Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/10/2023 às 16h02min - Atualizada em 06/10/2023 às 10h17min

As Crônicas dos Kane

Mitologia egípcia e diversão em livros fáceis de ler

José Castro - Editado por Marcela Câmara
A saga Rick Riordan, desloca o protagonismo das histórias inspiradas em mitologias antigas do mundo grego para o continente africano, mais exatamente para o Egito, o primeiro grande império humano. Essa trilogia, iniciada em 2010, segue a mesma premissa de ‘Percy Jackson e os Olimpianos’ e de ‘Os heróis do Olimpo’, séries bastante populares de Riordan inspiradas nos deuses da Grécia e da Roma antiga.
 
O autor norte-americano tem uma fórmula que funciona bem, fazendo variações dentro dela em suas sagas mitológicas. As histórias geralmente unem a rotina de protagonistas adolescentes, com as respectivas famílias, vida escolar e relações afetivas, à descoberta surpreendente de que esses mesmos adolescentes são muitos poderosos. Os elementos da jornada do héroi estão nos três livros, pitadas de bom humor e informações sobre a mitologia egípcia, que são praticamente aulas de histórias. 


Rick Riordan aperfeiçou muito a sua escrita com esses livros. Diferentimente de Percy Jackson e os Olimpianos, essa saga é condesada em três livros, que são um pouco mais longos, mas não entra no marasmo em momento algum. Muito pelo contrário, ele usa cada página para desenvolver os personagens, as relações entre eles, e o errendo da história.
 
A história segue a vida de dois irmãos, Carter e Sadie Kane. O mais velho vive com o pai, que é um egiptólogo e viaja muito e em todas as viagens leva Carter. Sadie a mais nova, mora com os avós matenos. De pai negro e mãe branca os irmãos não se parecem fisicamente e nem de personalidade. E isso faz parte do errendo, e essa matematica racial aparece pela primeira vez nas histórias de Rick. Os irmãos foram seprados após a misteriosa morte da mãe, e a partir daí eles só se encontram no Natal. 
No primeirio livro, A pirâmide Vermelha, os leitores são apresentados aos personagens principais e embarcam com os protagonistas na  jornada da dupla para descobrirem mais sobre sua família, e todo o mundo mitologico do Egito antigo. 
 
Em O trono de fogo, os adolescentes e um grupo super treinado de guardiões e magos precisa resgatar Rá, o deus do Sol, porque só ele tem a força necessária para lutar contra o vilão principal da saga “O caos”. Além disso, somos apresentados a novos personagens, que ajudam a animar mais a história. E preparam todo o climax para o último livro.
 
A sombra da serpente, é o desfecho da história, quando os mistérios são desvendados. E acontece a batalha final. Todas as histórias são ligadas, amarra muito bem os três livros, fechando todo o arco.
 
Em 2020, a Netflix anunciou a compra dos direitos de adaptação dos livros para uma série de filmes. O autor estar ligado a produção. Mas não tivemos mais novidades em relação a serie, como escolhe dos atores, imagens de cenarios de filmagem, etc.   
 
Se você ainda não estar lendo nada ultimamente, ou quer voltar a ler, a saga é uma boa pedida. Por serem apenas três livros, com linguagem bastante fácil e dinâmica, ou se você estar no aguardo da serie de Percy Jackson no DisneyPlus e já leu tudo do personagem, você pode ir conhecendo esse outro mundo magico apresentado pelo tio Rick, como é chamado carinhosamente pelo fãs.
 
REFERÊNCIAS
 
SANTANA ,  Andreia   "Resenha :  "As Crônicas dos Kane "  ;  Blog Mar de Histórias . Disponível em :
https://mardehistorias.wordpress.com/2022/11/14/resenha-trilogia-as-cronicas-dos-kane/

DIAS , Letícia " As Crônicas dos Kane, série de livros  que  será adaptada pela Netflix "   ; Fatos   Desconhecidos  .  Disponível em  :
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/conheca-as-cronicas-dos-kane-serie-de-livros-que-sera-adaptada-pela-netflix/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »