Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/10/2023 às 21h05min - Atualizada em 08/10/2023 às 20h41min

Max Verstappen vence o GP do Catar e comemora o tricampeonato mundial

Sem passar sufoco, holandês consegue mais 26 pontos e pode bater o próprio recorde

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Tem três: Max Verstappen celebra mais um título mundial. Foto: Instagram @redbull
O novo tricampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, venceu GP do Catar, realizado neste domingo (8) após largar da pole position. Com a sua 14ª vitória na temporada, o holandês chegou a incrível marca de 433 pontos, 109 de vantagem em relação ao seu companheiro de equipe, Sergio Perez, segundo colocado. O Mundial de Construtores também já tem a equipe campeã, a Red Bull, agora com 658 pontos, uma larga vantagem sobre a Mercedes, que possui 326.

Sergio Perez era o único que ainda podia matematicamente impedir o título do holandês. Para que isso acontecesse, precisava vencer todas as corridas pela frente e Verstappen não poderia marcar mais do que dois pontos até o final da temporada. Entretanto, na corrida sprint, o mexicano se chocou em Esteban Ocon e o sonho do título ficou para 2024. Além disso, o holandês ficou em segundo, perdeu apenas para Oscar Piastri. O australiano havia largado na ponta e se manteve até o fim.

Max Verstappen agora entra no grupo dos tricampeões mundiais de Fórmula 1, ao lado Jack Brabham, Jack Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Com 49ª vitória na carreira, Verstappen, com apenas 26 anos, já é o quinto maior vencedor da história da categoria. Caso vença todas as cinco etapas que serão realizadas até o fim do ano pode terminar 2023 como o terceiro com mais triunfos. Não vai ser fácil, mas também não será impossível, pois já conseguiu 14 das 17 provas realizadas neste ano.


Entretanto, dividiu os holofotes com uma batida entre as Mercedes de Lewis Hamlton e George Russell ainda na largada. O pódio foi completado por Oscar Piastri, que ficou em segundo e Lando Norris, terceiro. 

SOBRE A CORRIDA

Logo na largada, Verstappen manteve a dianteira enquanto, logo atrás, a Mercedes viu se repetir o mesmo filme de dez anos atrás: Os dois pilotos colidiram. George Russell e Lewis Hamilton se chocaram após o heptacampeão mundial tentar ultrapassar o companheiro. Por conta da batida, Piastri subiu de sexto para segundo lugar, ficou na frente do espanhol Fernando Alonso, que largou em quarto. Já Lando Norris subiu de décimo para sexto. Mais atrás, Hulkemberg, de 14° foi para décimo nas primeiras voltas. Já Sergio Perez precisou largar do pit line por ter alterado os componentes do carro além do permitido devido à sua batida na corrida sprint.

Russell caiu para 14° e visitou os boxes para colocar um novo par de pneus médios e alterar o bico do carro. Já Lewis Hamilton ficou parado na brita e precisou deixar o W4 caminhando. Por meio do rádio, o jovem britânico pediu desculpas à Mercedes por não prestar atenção na pista, e alegou que o companheiro “surgiu do nada”. O safety car foi logo acionado na prova e perdurou até a volta cinco.

O grande obstáculo da prova era sobreviver às três trocas mínimas obrigatórias para a corrida. Os primeiros pit stops ocorreram da décima até a 19ª volta, mas os primeiros colocados, Verstappen, Piastri e Alonso se mantiveram. O quarto colocado, Charles Leclerc foi um dos mais prejudicados após a batidas das Mercedes, saiu de quarto para quinto lugar e ainda foi ultrapassado por Norris.

A segunda rodada começou com Piastri na volta 25. Todavia, pouco mudou as posições iniciais, exceto pelo erro que tirou Alonso da briga e o fez cair para sétimo. Com isso, deixou os boxes na volta 32. Para a maior parte do grid, esse foi o segundo pit stop; Aos poucos, Russell conseguia se recuperar após bater na largada, quando ainda era terceiro. Naquela altura, o inglês passou a ficar em quarto lugar.

Depois de cair para a 14ª posição, Russell se recuperou, fez boas trocas e terminou em quarto lugar. O primeiro confronto na corrida foi quando ultrapassou Sergio Pérez e assumiu o 13° lugar. Entre as voltas seis e dez, George ainda passou à frente de Zhou e Sargant, aproveitando o pit stop de Tsunoda. Dessa forma, pulou para décimo. Após o primeiro round de trocas, o inglês já estava no top 10 da prova e, depois da segunda janela realizada na volta 25, ficou na quarta colocação. Com as últimas trocas entre as voltas 40 e 45, Russell chegou à vice-liderança do duelo, porém caiu para quarto devido ao seu pit stop feito no giro 51.


PRÓXIMA CORRIDA
Próximo compromisso dos pilotos acontecerá no dia 22 de outubro, às 16h (Brasília), pelo GP dos Estados Unidos. Agora faltam apenas cinco corridas para o término do campeonato.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »