Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/10/2023 às 00h03min - Atualizada em 18/10/2023 às 23h08min

Ecoturismo no Amazonas: Descubra os principais destinos para os amantes da natureza

Jamilly Amorim - labdicasjornalismo.com
Fonte: Travel and Service/ Reprodução: Google

O Amazonas, estado brasileiro que abriga a maior parte da Floresta Amazônica, é um paraíso para os amantes do ecoturismo. Com uma rica biodiversidade e paisagens deslumbrantes, oferece uma infinidade de destinos que proporcionam experiências únicas e enriquecedoras. Nesta matéria, vamos explorar os principais destinos do ecoturismo no Amazonas, convidando os leitores a descobrir as belezas naturais e a preservação dessa região tão importante.
 

Parque Nacional de Anavilhanas:
É um dos principais destinos turísticos do Estado do Amazonas, no Brasil. Localizado na região de Novo Airão, a cerca de 120 km de Manaus, o parque é conhecido por sua rica biodiversidade, beleza natural e as 400 ilhas flutuantes formadas pelo Rio Negro.

Com uma área de aproximadamente 45.000 hectares, o parque abriga uma ampla variedade de animais e plantas, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Além disso, é possível encontrar comunidades ribeirinhas e indígenas vivendo em harmonia com a natureza.

Os visitantes podem explorar o parque por meio de trilhas, passeios de barco e mergulhos em águas cristalinas. Além disso, é possível conhecer comunidades ribeirinhas e aprender sobre os costumes e modos de vida da região.


Encontro das Águas:
É um dos pontos altos da visita a Manaus. Esse “encontro” ocorre quando as águas escuras do Rio Negro e as águas marrons do Rio Solimões se fundem e formam o Rio Amazonas. O fenômeno ocorre devido a uma série de fatores, entre eles: temperatura, densidade e velocidade dos rios. Para contemplar de pertinho este atrativo natural, há a possibilidade de fazer um passeio de barco. Esses passeios são oferecidos por agências de viagem localizadas no centro da cidade, em shoppings e na hidroviária. Alguns passeios incluem no pacote: nadar com botos, conhecer aldeias indígenas e pesca.


Cachoeiras de Presidente Figueiredo:
A cidade de Presidente Figueiredo, próxima à capital Manaus, é conhecida como a "Terra das Cachoeiras". Com mais de 150 quedas d'água espalhadas por sua região, é um paraíso para os amantes de aventura e ecoturismo. Os visitantes podem explorar trilhas que levam a cachoeiras deslumbrantes, nadar em piscinas naturais e desfrutar de paisagens exuberantes. Além disso, a cidade conta com incríveis cavernas, grutas e fervedouros. Destacam-se a Cachoeira do Santuário, a Cachoeira da Neblina e a Cachoeira das Orquídeas.


Parque Municipal do Mindu:
Localizado na zona centro-sul de Manaus, o Parque Municipal do Mindu é uma área de preservação ambiental com aproximadamente 420 hectares. Sua criação, em 1992, teve como objetivo proteger a fauna e a flora locais, além de proporcionar um espaço de lazer e educação ambiental para a população.

O parque é cortado pelo rio Mindu, que dá nome ao local, e abriga uma rica diversidade de espécies nativas da Amazônia. É possível encontrar uma variedade de árvores, como açaí, buriti, ingá e pau-rosa, além de diversas espécies de aves, mamíferos e répteis. O Parque Municipal do Mindu é considerado um importante remanescente de mata virgem em meio à área urbana da capital Manauara.

Além de sua importância para a preservação da biodiversidade, o parque oferece uma série de atividades para os visitantes. Trilhas ecológicas permitem explorar a vegetação e observar a fauna local, incluindo macacos, preguiças e pássaros coloridos. O parque também conta com áreas para piqueniques, quadras esportivas, playgrounds e um anfiteatro, onde são realizadas apresentações culturais e educativas.


Reserva Florestal Adolpho Ducke:
Localizada no coração da Amazônia, a Reserva Florestal Adolpho Ducke foi criada em outubro de 2000 e possui uma área de aproximadamente 10.000 hectares. Localizada a cerca de 25 km do centro de Manaus, capital do Amazonas, a reserva é uma unidade de conservação de uso sustentável, que visa conciliar a preservação ambiental com a pesquisa científica e o turismo ecológico.

O lugar abriga uma rica diversidade de espécies da flora e da fauna amazônica. São mais de 500 espécies de árvores catalogadas, incluindo castanheiras, seringueiras e mogno, além de uma infinidade de plantas medicinais. A fauna é igualmente impressionante, com a presença de espécies como a onça-pintada, o boto-cor-de-rosa, o macaco-aranha e inúmeras aves coloridas.

A reserva é um destino atraente para os amantes da natureza e para o turismo ecológico. Trilhas ecológicas permitem explorar a floresta e observar a fauna e a flora de perto. Há também um centro de visitantes que oferece informações sobre a reserva, exposições educativas e programas de educação ambiental para crianças e adultos.

O ecoturismo no Amazonas oferece uma experiência única de conexão com a natureza e a oportunidade de conhecer um dos ecossistemas mais ricos e importantes do mundo. Ao visitar esses locais, os turistas têm a chance de vivenciar a beleza natural, contribuir para a preservação ambiental e se maravilhar com a imensidão do Amazonas.
 

Referências:
Ecoturismo na Amazônia: conheça lugares para se conectar à natureza. Portal Amazônia, 2023. Disponível em: https://portalamazonia.com/cultura/turismo/ecoturismo-na-amazonia-conheca-lugares-para-se-conectar-a-natureza
Acesso em: 13 de outubro de 2023

Carrer, Larissa. Qual a importância do ecoturismo na Amazônia?. Flor de Jambo, 2023 . Disponível em:
https://flordejambu.com/blog/qual-a-importancia-do-ecoturismo-na-amazonia/
Acesso em: 13 de outubro de 2023

Laura, Anna. Turismo na Amazônia: passeios em Manaus e pela selva. Carpe Mundo, 2021. Disponível em: https://www.carpemundi.com.br/turismo-na-amazonia-passeios-manaus-selva/
Acesso em: 14 de outubro de 2023

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »