Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/09/2023 às 01h12min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h25min

Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol renuncia ao cargo

Após beijo forçado em jogadora Espanhola, Luis Rubiales deixa cargo da presidência

Eduarda Gabe - labdicasjornalismo.com
Luis Rubiales renuncia à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol. Foto: GABRIEL BOUYS/AFP

Luis Rubiales, presidente afastado da Real Federação Espanhola de Futebol, comunicou sua renúncia ao cargo na noite do último domingo (10). Além de deixar a presidência da federação, o ex-dirigente também informou seu desligamento da vice-presidência da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol). A decisão ocorreu após Rubiales sofrer pressão devido ao beijo sem consentimento na jogadora da seleção espanhola, Jenni Hermoso, na cerimônia de premiação, na final da Copa do Mundo Feminina, no dia 20 de agosto. 

 

Em carta enviada a Pedro Rocha Junco, então presidente interino da RFEF, Rubiales destacou que "insistir em esperar e aguentar não vai contribuir para nada de positivo, nem para a Federação nem para o futebol espanhol", e ainda, "tenho fé na verdade e farei tudo esteja em meu poder para prevalecer". Tanto a Federação Espanhola, como a UEFA confirmaram em seus sites oficiais a saída de Rubiales dos cargos. A União das Federações Europeias de Futebol também aproveitou o anúncio para esclarecer que não vai se pronunciar sobre a situação. 

 

O vídeo em que o ex-presidente segura o rosto da jogadora Jenni Hermoso e a beija na boca, sem o consentimento da atleta, repercutiu mundialmente. Além de jornais, autoridades também se pronunciaram sobre o assunto. Duas ministras espanhois consideram a atitude de Rubiales uma violência sexual.

O primeiro-ministro espanhol também condenou a ação do então presidente, além de outros órgãos e instituições. Dentre eles, a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) que anunciou a suspensão provisória por 90 dias de Luis Rubiales, sem poder realizar quaisquer atividades relacionadas ao futebol, a valer desde a data de 26 de agosto, quando a federação emitiu a decisão. Outra instituição esportiva que também pediu a renúncia de Rubiales foi a AFE (Associação de Futebolistas Espanhois). Na ocasião, a associação afirmou em um comunicado oficial que, se caso o dirigente não apresentasse sua renúncia, solicitaria que a Lei Desportiva fosse aplicada contra o dirigente. 


O caso teve inúmeros desdobramentos, incluindo uma declaração da própria atleta afirmando que foi uma atitude natural por conta da euforia do momento, já que a seleção espanhola foi campeã da Copa do Mundo Feminina. No entanto, semana passada o Ministério Público instaurou o processo penal de agressão sexual contra Luis Rubiales, após a queixa formal e o depoimento oficial da atleta Jenni Hermoso à Promotoria. Caso seja condenado, Rubiales pode pegar de um a quatro anos de prisão. A conduta do ex-dirigente também está sob investigação no tribunal esportivo da Espanha e o processo da própria FIFA

 

Ao longo de sua carreira esportiva, Luis Manuel Rubiales Béjar assumiu diversas funções, prevalecendo a de presidente. Como jogador profissional de futebol, se destacou ao jogar 53 jogos pelo campeonato espanhol La Liga. Rubiales também foi presidente da AFE (Associação de Futebolistas Espanhois) entre 2010 e 2017. Assumiu a presidência da Federação Espanhola de Futebol em maio de 2018. Durante os cinco anos de mandato, sua trajetória como dirigente foi marcada por diferentes polêmicas. Dentre os escândalos públicos que foram apontados contra o ex-presidente, espionagem, corrupção e orgias pagas com dinheiro público.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »