Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/10/2023 às 22h39min - Atualizada em 21/10/2023 às 22h39min

Corinthians vence maior dérbi da história e é tetra da Libertadores Feminina

Título em cima do Palmeiras consolida hegemonia das Brabas na América e garante final feliz da era Arthur Elias

Paulo Octavio
Cena de novela: Corinthians é campeão da Libertadores; Globo não cumpre promessa de transmitir final. Foto: Staff Imagens/Conmebol
O Corinthians venceu o maior dérbi da história do futebol feminino  e é tetracampeão da Libertadores. Equipe bateu o Palmeiras por 1 a 0 em final de partida única em Cali (447 KM de Bogotá) com gol de Milene. Assim, o técnico Arthur Elias se despede com 16 títulos pelo clube em oito temporadas. Agora  ele vai para o comando técnico da seleção brasileira.  
 
Na coletiva, técnico destacou o desejo de apoiar a categoria desde quando chegou ao time em 2016. "A gente tinha uma missão aqui dentro que sempre foi conquistar cada vez mais torcedores, porque o Corinthians tem mais de 30 milhões de torcedores fanáticos, e as mulheres, atletas, com tanta dedicação e honrando essa camisa, conquistaram muitos deles e que venham mais", afirmou. Sobre a conquista continental, disse: Sensação de orgulho. Trabalho reconhecido, feito há muito anos, e eu encerro no Corinthians da melhor forma possível, com um jogo da Libertadores desse tamanho.

Clube conquista uma premiação de 8,6 milhões de reais. Já o Palmeiras, com o vice, ganha 3,3 milhões. E o Atlético Nacional, terceiro colocado, 1,2 milhão. 

Segundo Sportv, os dois times afirmaram que esse foi o maior clássico da história das equipes. Antes, clubes paulistanos decidiram dois títulos do Campeonato Brasileiro. Corinthians venceu ambos. 

Triunfo estabelece o ano mágico do Timão que acumulou o terceiro título em 2023 em uma temporada com duas derrotas em 41 jogos --- e oito vitórias e um empate nos nove clássicos que fez.  Agora, haverá novo dérbi no Paulistão em novembro. 

Já o Palmeiras, que retomou sua equipe em 2019, era a atual campeã da Libertadores, mas vive um ano complicado. Em  oito clássicos, empatou quatro e perdeu quatro, uma dessas derrotas marcou a eliminação no Brasileirão para o São Paulo. Depois do vice continental, joga suas fichas no estadual. Time fez 34 jogos no ano conseguiu 23 vitórias, sofreu cinco derrotas e teve sete empates.  

Após discurso de fomento ao futebol feminino, Rede Globo não cumpriu a promessa de transmitir a final com time brasileiro. Canal preferiu manter a exibição do Jornal Nacional e da novela Terra e Paixão. Segundo Instagram Narradores Brasileiros, Conmebol desautorizou o pedido do canal de mudar o horário do jogo das 20h30 para às 22h30 (20h30 local). Já a decisão do terceiro lugar ficou restrita ao streaming. 

1º TEMPO 

Corinthians foi superior com mais posse de bola, mas tinha dificuldade na criação e no último passe. Já as Palestrinas estavam acuadas e, sem Andressinha, também sofreram para construir jogadas.  Além disso, cederam muitos espaços para o rival. 

Prova da superioridade é que as Brabas tiveram um pênalti aos 13 minutos. Camilinha agarrou Gabi Portilho dentro da área.  Vic Albuquerque perdeu a cobrança. Mas não demorou para o Timão abrir o placar.  Com 29, Milene recebeu de Gabi Portilho e cortou para bater forte no canto.  

Aos 37,  Verdão tentou. Bia Zaneratto serviu Amanda, que tentou driblar a goleira, mas a artilheira estava impedida. Dois minutos depois, Timão teve chance de ampliar no marcador, mas se enrolou, porém a defesa da goleira Amanda e  o bate e rebate não valeram, pois arbitragem deu impedimento. 

2º TEMPO 

Palmeiras insistiu com jogadas pela direita com Flavia, mas falhou no último passe e finalizações. Aos 13, após boa trama, Bia limpa e chuta para boa defesa de Letícia. Aos 21, quando Bia arrancava em contra-ataque, Tarciane fez a falta e foi expulsa.  Mesmo com um a mais, Palmeiras não conseguir impor grande pressão. Só aos 29, Yamila recebeu de frente e bateu forte para defesa de Letícia. 

Porém no final, impôs uma blitz com arremates de fora da área. Aos 45, Katrine tentou e Letícia espalmou. Aos 49, Duda Santos encobriu a goleira, e Andressinha tirou em cima da linha. Depois, Bia também tentou por cobertura para nova intervenção da goleira. Já no último lance, houve pedido de pênalti porque Andressa, do Corinthians, tocou com braço na bola dentro da área. Mas VAR entendeu que ela não ampliou o raio de ação e usou o braço para interceptar a passagem da rival. Por isso não deu penalidade. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS  

Corinthians e Palmeiras voltam a se enfrentar pela semifinal do Campeonato Paulista. Primeiro jogo será em Jundiaí, dia 4, às 11h. A  volta será no dia 12, em Itaquera, também às 11h. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »