Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/09/2023 às 14h03min - Atualizada em 19/09/2023 às 12h26min

A festa de Cosme e Damião: dos santos aos orixás

Durante o mês de setembro é comemorado o dia de Cosme e Damião nas igrejas católicas e o dia dos Ibejis ou Erês nos terreiros do país. O sincretismo religioso é responsável pelas associações aos santos.

Victória Christyne - labdicasjornalismo.com
Além do caruru, doces também são oferecidos para as crianças.
Durante o mês de setembro, ocorre a festa religiosa popular, influenciada por diversas religiões e tradições. A festa de Ibeji, como é chamada nos terreiros de candomblé, Cosme e Damião nas igrejas católicas ou festa dos Erês na umbanda, é popular principalmente nas regiões nordeste e sudeste do país, onde pode ser conhecida por qualquer um dos nomes mencionados. O sincretismo religioso é observado durante essa manifestação religiosa, visto que a maioria da população reconhece a festa pelo nome dos santos católicos Cosme e Damião, mas a forma de homenagear vem das religiões de matriz africana com a distribuição do tradicional caruru.


Orixás e deuses

O nome "Ibeji", usado no candomblé, s
ignifica gêmeos na cultura Iorubá, mas há outras divindades associadas a crianças a depender da nação. Esse Orixá - Criança rege a alegria, a inocência e a ingenuidade das crianças, além de estar presente em todos os rituais da religião, assim como os exus. Já os Erês cultuados na umbanda, são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos Orixás transmitindo suas sabedorias.

As festas nos terreiros são comemoradas no dia 27 de setembro, quando é distribuído o caruru, prato feito à base de quiabo, camarão e azeite de dendê.

Os irmãos gêmeos Cosme e Damião, cultuados na igreja católica, nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Ficaram conhecidos por oferecer seus cuidados médicos sem custo, e propagar o cristianismo em meio aos pagãos através da caridade, do amor e da competência. Por conta disso foram perseguidos e condenados à morte por apedrejamento e flechadas, a pena foi executada, porém, os gêmeos não morreram. Então, o magistrado ordenou que fossem queimados em praça pública. Executaram a sentença, mas o fogo não os atingiu.

Cosme e Damião não paravam de louvar a Deus por estarem sendo dignos de sofrerem por Jesus Cristo. Os pacientes que eram atendidos por eles, que ainda não tinham se convertido, se converteram ao verem essas coisas. Os soldados decidiram afogar os dois, mas eles foram salvos por anjos. Por fim, a mando do magistrado, os torturadores lhes cortaram as cabeças. Essa perseguição religiosa recebe o nome de
martírio religioso. 

Mais tarde, seus restos mortais foram transferidos para uma Igreja dedicada a eles, construída pelo Papa Félix IV, em Roma, na Basílica do Fórum. Lá e em toda a Igreja, eles são venerados como santos mártires, ou seja, morreram por testemunharem sua fé em Jesus Cristo e não renegam essa fé.

A festa de Cosme e Damião é celebrada no dia 26 de setembro. Hoje em dia são conhecidos como padroeiros das faculdades de medicina e dos farmacêuticos. 

O sincretismo religioso  

Durante o período escravagista do Brasil, os escravizados não podiam cultuar sua religião. Para manter suas crenças sem sofrer punições, eles passaram a usar o nome dos santos católicos nos seus orixás. Assim os Ibejis e Erês passaram a ser sincretizados com os gêmeos Cosme e Damião.

Caruru e doces

Os devotos de Cosme e Damião, Ibeji e Erês, costumam pagar as promessas feitas aos santos e orixás com doces ou caruru. No Rio de Janeiro essa prática de doar doces é comum, são distribuídos saquinhos com doces e pipocas para as crianças. Enquanto na Bahia, a tradição é a distribuição do Caruru de sete meninos, é distribuído para as crianças em forma de agradecimento e novos pedidos, após as crianças comerem ele é ofertado para toda a população. O prato acompanha feijão fradinho, arroz, farofa de dendê, ovos cozidos, xinxim de galinha, banana-da-terra frita, rapadura, cana-de-açúcar e pipoca. Chamado também de caruru completo que reverencia não só os Ibejis, mas todos os orixás. 

Curiosidades

Dentro do caruru são colocados sete quiabos inteiros, as pessoas que os pegarem ficam com a missão de fazer o caruru do próximo ano. Assim mantendo a tradição.

Até o ano de 1969 a igreja católica comemorou a festa dos santos no dia 27 de setembro, porém, essa data teve uma alteração para o dia 26 para coincidir com o dia de São Vicente de Paulo, cuja morte, comprovadamente, foi em 27 de setembro. Algo que não é comprovado em relação aos santos médicos.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »