Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/10/2023 às 11h51min - Atualizada em 27/10/2023 às 11h34min

Barcelona e Real Madrid fazem primeiro clássico da temporada

Com Bellingham e Lewandowski confirmados, "embate mundial", como diz Ancelotti, vai definir o rumo do campeonato

Pedro César - labdicasjornalismo.com
Embate sempre é marcado pela rivalidade, até política, entre ambos. (Foto: Reprodução / MARCA)

O próximo El Clásico da temporada é a principal atração da 11ª rodada de La Liga. A partida entre Barcelona e Real Madrid terá mais um capítulo escrito neste sábado (28) no Estadi Olímpic Lluís Companys, nova casa do Barça, já que o Camp Nou está em reformas. Além de toda rivalidade, a partida também pode definir a liderança do campeonato.

Merengues, com triunfo, empatam em pontos com Girona, mas assumem a ponta devido a mudança de regulamento. Isso porque os primeiros criterios de desempate são confronto direto e melhor saldo nesse embate. Como Real bateu Girona por 3 a 0 assumiria a liderança. Já o time catalão, com a vitória, chegaria na vice-liderança com um ponto de desvantagem.
A partida será transmitida pela ESPN às 11h15 e também contará com a transmissão do Star+.

 

BARCELONA  


O Barcelona tem sofrido com desfalques. No departamento médico do clube estão jogadores como o zagueiro Jules Koundé e o lateral direito Sergi Roberto. O ponta direita Raphinha ainda é dúvida para o confronto, assim como meia Frenkie De Jong  que está relacionado.

Um jogador que gera preocupação é Gavi. O meio campista recebeu quatro cartões amarelos e pode ser suspenso caso leve mais uma advertência. O técnico Xavi Hernández afirma que não seria necessário controlar o meio campista na partida: “Não é necessário, ele amadureceu muito. É verdade que ele tem que se controlar e ele o faz. Eles não o expulsam tanto. Sua paixão é necessária. Ele se sai muito bem pelo time”.  Técnico também disse que esse é um confronto sem prognóstico: “Quase nunca há um favorito. Você nunca pode prever nada. Está em cinquenta por cento.”
 

Entretanto, os Culés contarão com o retorno de Robert Lewandowski para o elenco após uma lesão no tornozelo.

O Barcelona está invicto na temporada, com sete vitórias e três empates em dez partidas disputadas, os Culés estão na terceira posição do campeonato com 24 pontos.
 

Provável Barcelona: Ter Stegen; Ronald Araújo, João Cancelo, Iñigo Martínez e Baldé; Gündogan, Gavi e Fermín López; Lamine Yamal (Ferran Torres), Lewandowski (Ferran Torres) e João Félix. T: Xavi Hernández.

 

REAL MADRID


O técnico Carlo Ancelotti comentou sobre a importância da partida para os madrilenhos e como ela impacta no campeonato: “É muito importante, mas a época [temporada] é muito longa e dizer que isso determina uma Liga é demais. Será uma Liga muito competitiva e há muitas equipas que vão lutar até ao fim."
 

O zagueiro Antonio Rüdiger está pendurado com quatro cartões amarelos acumulados e caso cometa mais uma infração será suspenso.

O destaque dos merengues é:
Jude Bellingham. O meia recém-chegado tem 11 gols e três assistências na atual temporada e foi confirmado no time titular por Carlo Ancelotti: “Amanhã ele vai jogar, porque está bem, recuperado. Eles removeram a sobrecarga. Não preciso te explicar o que é um Clássico... Todo mundo sabe disso! Este é um jogo mundial.”


O Real Madrid é o vice-líder de La Liga. Com oito vitórias em dez partidas jogadas, o clube da capital espanhola acumulou 25 pontos no Campeonato Espanhol. três a menos que Girona, que ganhou nesta sexta.
 

Provável Real Madrid: Kepa; Carvajal, Rüdiger, Alaba e Camavinga (Mendy); Tchouameni, Valverde, Toni Kroos e Bellingham; Rodrygo e Vinícius Jr. T: Carlo Ancelotti.

 

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS
 

O retrospecto do El Clásico é bastante equilibrado, mas os Merengues levam vantagem sobre o Barcelona no duelo por dois triunfos. Em 254 partidas do clássico, o Real Madrid obteve 102 vitórias enquanto o rival ganhou 100 jogos. Houve 52 empates.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »