Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/09/2023 às 20h59min - Atualizada em 25/09/2023 às 19h40min

Resenha | Cleópatra e Frankenstein: uma história sobre vícios e imperfeições

Gabriela Auzier - Revisado por Carolina Nunes
Capa do livro Cleopara e Frankenstein. (Foto: Reprodução/Amazon)

Cleópatra e Frankenstein é o livro de estreia de Coco Mellors, lançado em 2022, sendo best seller. Publicado no Brasil em 2023, o livro viralizou no TikTok, dividindo opiniões entre os influenciadores da comunidade booktok. Comparado a Pessoas Normais, de Sally Rooney, a história é adulta e realista, com personagens complexos e pontos de vista variados.


Coco Mellors, autora de Cleópatra e Frankenstein

Coco Mellors, autora de Cleópatra e Frankenstein

(Foto: Jessie Thompson)

 

A obra conta a história do casal Cleo e Frank, uma pintora e um publicitário com 20 anos de idade de diferença. Após um casamento precipitado, eles precisam lidar com as diferenças enquanto enfrentam as próprias batalhas internas.

 

Cleo é uma jovem britânica de 24 anos,aspirante a pintora, que mora em Nova York. Ela se encontra em uma situação complicada, pois seu visto de estudante está quase vencendo. Ela não quer voltar para a Inglaterra pois não tem uma relação muito boa com a família, mas como não trabalha não tem a possibilidade de atualizar o visto.  Então, em uma festa de ano novo, ela conhece Frank.

 

Frank é um publicitário renomado, de 44 anos, dono da própria agência e que vive uma vida luxuosa. Os dois têm o que deveria ser um caso rápido, pois Cleo iria embora em breve, mas então Frank apresenta a Cleo a possibilidade de felicidade, liberdade artística e a chance de conseguir um greencard. Então, apenas seis meses após se conhecerem, Cleo e Frank se casam. 

 

A história é narrada em terceira pessoa, e nos permite observar a reação dos seus  amigos e familiares diante do casamento apressado e relacionamento turbulento. Esse arranjo nos permite conhecer bem os personagens secundários, entendendo suas motivações e sentimentos, além de mostrar como eles são percebidos uns pelos outros. 


Uma narrativa com temas sensíveis

Capa Cleopatra e Frankenstein

Capa Cleopatra e Frankenstein

(Foto:Reprodução/Amazon)

 

A diferença de idade entre Cleo e Frank é a primeira grande questão que o livro toca. Além da disparidade em relação à idade, ambos têm estilos de vida completamente diferentes. Enquanto Frank é um empresário bem sucedido e com uma situação financeira elevada, Cleo ainda é uma jovem em uma situação muito vulnerável, ainda se descobrindo como pessoa e como artista. E apesar de ter se apaixonado por Frank, ela foi motivada pela possibilidade do greencard e de uma vida confortável. Dessa forma, ela fica em desvantagem em relação a ele. 

 

Vale mencionar que a personagem de Cleo tem depressão. Ela usa medicamentos mas para ao se casar com Frank e as coisas desandam rapidamente, piorando ainda mais quando os problemas dele com álcool são revelados. Além do alcoolismo, o uso de drogas também é abordado no livro. Muitas substâncias são consumidas em diversas situações da história. É interessante que o livro não vilaniza o consumo, reconhecendo que o uso de substâncias ilícitas é uma realidade, mas discutindo de uma forma responsável sem ser moralista. O consumo de substâncias não é um problema simples com uma única causa e uma única solução, e a obra trabalha essas nuances e diferenças, discutindo as consequências de vícios e doenças psicológicas em uma relação. 

 

 A escrita é ótima, com personagens profundos e descrições detalhadas de Nova York. Todos os são odiáveis em algum nível, mas a obra consegue evocar empatia, através da humanidade crua e imperfeita. Em resumo, o livro é sensível e melancólico, até doloroso por ser muito realista. Não é uma leitura para qualquer um, mas vale a pena.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »