel, Mylena, Carioca e Laryh. Técnica: Jéssica de Lima. 

 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS 

 

Desde a reabertura do Departamento de Futebol Feminino do Corinthians, em 2016, houve 32 confrontos entre Corinthians e Ferroviária, com a equipe alvinegra tendo larga vantagem. São 25 vitórias do Corinthians, seis empates e apenas uma vitória da Ferroviária. 

 

Nas 11 edições do Brasileirão Feminino até aqui, foram realizados 14 confrontos, com dez vitórias do Corinthians e quatro empates. A Locomotiva busca, então, sua primeira vitória contra as Brabas, mesmo que em desvantagem na torcida. Isso, contudo, não é um problema, já que na final do Campeonato Brasileiro de 2019, após empates por 1x1 e 0x0, a Ferroviária conseguiu levar o título depois de uma disputa de pênaltis em pleno estádio Alfredo Schürig, também conhecido como Fazendinha e casa do Timão. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »